Requerimento da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional n° 1, de 2017


Ementa:
Nos termos regimentais, requeiro a realização, no âmbito desta Comissão, de um ciclo de painéis de debates intitulado “O Brasil e a Ordem Internacional: Estender Pontes ou Erguer Barreiras?”

Situação Atual Tramitação encerrada

Último estado:
11/12/2017 - TRAMITAÇÃO ENCERRADA

Participe

0 0
SIM NÃO
Compartilhe

Resultado apurado em 2024-04-18 às 22:51

Identificação:
RRE 1/2017
Autor:
Senador Fernando Collor (PTC/AL)
Data:
14/03/2017
Descrição/Ementa
Nos termos regimentais, requeiro a realização, no âmbito desta Comissão, de um ciclo de painéis de debates intitulado “O Brasil e a Ordem Internacional: Estender Pontes ou Erguer Barreiras?”
Local:
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Tramitação encerrada
Indexação:
REQUERIMENTO, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, DEBATE, BRASIL, RELAÇÃO, AMBITO INTERNACIONAL.
11/12/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Situação:
TRAMITAÇÃO ENCERRADA
Ação:
Reunida a Comissão nesta data, é realizado o 18º Painel: Um destino natural - o Brasil e seu entorno estratégico (América do Sul, Atlântico Sul e o Continente Antártico).
Discutindo sobre: Qual a importância do entorno estratégico para a soberania brasileira e para o aumento do protagonismo do Brasil nas relações internacionais?
Como tem sido a atuação do Brasil no seu entorno estratégico? O que deve ser priorizado para garantir os interesses brasileiros nessas regiões? Participantes: Embaixador Affonso Emilio de Alencastro Massot, Secretário Adjunto da Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo; Contra-Almirante André Novis Montenegro, Subchefe de Estratégia do Estado-Maior da Armada; Doutor Antônio Jorge Ramalho da Rocha, Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília.
27/11/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Ação:
Reunida a Comissão nesta data, é realizado o 17º Painel: O Programa Espacial Brasileiro e o Aproveitamento Comercial da Base de Alcântara. Discutindo sobre: Qual a relação entre desenvolvimento tecnológico e Defesa Nacional? Como o Brasil tem atuado para alcançar desenvolvimento tecnológico e uma indústria de Defesa competitiva? Importância do desenvolvimento tecnológico para a soberania brasileira. Participantes: Tenente-Brigadeiro-do-Ar Alvani Adão da Silva, Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa - MD; Sr. José Raimundo Braga Coelho, Presidente da Agência Espacial Brasileira - AEB; Professor Doutor Joanisval Brito Gonçalves, Diretor de Assuntos de Defesa e Segurança da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. (representante de: Hussein Kalout, Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República).
13/11/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Ação:
Reunida a Comissão nesta data, é realizado o 16º Painel: O Aumento da Insegurança Internacional: Desafios e Oportunidades para o Brasil. Discutindo sobre: A iniciativa norte americana no Governo Trump de pressionar os membros da Otan a elevarem seus gastos de defesa (para 2% do PIB dos países); O incremento de gastos militares pode representar uma oportunidade para a indústria de defesa brasileira? Qual a potencialidade associativa do Brasil com países europeus em setores
industriais e tecnológicos de Defesa? Quais os impactos dos acordos que o Brasil tem feito na área espacial, por exemplo, as parcerias relacionadas à Base de Alcântara? Participantes: General-de-Brigada José Eustáquio Nogueira Guimarães, Diretor do Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra -
ESG; Embaixador Nelson Antônio Tabajara de Oliveira, Diretor do Departamento de Assuntos de Defesa e Segurança do Ministério das Relações Exteriores - MRE; Sr. Eduardo Marson Ferreira, Presidente da Fundação Ezute.
30/10/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Ação:
Reunida a Comissão nesta data, é realizado o 15º Painel: Reestruturação da Defesa Nacional: Reflexões sobre o preparo e o emprego das Forças Armadas no século XXI. Discutindo sobre: O que o Brasil pode fazer para dispor de Forças Armadas preparadas para enfrentar os cenários de conflito no século XXI? O emprego das Forças Armadas na Segurança Pública e em outras missões não previstas na Constituição é adequado? Alianças estratégicas e perspectiva Brasileira para os setores nuclear, cibernético e aeroespacial. Participantes: Doutor Augusto Wagner Menezes Teixeira Júnior, Professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade
Federal da Paraíba - UFPB; Sr. Luiz Cristiano Vallim Monteiro, Diretor Institucional do Sindicato das Indústrias de Material de Defesa; Contra-Almirante Antonio Ruy de Almeida Silva, Coordenador da Pós-Graduação da Escola Superior de Guerra - ESG.
16/10/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Ação:
Reunida a Comissão nesta data, é realizado o 14º Painel: Terrorismo e ameaças cibernéticas no século XXI: os inimigos sem rosto. Discutindo sobre: O atual terrorismo e suas ameaças. As chamadas ameaças híbridas com a utilização de redes sociais e a invasão de redes de internet. Terrorismo na era digital: segurança cibernética. O ciberespaço como um novo campo de batalha: guerra cibernética, terrorismo e segurança internacional: reações das potências e possibilidades de ações brasileiras. Participantes: General de Divisão Paulo Sérgio Melo de Carvalho, Diretor de Relações Institucionais da Rede ANSP - an Academic Network at São Paulo; Doutor Jorge Mascarenhas Lasmar, Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG; Doutor Marcus Vinícius Reis, Coordenador-Geral de Defesa da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; Doutor Gills Vilar, Professor da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.
02/10/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Ação:
Reunida a Comissão nesta data, é realizado o 13º Painel: Lugar do Brasil em um mundo de transformações. Discutindo sobre: Como deve ser a atuação do Brasil em termos de construção de parcerias no complexo cenário internacional? Que conduta deve ter o Brasil para promover o desenvolvimento tecnológico, particularmente nos setores nuclear, estratégico e espacial? Soberania nacional e parcerias estratégicas: o Brasil e as novas configurações de poder na Ordem Internacional. Participantes: Embaixador Rubens Barbosa, Diretor Presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior - IRICE; e Ministro Benoni Belli, Secretário de Planejamento Diplomático do Ministério das Relações Exteriores - MRE.
18/09/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Ação:
Reunida a Comissão nesta data, é realizado o 12º Painel: Os BRICS e a Ordem Internacional Contemporânea: para onde vão os gigantes emergentes? Discutindo sobre:
A assertiva de que países emergentes (BRICS) se tornariam líderes mundiais não se verificou (à exceção da China).Cumpre analisar as causas dessa situação. Como o Brasil se insere nos BRICS? Há oportunidades de parcerias efetivas com esses países? Possibilidades de conflito entre os BRICS. Impactos das relações com os BRICS para o desenvolvimento econômico e tecnológico e para a Defesa Nacional do Brasil. Participantes: Doutor Renato Baumann, Professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília - UnB; Doutor Angelo Segrillo, Professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo - USP; Doutor Marcos Degaut, Secretário-Adjunto Especial da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República - SAE/PR.
04/09/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Ação:
Reunida a Comissão nesta data, é realizado o 11º Painel: Mercosul, 25 anos depois: para onde caminha a integração sul-americana?, discutindo sobre:
Em que situação se encontra o Mercosul decorridos mais de 25 anos desde a assinatura do Tratado de Assunção (1991)? Que relações pode ter o Mercosul com outros blocos? Há espaço para o Mercosul no cenário internacional? Qual o papel do Brasil nesse contexto? Participantes: Embaixador Jose Botafogo Gonçalves, Vice-Presidente Emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais; Doutor Luiz Afonso dos Santos Senna, Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
21/08/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Ação:
Reunida a Comissão nesta data, é realizado o 10º Painel: Integração e as Alianças Estratégicas no Limiar da Terceira Década do Século XXI: Cooperação ou Conflito? Discutindo sobre: Multilateralismo, regionalismo ou bilateralismo? O impacto do multilateralismo das relações internacionais nos processos de integração regional; Construção e desconstrução dos megaespaços; Os acordos transpacífico, transatlântico, a União Europeia e o Nafta; Deveria o Mercosul estabelecer uma relação efetiva com a Aliança do Pacífico (Chile, Peru, Colômbia, México e Costa Rica)? O Brasil e a Aliança do Pacífico; O Acordo Transpacífico: ganhos e perdas com o fim dessa aliança. Qual o posicionamento do Japão nesse contexto? Impactos do fim do acordo Transpacífico para o Japão e demais países asiáticos. Participantes: Embaixador Marcelo Baumbach, Secretário de Ações Estratégicas da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos - SEAE; Professor Doutor Eiiti Sato, Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília - UNB; e Professor Doutor Bernardo Palhares Campolina Diniz, Professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
07/08/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Ação:
Reunida a Comissão nesta data, é realizado o 9º Painel: Meio Ambiente e Relações Internacionais: o Brasil como Ator Global. Debatido como se encontra o sistema internacional 25 anos após a Rio-92? Conquistas dos regimes internacionais na área ambiental. Desafios para a sociedade internacional relacionados ao meio ambiente. Meio ambiente: questão de soberania? Participantes: Sr. Herman Benjamin, Ministro do Superior Tribunal de Justiça - STJ; Sra. Izabella Teixeira, Ex-Ministra de Estado do Meio Ambiente; Prof. Dr. Marcelo Dias Varella, UniCEUB; e Sr. Fernando César de Moreira Mesquita, Ex-Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA.
03/07/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Ação:
Reunida a Comissão nesta data, é realizado o 8º Painel: Migração e Refugiados: Convidados Indesejados ou Oportunidade de
Desenvolvimento? Os fluxos migratórios e suas consequências para os EUA e para a Europa. Divisões nas sociedades norte-americana e europeia. Restrições nos EUA e na Europa à imigração. A questão dos refugiados. A política migratória do atual Governo do EUA e o êxodo de cérebros. Perspectiva brasileira: oportunidades da inserção de estrangeiros para a economia e sociedade brasileiras. A nova lei de migração e a possibilidade de compra de terras brasileiras por estrangeiros: oportunidades de desenvolvimento ou ameaça à soberania? Participantes: Tarciso Dal Maso Jardim, Consultor Legislativo do Senado Federal; Prof. Dr. Renato Zerbini, Professor do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB); Prof. Dr. André de Carvalho Ramos, Professor da Universidade de São Paulo (USP); Gabriel Gualano de Godoy, Oficial da Unidade de Proteção no Brasil da Agência da ONU para Refugiados - ACNUR.
19/06/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Ação:
Reunida a Comissão nesta data, é realizado o 7º Painel: Brexit: quantos mais? O Crescimento dos Nacionalismos e o Futuro da União Europeia. Ponderação sobre o Brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia) e a eleição do Presidente Donald Trump como sinais de uma nova era. Desafios e oportunidades para o Brasil. Participantes: Embaixador Celso Amorim, Ex-Ministro das Relações Exteriores; Prof. Dr. Guilherme Sandoval Góes, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito Público da
Universidade Estácio de Sá (RJ); e Prof. Dr. Klaus Dalgaard, Professor de Política Internacional da Universidade Federal de Minas Gerais.
05/06/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Ação:
Reunida a Comissão nesta data, é realizado o 6º Painel: O Século do Dragão? A China e a Nova Globalização. O avanço chinês na economia e na política internacionais. Atuação no Mar do Sul da China e as relações com Taiwan. As implicações da nova política econômica chinesa de privilegiar o mercado interno. Investimentos em países em desenvolvimento. Participantes: Embaixador Luiz Augusto Castro Neves; Professor Henrique Altemani de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB; e Professor Oliver Stuenkel, Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP.
22/05/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Ação:
Reunida a Comissão nesta data, é realizado o 5º Painel: "Navegando na turbulência: uma discussão sobre relações econômicas internacionais, entre o protecionismo e o livre comércio." Participantes: Ministro Marcílio Marques Moreira, Ex-Embaixador do Brasil junto aos Estados Unidos da América e Ex-Ministro da Economia, Fazenda e Planejamento; Professor Carlos Roberto Pio da Costa Filho, Secretário de Planejamento Estratégico da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; e Professor Samuel de Abreu Pessôa, Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV).
08/05/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Ação:
Reunida a Comissão nesta data, é realizado o 4º Painel: “Não me representam": populismo e crise de legitimidade política na Europa e nos Estados Unidos. Consequência da eleição na França, dentro do Ciclo de Debates “O Brasil e a Ordem Internacional: Estender Pontes ou Erguer Barreiras”. Participantes: Sr. Alex Canuto, Professor Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental; Sr. Paulo Delgado, Ex-Deputado Federal, Professor e Sociólogo, pós-graduado em Ciências Políticas; Sr. Lúcio Rennó, Mestre em Ciência Política (Unb), Doutor em Ciência Política (University of Pittsburgh) e Pós-doutorado no Latin American and Caibean Sutdies Center da Suny Stony Brook e no German Institute for global and Area Studies, em Hamburgo, Alemanha; e Sr. Mathias Alencastro, Doutor em Ciência Política pela Universidade de Oxford e Especialista em Política Europeia e Africana.
24/04/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Ação:
Reunida a Comissão nesta data, é realizado o 3º Painel: “Sob o Cetro do Czar: o papel da Rússia na Geopolítica global" dentro do Ciclo de Debates “O Brasil e a Ordem Internacional: Estender Pontes ou Erguer Barreiras”. Participantes: Sra. Lenina Pomeranz, Professora - Departamento de Economia da Universidade de São Paulo - USP; Sr. Gustavo Trompowsky Heck, Professor Doutor Presidente da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG); Sr. Marco Antônio de Freitas Coutinho, Coronel do Exército e ex-Adido Militar em Moscou; e Sr. Carlos Fino, Jornalista correspondente da Rádio e Televisão Portuguesa - RTP em Moscou (período Brejnev, Gorbatchov e queda da URSS).
10/04/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Ação:
Reunida a Comissão nesta data, é realizado o 2º Painel: “O fim da Pax Americana? Donald Trump e a Ordem Internacional" dentro do Ciclo de Debates “O Brasil e a Ordem Internacional: Estender Pontes ou Erguer Barreiras”.
Participantes: Sr. Celso Lafer, Ministro; Sr. Creomar de Souza, Professor; e Sr. Joanisval Gonçalves, Consultor Legislativo.
27/03/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Situação:
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Ação:
Reunida a Comissão nesta data, é realizado o 1º Painel: “Tempestade ou Calmaria? A Configuração da Ordem Internacional Contemporânea e a Atuação do Brasil, dentro do Ciclo de Debates “O Brasil e a Ordem Internacional: Estender Pontes ou Erguer Barreiras”.
Participantes: Sr. Embaixador Rubens Barbosa, Sr. Embaixador Gelson Fonseca Júnior e Prof. Dr. Eduardo Viola.
23/03/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Ação:
Reunida a Comissão nesta data, é lido e aprovado o Requerimento.
14/03/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Situação:
INCLUÍDA NA PAUTA DA REUNIÃO
Ação:
Matéria constante da Pauta da 2ª Reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, agendada para o dia 16/03/2017.
14/03/2017
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Ação:
Apresentado na Comissão nesta data às 17:54.
Última atualização de dados legislativos: 06/07/2020 08:34