Discurso durante a 197ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro da realização de reunião na Comissão de Assuntos Sociais para votação do fim da cobrança compulsória do imposto sindical.

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL:
  • Registro da realização de reunião na Comissão de Assuntos Sociais para votação do fim da cobrança compulsória do imposto sindical.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2016 - Página 46
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS (CAS), PARTICIPAÇÃO, ORADOR, EDISON LOBÃO, OTTO ALENCAR, SENADOR, OBJETIVO, VOTAÇÃO, PARTIDO LIBERAL (PL), ASSUNTO, ENCERRAMENTO, OBRIGATORIEDADE, COBRANÇA, CONTRIBUIÇÃO SINDICAL, REJEIÇÃO, RECOLHIMENTO, IMPOSTO COMPULSORIO, COMENTARIO, ATO, AUTORIA, CENTRAL SINDICAL, OBJETO, OFENSA, DESTINATARIO, SENADO.

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC. Sem revisão do orador.) – Presidente Renan, eu queria apenas fazer o relato de um episódio que aconteceu hoje na CAS (Comissão de Assuntos Sociais) e que, com certeza, colocou em xeque não só o meu nome mas também o de todos os membros da Comissão e do Senado Federal.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) – Sem interromper V. Exª, nós registramos, mais uma vez, com satisfação, a presença do Governador do Rio de Janeiro, Pezão, e a presença também do Governador Sartori, do Rio Grande do Sul.

    Senador Petecão.

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) – Presidente, como eu dizia, nós tivemos uma reunião importante na CAS hoje, sob a Presidência do nosso querido Lobão. Aqui eu queria parabenizar o Presidente Lobão pelo trabalho feito e pela sua paciência.

    Hoje, sinceramente, as pessoas que são contra esse projeto, que defendem, com unhas e dentes, esse imposto sindical... Nós achamos um absurdo a forma como eles tiram dinheiro do trabalhador. Nós não somos, Presidente, contra o imposto sindical; nós somos contra a obrigatoriedade. Lá, hoje, aconteceu um episódio, um fato... É para isso que está servindo o dinheiro do imposto sindical. Lá, eles distribuíram panfletos tentando denegrir a minha imagem. Eles me agrediram com palavras – não só a mim, como a todos os membros da Comissão –, dizendo que aquela era uma comissão de peculatários – uma comissão de peculatários.

    O Senador Otto estava presente. Senador Otto, eu queria lhe agradecer pela solidariedade, também a outros companheiros que foram solidários e não aceitaram aquela agressão por membros de algumas centrais sindicais que estão, há muitos anos, usando o nome dos verdadeiros trabalhadores.

    No Portal da Câmara, o senhor pode ver, está lá o projeto. Sessenta mil pessoas são a favor do projeto e apenas mil pessoas são contra.

    Eu não sou contra a Contribuição Sindical; eu sou contra a obrigatoriedade. Esse trabalho não está indo para o trabalhador; esse dinheiro está indo para isso, Presidente, para fazer panfleto, para denegrir a imagem do Parlamento, para fazer arruaça aqui na frente do Senado. É para isso que essa contribuição está servindo.

    Então, eu queria pedir o apoio de todos os meus companheiros. Que nós possamos nos unir e não ter medo. Fui ameaçado ontem, lá no gabinete do Senador Wilder, que é o Relator e deu um parecer favorável. O sindicalista lá me disse: "Olha, agora nós vamos para a rua mostrar para você a força do sindicato". Eu não tenho medo de sindicato. Eu tenho 30 anos de política. Graças a Deus, não sou ligado a nenhuma central, não sou ligado a nenhum sindicato. Agora, isso que estão fazendo, usando o nome do trabalhador, é uma afronta, um absurdo. Eu queria chamar todos os meus colegas Parlamentares para que possamos nos unir e ter coragem de fazer esse enfrentamento. Hoje eles tentaram nos intimidar lá na Comissão. Aqui eu queria parabenizar o Senador Lobão pela sua coragem, pela sua postura de não se intimidar diante das ameaças que foram feitas lá dentro da Comissão. 

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2016 - Página 46