Agraciados em 2015

Selecione o ano

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Berenice Seara é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Também possui pós-graduação em Políticas Públicas e em Sociologia Política e Cultura.

Atua no jornalismo por mais de duas décadas, sempre acompanhando e escrevendo sobre grandes fatos nacionais e regionais, sobretudo os que se desenrolam no contexto da política.

Começou na profissão como repórter na editoria de Cidade no jornal O Globo, onde trabalhou ainda no suplemento cultural Segundo Caderno e na editoria Nacional e Política. Foi editora de Cidade no Jornal do Brasil, periódico que marcou época na imprensa brasileira.

Criou a coluna "Extra, Extra!" em maio de 2004 no jornal Extra do Rio de Janeiro, de linha popular e um dos mais vendidos hoje no país, buscando novas linguagens e recorrendo aos recursos disponibilizados atualmente pelas modernas tecnologias. Por meio da coluna e do seu blog, a profissional leva aos leitores notícias sobre o dia-a-dia da política, com foco maior nos municípios cariocas e no estado.

Também divulga informações, semanalmente, pela rádio CBN do Rio de Janeiro.


Gerson Camarotti
Gerson Camarotti

Natural do Recife (PE), Gerson Camarotti exerce a atividade de jornalista desde o início dos anos 90. Formado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pernambuco e com pós-graduação em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília, iniciou sua carreira em seu estado natal, onde passou pela Rede Globo Nordeste, Diario de Pernambuco, Rádio Clube, sucursal da revista Veja, além de participar da fundação da rádio CBN, em 1994.

A partir desse período, radicou-se em Brasília, com plena dedicação ao jornalismo político. Foi repórter e colunista da revista Veja, Correio Braziliense, O Estado de S. Paulo, O Globo e editor da revista Época.

É repórter e comentarista político da GloboNews e repórter especial do "Jornal das Dez". Também integra o programa GloboNews Em Pauta. Desde 2012, é titular do Blog do Camarotti, no portal de notícias G1.
Jornalista com diversos prêmios, Camarotti ainda é documentarista e autor de vários livros. Cobriu pela GloboNews o último conclave do Vaticano e conseguiu a proeza de realizar uma entrevista exclusiva com o Papa Francisco, quando da sua visita ao Brasil.

Sensível às possibilidades tecnológicas contemporâneas, passou a desenvolver uma nova linguagem para a cobertura de bastidores políticos para a televisão, com o uso de celular para as reportagens exclusivas.


José Diógenes Menezes Brayner
José Diógenes Menezes Brayner

Diógenes Brayner é um daqueles jornalistas brasileiros que pode ser classificado como especialista regional em sua profissão. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco, e nascido em Petrolândia, cidade do interior do estado, ele já passou por redações de vários estados do Nordeste e foi Editor Geral de periódicos como O Dia (Piauí), Diario de Pernambuco, Gazeta de Sergipe e Jornal de Sergipe.

Além de cargos diretivos, fez reportagens e comentários políticos e do cotidiano em emissoras de rádio e em diversos veículos impressos.

Carrega sobre os ombros mais de 40 anos de jornalismo. Atualmente é diretor do site Faxaju Online e colunista político do Jornal Correio de Sergipe, além de continuar colaborando com outros meios de comunicação regionais.

Ao longo de suas atividades, recebeu prêmios e comendas como o de Cidadão Sergipano e relativos ao trabalho de repórter.

Em sua juventude, atuou em movimentos estudantis. Concomitantemente ao jornalismo, exerce atividade de consultor.