Agraciados em 2019

Selecione o ano
Alice Thümel Kuerten Indicada pelo Senador Jorginho Mello (PL-SC)
Alice Thümel Kuerten

Alice Thümel Kuerten é assistente social aposentada e está à frente do Instituto Guga Kuerten desde 2000. Dentre as várias atividades desenvolvidas em prol dos deficientes físicos, destacam-se os seus trabalhos como Membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Deficiente Física e do Conselho de Administração da APAE, em Florianópolis (SC). Em 2011, foi Eleita Vice-Presidente da Federação das APAES do Estado de Santa Catarina.


Associação de Diabetes Infantil Indicada pelo Senador Antonio Anastasia (PSDB-MG)
Associação de Diabetes Infantil

Fundada em 2007 na cidade de Belo Horizonte (MG), a Associação de Diabetes Infantil é reconhecida pelo excelente atendimento em orientação e apoio prestado à pessoa com diabetes. Seu trabalho ajudou a melhorar a qualidade do tratamento disponibilizado aos diabéticos, como, por exemplo, a utilização pelo SUS de insulinas análogas de ação ultrarrápida. Além disso, participou ativamente da criação da Lei que proíbe a venda de guloseimas dentro das escolas.


Casa Azul Felipe Augusto Indicada pelo Senadora Leila Barros (PSB-DF)
Casa Azul Felipe Augusto

Fundada há 30 anos, a Casa Azul Felipe Augusto é uma Organização da Sociedade Civil que atua no combate às desigualdades sociais no Distrito Federal, promovendo a inclusão social e o empoderamento de crianças, jovens e famílias. Atua por meio de atividades de incentivo à cultura, ao esporte, à tecnologia, à educação e à formação profissional, a fim de propiciar a redução de vulnerabilidades e a superação de desigualdades.


Catedral de Nossa Senhora da Conceição de Campina Grande Indicada pelo Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB)
Catedral de Nossa Senhora da Conceição de Campina Grande

A Catedral de Nossa Senhora da Conceição de Campina Grande foi criada em 08 de dezembro de 1769 pelo então Bispo de Olinda, Dom Francisco Xavier. Em 1941, por um decreto do Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Arcebispo Metropolitano Dom Moisés Coelho, foi elevada à categoria de Paróquia Inamovível, isto é, uma Paróquia que não pode deixar de existir. Dirigida pelo Padre Luciano Guedes do Nascimento Silva, a Paróquia acaba de completar 250 anos.


Divaldo Pereira Franco Indicado pelo Senador Ângelo Coronel (PSD-BA)
Divaldo Pereira Franco

Divaldo Pereira Franco é reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores espíritas da atualidade. Juntamente com Nilson de Souza Pereira, fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção e a Mansão do Caminho, que atendem a comunidade do bairro de Pau da Lima, em Salvador (BA), beneficiando milhares de doentes e necessitados. Em 2019, completou 92 anos, com uma vida totalmente dedicada ao humanitarismo e à sustentabilidade.


Evangelia Kotzias Atherino dos Santos Indicada pelo Senador Esperidião Amin (PP-SC)
Evangelia Kotzias Atherino dos Santos

Evangelia Kotzias Atherino dos Santos é Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde é Professora Titular voluntária. Atua, há mais de 40 anos, na área da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa, assistência e gestão, participando ativamente de projetos de grande relevância social em Santa Catarina e no Brasil, para redução da morbimortalidade infantil e na formulação e implementação de políticas públicas na área. Contribui também com a produção e disseminação de conhecimento para a melhoria da saúde da mulher e da criança, sendo autora de vários artigos e capítulos de livro na área.


Hospital Pequeno Príncipe Indicado pelo Senador Flávio Arns (REDE-PR)
Hospital Pequeno Príncipe

Maior hospital pediátrico do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe completou 100 anos em outubro, período no qual se tornou referência no cuidado prestado a crianças e a adolescentes de todo o País. Sobre a sua atuação, cumpre registrar que destina 70% da sua capacidade de atendimento para o SUS e se destaca em procedimentos de alta complexidade, como transplantes de órgãos e tecidos. Além disso, é um tradicional centro formador de pediatras no Brasil.


José Antônio Borges Pereira Indicado pelo Senador Wellington Fagundes (PL-MT)
José Antônio Borges Pereira

José Antônio Borges Pereira é o Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso. No Ministério Público desde 1992, já atuou nas comarcas de Alta Floresta, Dom Aquino, Jaciara e Cuiabá, onde sua atuação é destacada nas Promotorias de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente. Além disso, exerceu a coordenação do Núcleo de Apoio para Recursos aos Tribunais Superiores e do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.


Miguel Antônio Orlandi Indicado pelo Senador Paulo Paim (PT-RS)
Miguel Antônio Orlandi

Miguel Antônio Orlandi formou-se em Teologia e concluiu mestrado em Ciências Sociais, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, passando a lecionar em escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul, com foco na formação de crianças e adolescentes das periferias. Atua nos campos religioso, social e político, buscando a transformação social de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.


Núcleo de Amparo ao Menor Indicado pelo Senador Styvenson Valentin (PODEMOS-RN)
Núcleo de Amparo ao Menor

O Núcleo de Amparo ao Menor é uma instituição sem fins lucrativos sediada em Natal (RN), onde atende mais de 550 alunos nas áreas de educação, esporte, música, informática e cursos profissionalizantes. No campo do esporte, merece destaque o incentivo à prática da Luta Olímpica, o que deu origem a uma vice-campeã mundial em torneio realizado no Marrocos. Já com o reforço, o Instituto busca resgatar a autoestima e o interesse dos alunos pelo estudo, evitando, assim, a evasão escolar.


Tânia Mara Garib Indicada pelo Senador Nelsinho Trad (PSD-MS)
Tânia Mara Garib

Tânia Mara Garib é Cirurgiã Dentista, Mestre em Odontopediatria e professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente, exerce o cargo de Diretora de Proteção Social Básica no Ministério da Cidadania, além de Conselheira nas três esferas de governo nos Conselhos de Assistência Social, Criança e Adolescente e Direitos Humanos, atuando na defesa de políticas públicas para a criança, adolescente e juventude.