Discurso durante a 32ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio aos 57 anos de existência da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação.

Autor
João Alberto Souza (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: João Alberto de Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Elogio aos 57 anos de existência da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação.
Publicação
Publicação no DSF de 29/03/2017 - Página 19
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, REDE NACIONAL DE HOSPITAIS DA MEDICINA DO APARELHO LOCOMOTOR, COMENTARIO, EFICACIA, TRATAMENTO, REABILITAÇÃO, PACIENTE, AGRADECIMENTO, DESTINATARIO, HOSPITAL, MOTIVO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, ESTADOS, ENFASE, MARANHÃO (MA).

    O SR. JOÃO ALBERTO SOUZA (PMDB - MA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Senador José Pimentel, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, neste ano, a Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação completa 57 anos de existência. São 57 anos, Sr. Presidente, de uma história de excelência desde a inauguração, em 21 de abril de 1960, junto com a nova Capital, do Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek, embrião da futura rede.

    Hoje, os hospitais da rede são referências mundiais em tratamentos de reabilitação. O método SARAH de reabilitação, criado e desenvolvido ao longo dos anos nos hospitais da rede, é hoje o protocolo adotado em instituições de vários países, o que comprova o grau de excelência alcançado tanto no tratamento quanto na pesquisa.

    Essa excelência é ainda comprovada pela satisfação dos usuários dos hospitais da rede: em pesquisa de 2015, 98,2% dos pacientes avaliaram a assistência recebida como boa ou ótima – grau de satisfação maior do que a aferida em países desenvolvidos, como o Canadá e a Alemanha, para instituições semelhantes. A Rede SARAH destaca-se também por seu comprometimento com o ideal de acesso universal aos tratamentos oferecidos por seus hospitais. Mais de 70% de seus usuários vêm das classes econômicas C, D ou E, ou seja, vêm de famílias com renda média de até dois salários mínimos, refletindo com exatidão a distribuição da população urbana brasileira segundo classes econômicas. Não há privilégio de acesso: os serviços são prestados a todos, sem distinção e sem favorecimento em função da renda.

    Em 2015, a rede realizou mais de 14 milhões de atividades médicas e de reabilitação, incluindo aí desde consultas médicas e atendimentos de enfermagem, fisioterapia e outros até internações e cirurgias. Para além disso, que é sua finalidade imediata, a Rede SARAH destaca­se como centro de pesquisa e de formação. Nas atividades de formação continuada, a rede teve, em 2015, mais de 17 mil participações, só de seus próprios funcionários. Mais de 300 trabalhos de pesquisa foram publicados ou apresentados em encontros especializados. Em 2013, mais de 100 mil pessoas foram alcançadas pelas aulas e palestras sobre prevenção oferecidas por profissionais da rede. Vê­se, Sr. Presidente, que é possível aliar excelência com uma atuação extensa e variada, tanto no atendimento, quanto na pesquisa e na educação.

    Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, hoje a Rede SARAH de Hospitais tem unidades em sete capitais, além das duas em Brasília, todas elas oferecendo o mesmo atendimento de excelência. Com muito orgulho, São Luís, capital do meu querido Maranhão, recebeu, em 1993, o primeiro Hospital Sarah Kubitschek fora do Distrito Federal. Devemos tudo isso ao trabalho do Presidente José Sarney e da ex-Governadora do Maranhão, Roseana Sarney. A unidade no Bairro Monte Castelo conta com os programas de neurorreabilitação em lesão medular, reabilitação neurológica e ortopedia e é uma referência para toda a Região Norte do País. Em 2015, foram realizadas mais de 37 mil consultas médicas e 1.010 cirurgias, sendo que 98% dos usuários consideraram o atendimento bom ou ótimo.

    Eu sou da cidade de Bacabal, no Maranhão, com muito orgulho, e ex-Prefeito daquela cidade. De lá, da região do Médio Mearim, muitos pacientes partem para a Rede SARAH. Eu, quando chego à minha querida cidade de Bacabal, só vejo elogios sobre os atendimentos, no Maranhão, do Sarah Kubitschek.

    Sr. Presidente, a Rede SARAH é uma prova incontestável de que a excelência pode ser alcançada no serviço público de saúde. Conjugando atendimento de qualidade e vanguarda técnica e científica, apostando na educação e na pesquisa, ela tem mantido, há quase seis décadas, uma história de sucesso de que só temos motivos de nos orgulhar.

    Não é por acaso que a demanda pelo atendimento dos Hospitais Sarah Kubitschek é sempre intensa. Infelizmente, os hospitais não são capazes de atender com a agilidade necessária essa demanda pelos serviços que oferecem. As filas de espera para consultas às vezes são longas e os tratamentos muitas vezes são demorados.

    É imperativo, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, que busquemos garantir não só os meios para manter e sustentar essa excelência que a Rede SARAH tão bem cultiva em seus 57 anos de história, mas também para ampliar sua capacidade de atendimento, levando essa excelência para um número cada vez maior de pessoas que necessitam dos cuidados especializados oferecidos pelos hospitais da rede.

    No ano passado, os Hospitais SARAH começaram a oferecer um atendimento especial para bebês com hipótese ou diagnóstico de microcefalia, diante do surto dessa doença em conexão, possivelmente, com o zika vírus. Essa ampliação do atendimento é muito bem-vinda e deve ser buscada e estimulada.

    Sr. Presidente, podemos sonhar com o dia em que os Hospitais SARAH não serão mais ilhas de excelência que se destacam como exceção dentro do sistema público de saúde, isso, porque todos os hospitais públicos terão alcançado um nível de qualidade equivalente. Antes que esse dia chegue, precisamos cuidar para que a Rede SARAH mantenha sua qualidade e, ao mesmo tempo, amplie ainda mais sua capacidade de atendimento. De minha parte, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, quero dizer que estou eterna e permanentemente comprometido com esse objetivo.

    Quero encerrar congratulando-me com a equipe dos Hospitais da Rede SARAH, em especial as médicas e os médicos, enfermeiras e enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais que atuam de forma tão dedicada e competente no Hospital Sarah de São Luís do Maranhão. Agradeço muito ao Sarah Kubitschek pelo muito que tem feito pelo Estado do Maranhão, agradecendo pelo excelente trabalho que realiza.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/03/2017 - Página 19