Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com o anúncio de retomada das obras do Eixo Norte do projeto de integração das águas do Rio São Francisco.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Satisfação com o anúncio de retomada das obras do Eixo Norte do projeto de integração das águas do Rio São Francisco.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2017 - Página 34
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • ELOGIO, ANUNCIO, RETOMADA, OBRAS, PROJETO, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, CONSORCIO, LICITAÇÃO, RESULTADO, BENEFICIO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), AGRADECIMENTO, HELDER BARBALHO, MINISTRO DE ESTADO.

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Srª Presidente, Senadora Lídice da Mata, Srªs e Srs. Senadores, hoje já se falou muito aqui de raiva, e eu vou falar de satisfação. A raiva, eu considero legítima, porque, na verdade, o que se fez aqui foi não apenas lamentar, mas condenar esse massacre dos trabalhadores rurais em Mato Grosso do Sul.

    Mas agora eu venho falar da satisfação que me deu a oportunidade de dizer aqui que as obras remanescentes da primeira etapa do Eixo Norte do projeto de integração das águas do Rio São Francisco serão retomadas nesses dias. Na verdade, o Ministério da Integração Nacional assinou, na quinta-feira passada, um contrato com o consórcio Emsa-Siton, que apresentou a melhor proposta no processo de licitação. A previsão é de que as águas do Rio São Francisco corram pelas estruturas físicas de todo o Eixo Norte e possam beneficiar os Estados do Rio Grande do Norte, de Pernambuco, da Paraíba e do Ceará. E a previsão para o meu Estado é de que essas águas cheguem até o final do ano.

    Isso que estou anunciando aqui se constituiu numa luta muito grande de toda a Bancada federal do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e do Ceará, porque, na verdade, depois da chegada das águas a Boqueirão, permitindo o alívio na situação de Campina Grande, era preciso que essas obras fossem retomadas. E o que é certo é que a substituição da construtora Mendes Júnior, anteriormente responsável por esse trecho, enseja agora que nós possamos fazer essa comunicação.

    Eu diria que, com a contratação do consórcio vencedor, essa obra chegará a esses Estados e gerará – isso também é muito importante – cerca de 4 mil novos empregos. Com 260 quilômetros de extensão, as obras nesse trecho apresentam 94,36% de execução. O projeto possui 477 quilômetros de extensão, divididos entre esses Eixos Norte e Leste.

(Soa a campainha.)

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) – Eu queria dizer da minha satisfação e queria também, neste pouco espaço de tempo de que disponho, me congratular com o Ministro Helder Barbalho, que, obstinadamente, perseguiu essa meta de que deveríamos ter, o mais urgentemente possível, a retomada dessas obras. Isso me fez lembrar, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a obstinação de um homem público que fez dessa luta uma luta da sua passagem pelo Ministério da Integração – naquele tempo, Ministério da Integração Regional –, que foi o Ministro Aluízio Alves, que teve ao seu lado o empresário Bira Rocha e Rômulo Macedo. Todos eles se empenharam no sentido de que alguma coisa que foi encontrada ainda da passagem do Ministro Mário Andreazza pudesse se transformar, no governo Itamar Franco, no projeto que hoje está sendo executado pelo Governo Michel Temer. Depois, as obras também tiveram a sua continuidade nos governos dos ex-Presidentes Lula e Dilma.

    O que é certo é que nós vamos ter,...

(Soa a campainha.)

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) – ... inicialmente, cerca de 94 Municípios beneficiados por essa retomada das obras e vamos ter, Srª Presidente, cerca de 1,4 milhão de pessoas, que hoje vivem uma situação vexatória, que hoje enfrentam ou que pelo menos enfrentaram, porque o inverno deste ano não foi o inverno abrangente que nós esperávamos, mas algumas regiões estão sendo beneficiadas... Então, antes disso, era seca. Foram cinco anos de absoluta privação de água nas suas casas.

    Eu agradeço, Srª Presidente, a tolerância e deixo aqui registrada a minha alegria por poder anunciar...

(Soa a campainha.)

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) – ... essa providência tomada pelo Ministro Helder Barbalho.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2017 - Página 34