Discurso durante a 195ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro da condução coercitiva do Sr. Roberto Vaz, dono do jornal ac24horas.

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA:
  • Registro da condução coercitiva do Sr. Roberto Vaz, dono do jornal ac24horas.
Publicação
Publicação no DSF de 14/12/2016 - Página 15
Assunto
Outros > IMPRENSA
Indexação
  • REGISTRO, COERÇÃO, DELEGACIA DE POLICIA, JORNALISTA, PROPRIETARIO, JORNAL, ESTADO DO ACRE (AC), APREENSÃO, PROIBIÇÃO, COMUNICABILIDADE, ORADOR.

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, queria apenas fazer um registro aqui de um episódio que aconteceu em meu Estado, que me deixou muito preocupado. Temos um jornal, um site de maior circulação no nosso Estado, que se chama ac24horas.

    Ontem, o dono do jornal, o Sr. Roberto Vaz, e um jornalista, Ray Melo, foram levados à delegacia de polícia na marra, como chamamos, coercitivamente, numa situação em que não havia necessidade. As informações que tenho são as de que isso faz parte de um processo que está tramitando na justiça desde 2012. E como este é o jornal de maior circulação do nosso Estado, de maior audiência do nosso Estado, a população está preocupada com esse episódio.

    Ontem, tentei entrar por diversas vezes, Senador Jorge Viana, em contato com Roberto Vaz, e, para a minha surpresa, no final da noite – mandei até um amigo à redação do jornal –, chegou a informação de que ele está proibido de falar comigo e com mais algumas pessoas. Salvo engano, como não temos informações, vinte pessoas estariam proibidas de falar com o jornalista Roberto Vaz. Tentei por várias vezes por telefone, mandei mensagem e não consegui.

    Esse jornal é muito importante para o nosso Estado, que realmente leva a verdadeira informação. O que mais me deixou preocupado é que estou proibido de falar com o dono do jornal. Vou tentar hoje, durante o dia todo, obter mais informações sobre este episódio, porque este jornal cumpre um papel social muito importante no nosso Estado. É o jornal de maior audiência do nosso Estado.

    Sinceramente, atendo ao apelo de várias pessoas que me têm ligado, para que tornemos isso público. Isso não pode ficar como está. Nós não aceitamos esse tipo de situação.

    Eu sempre tive problemas com esse jornal, mas o problema não é se estar a favor ou contra o jornal; o problema é que nós não podemos estar perseguindo jornalista, não podemos, de forma alguma, estar perseguindo jornais, sejam de oposição, sejam da situação. Nós temos que saber conviver com a situação.

    Então, fica aqui o meu registro.

    Vou passar o restante do dia tentando colher mais informações para que nós, no final da tarde, possamos fazer uma fala aqui esclarecendo o povo do Acre, esclarecendo a imprensa brasileira sobre o que está acontecendo no nosso Estado.

    No nosso Estado não tem Folha de S.Paulo, não tem Estadão. Lá tem o ac24horas. Lá o povo não tem o hábito de acessar esses grandes jornais, mas, como o ac24horas pega as matérias desses grandes jornais e as replica, isso tem causado um incômodo muito grande no nosso Estado.

    Então, fica aqui o meu apelo às autoridades para que elas também possam estar vigilantes em relação a essa situação que está acontecendo no nosso Estado.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/12/2016 - Página 15