Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pedido de celeridade ao processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.

Autor
Blairo Maggi (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Blairo Borges Maggi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Pedido de celeridade ao processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2016 - Página 47
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, AUSENCIA, ADIAMENTO, TRAMITAÇÃO, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco Moderador/PR - MT. Sem revisão do orador.) - Presidente Renan, eu até gostaria de fazer uma sugestão a V. Exª e à Mesa.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Ouço-o com muito prazer.

    O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco Moderador/PR - MT) - Nós temos espaço no painel, mas, cada vez em que nos inscrevemos aqui para falar, ficamos na dúvida, não sabemos quem foi inscrito, quem vai falar. Por isso, todo mundo fica aqui tentando entrar na sua vez. Não sei se seria possível aparecer no nosso painel a sequência daqueles que se inscreveram à Mesa, para os quais V. Exª vai dar a palavra na sequência. Estou aqui há mais de 45 minutos esperando minha vez para falar. O Senador Medeiros - isto não tem nada a ver - passou na minha frente, bem como o Senador Caiado, e assim por diante. Então, eu gostaria que fosse registrado o nome de quem pede a palavra.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Agradeço a sugestão de V. Exª.

    O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco Moderador/PR - MT) - Presidente Renan, entendo a sua posição neste momento ao querer levar tudo com muito controle, com muito cuidado, para não ferir nem um lado nem o outro ou a legislação, o que faria com que o processo pudesse até sofrer um revés ou com que tivéssemos de voltar atrás por algumas coisas. Mas é importante que V. Exª e os Parlamentares colegas entendam que, aí fora, o Brasil inteiro espera uma posição do Senado Federal, espera o final desse processo, que foi iniciado na Câmara e que será finalizado aqui. O Brasil não voltará a andar sem que nós, no Senado, concluamos o trabalho que temos de fazer.

    Portanto, a maior pressa possível, dentro da segurança jurídica, que V. Exª entende que deve haver, deve existir. É isso que peço a V. Exª. Acho que todos os brasileiros e todas as brasileiras, neste momento, pedem isso. Nós queremos segurança, mas também queremos pressa. O Brasil está parado. Há um rei que já morreu e outro que está querendo governar. Estamos em um vácuo nesse processo e precisamos dar continuidade.

    Portanto, Sr. Presidente, fica aqui o meu...

(Interrupção do som.)

    O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco Moderador/PR - MT. Fora do microfone.) - ...ponto de vista.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Eu agradeço.

    O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco Moderador/PR - MT) - Sei que V. Exª pediu hoje na reunião - eu estava lá - para que todos os líderes indicassem hoje mesmo os nomes que seriam eleitos para a comissão. Mas aqueles que não querem que o processo ande usam a forma que puderem para atrapalhar, lamentavelmente. Não é V. Exª que está atrapalhando o processo no dia de hoje.

    Obrigado.

    O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Sr. Presidente...

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Agradeço-lhe, Senador Blairo.

    Peço à Secretaria-Geral da Mesa que, por favor, adote, a partir de hoje, a sugestão do Senador Blairo Maggi. A partir de amanhã, todo pedido de inscrição dos Senadores vamos publicar no painel. Vamos fazer uma adaptação no painel para garantirmos esse avanço. Quero agradecer ao Senador Blairo Maggi o critério sugerido.

    O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco Moderador/PR - MT) - Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2016 - Página 47