Discurso durante a 16ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a homenagear os 50 anos de implantação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Autor
Gladson Cameli (PP - Progressistas/AC)
Nome completo: Gladson de Lima Cameli
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão Especial destinada a homenagear os 50 anos de implantação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Publicação
Publicação no DSF de 07/03/2017 - Página 26
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, SENADO, OBJETIVO, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SUPERINTENDENCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS (SUFRAMA).

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente Eduardo Braga, autor desta sessão solene; meus pares, Srs. Senadores e Srªs Senadoras, Deputados Federais e Deputados Estaduais; Secretários de Estado e autoridades. Quero cumprimentar a minha colega de Parlamento e hoje Superintendente da Suframa, a ex-Deputada Federal Rebecca Garcia, que, com muita honra, recebemos aqui nesta Casa do Senado Federal.

    Eu não vou ser repetitivo, nem vou me alongar no meu discurso. Vou direto ao assunto que me chama muita atenção, que é – para mim e para o meu Estado, o Estado do Acre – a importância do PLS 61, de 2016. Por que não vou me alongar? Porque muito foi dito pelos que discursaram aqui, anteriormente. E eu sei a importância que é a Suframa.

    Nós aqui temos o compromisso – e o Governo Federal tem este compromisso – de fortalecer todas as instituições, como Suframa, Sudam, Sudeco, enfim, todas que compõem o Estado maior, o Estado brasileiro, e que nos ajudam.

    Esse projeto, esse PLS 61, de 2016, de minha autoria, tem por finalidade corrigir a distorção do Decreto nº 8.597, de 2015, responsável pela regulamentação da Zona Franca Verde, que prejudicou os Municípios acrianos de Brasileia, Epitaciolândia, e a minha terra natal, Cruzeiro do Sul, ao delimitar a área dessas cidades para receber os incentivos da Zona Franca Verde somente a 20km².

    O raio demarcado é muito pequeno e deixou muitas empresas fora do alcance dos incentivos. Agora, precisamos aprovar o projeto, para ampliar, Sr. Presidente, a área e corrigir essa distorção – tanto que estive já em audiência com a nossa Superintendente Rebecca Garcia, no Estado do Amazonas, tratando desse assunto. E conto com o apoio desta Casa.

    Senhoras, senhores, a Amazônia é imensa. Ela é grande. Muitos que não a conhecem não sabem as dificuldades que nós temos para gerar emprego, gerar renda, devido às distâncias que compõem os Estados brasileiros.

    No Amazonas, na cidade de Manaus, por exemplo, na qual morei, há muito tempo – estudei e me formei lá –, é um exemplo. E a Zona Franca cumpre um papel tão fundamental para os Estados da Região Norte, que há muitos acrianos que trabalham nas fábricas do Distrito Industrial. E é um exemplo de progresso, é um exemplo de gerar emprego e de gerar renda. E, para gerar emprego e gerar renda, nós temos que ter a consciência de que o Norte faz parte do Brasil, de que o Norte precisa ser desenvolvido.

    Quando se fala em Amazônia, só se fala em preservação – e eu não vejo desmatamento, pelo menos no meu Estado. Você pega um avião de Cruzeiro do Sul a Manaus, só por cima de mata.

    E precisamos aquecer a economia local, porque o Estado e as prefeituras não aguentam mais o sufoco.

    Então, o Governo Federal, o Governo brasileiro, nós, do Congresso Nacional, temos que dar direito a todos; temos que construir pontes, não derrubar pontes.

    Era isso o que eu queria dizer.

    Parabéns, Senador Eduardo Braga, por esta tão importante solenidade, aqui, no Senado Federal.

    Parabéns, Rebecca Garcia, nossa Superintendente. Conte conosco.

    Eu tenho defendido nesta Casa que nós temos que fortalecer a Bancada Federal da Região Norte, Senador Eduardo Braga, porque um só não consegue, mas, se formos nós todos, unidos, tenha a certeza de que o Palácio do Planalto irá nos ouvir e criar as pontes – como tanto eu digo –, para que possamos realmente desenvolver a Região Norte, mas sem desmatar.

    Muito obrigado.

    Era isso o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/03/2017 - Página 26