Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque à importância da realização de obras para a revitalização do Rio São Francisco.

Autor
Antonio Anastasia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Antonio Augusto Junho Anastasia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MEIO AMBIENTE:
  • Destaque à importância da realização de obras para a revitalização do Rio São Francisco.
Publicação
Publicação no DSF de 06/04/2017 - Página 71
Assunto
Outros > MEIO AMBIENTE
Indexação
  • IMPORTANCIA, INVESTIMENTO, RECURSOS, GOVERNO FEDERAL, REALIZAÇÃO, OBRAS, DRAGAGEM, RIO SÃO FRANCISCO, ENFASE, NASCENTE, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).

    O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Social Democrata/PSDB - MG. Sem revisão do orador.) – Muito obrigado, Sr. Presidente. Eu gostaria de voltar ao tema do Rio São Francisco, tendo em vista a gravidade do assunto e os alertas que têm sido dados ao longo dos últimos anos aqui no Senado, e em especial pelo Senador Otto Alencar, cuja bandeira principal de seu mandato é a revitalização do Rio.

    Mas quero lembrar aos nossos pares que, quando foi lançada a ideia, eminente Presidente, da transposição do Rio São Francisco, há mais de dez anos, nós, do governo de Minas Gerais, alertávamos o Governo Federal de que se não houvesse a revitalização, nada haveria a transpor, porque o Rio estava, como está, definhando – não só em razão da mudança climática, conhecida de todos, que leva a uma diminuição dramática do índice pluviométrico em Minas Gerais, conhecido como Estado caixa d'água do Brasil e, por isso mesmo, fornecedor de recursos hídricos para várias bacias hidrográficas do Brasil, mas, em especial, como foi aqui dito pelo Senador Cássio, pelo Senador Otto e pelo Senador Fernando Bezerra, pela degradação das nascentes e dos afluentes.

    Ao nosso tempo no governo, aplicamos mais de R$1 bilhão na revitalização do Rio das Velhas, principal afluente mineiro do Rio São Francisco. Mas não basta. Se não houver um investimento expressivo de recursos federais, em um rio que é federal, para a revitalização do Rio, no Estado de Minas Gerais, lamentavelmente, tudo o que foi gasto, 100% do que foi gasto para a transposição, será inócuo, pois não haverá água para fazer a transposição.

    Portanto, estou aqui a me associar à palavra firme do Senador Otto, do Senador Cássio e do Senador Fernando Bezerra, no sentido de alertar o Governo que isso é uma matéria de segurança nacional, fundamental para um rio que, além de ser da unidade brasileira, abastece, alimenta, irriga dezenas e dezenas de milhares de quilômetros quadrados do Território nacional.

    Feito este alerta, eu me somo ao esforço, portanto, do Senador Otto Alencar.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/04/2017 - Página 71