Discurso durante a 56ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a homenagear o Sr. Antônio Lomanto Júnior por 49 anos de vida pública.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a homenagear o Sr. Antônio Lomanto Júnior por 49 anos de vida pública.
Publicação
Publicação no DSF de 05/05/2017 - Página 13
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, LOMANTO JUNIOR, EX SENADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Quero cumprimentar o Presidente da Mesa, Senador Otto Alencar, e dizer do apreço e do respeito que tenho por este Senador. Quero manifestar o meu apreço à Senadora Lídice da Mata. Quero cumprimentar a Senadora Lídice, o Deputado Federal José Carlos Araújo, o Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, o Deputado Federal, pela Bahia, Leur Lomanto e o Deputado Estadual pela Bahia Leur Antonio de Brito Lomanto Júnior. Quero cumprimentar o Senador Mauro Benevides, cearense, que foi Presidente do Senado. (Palmas.)

    Eu me antecipei, na tribuna, porque eu quero ser o primeiro não baiano a homenagear a figura de Lomanto Júnior – porque eu já vi o Senador Fernando Bezerra Coelho se movimentando para vir à tribuna, e a vizinhança deles, claro, o impulsiona a vir à tribuna, porque, diante do que foi dito a respeito de Lomanto Júnior, não são apenas os baianos que não devem calar, mas qualquer um brasileiro não deve calar diante do exemplo de Lomanto Júnior! (Palmas.)

    E permitam – o Prefeito de Jequié está presente, o "homem da gameleira". Eu já estou criando uma intimidade danada! Permitam-me dizer que nesta hora, neste momento da vida política brasileira é que nós devemos reverenciar a memória daqueles que, no exercício de cargos públicos, só fizeram engrandecer o seu Estado e o seu País. (Palmas.)

    E eu digo neste momento, quero acentuar neste momento, porque é um momento em que os políticos são lançados, Sr. Presidente, diante de uma verdadeira tempestade política. Quer-se descrer da política. Como descrer da política? Como descrer dos políticos, se nós temos, lá atrás, honrando o povo da Bahia, o povo brasileiro um homem como Lomanto Júnior? (Palmas.)

     Eu serei breve, serei muito breve, porque eu não convivi com Lomanto Júnior. A minha convivência foi com Leur Lomanto. E a convivência maior com Leur Lomanto foi do ex-Deputado e ex-Ministro Henrique Alves, que é meu primo. (Palmas.)

    E eu vi ali uma fotografia que me trouxe a lembrança do meu tio Aluízio Alves, que foi... (Palmas.)

    Olhem, se vocês continuarem a aplaudir, as minhas breves palavras se tornarão palavras mais longas. (Risos.)

    Eu quero agradecer, isso é patente, isso só se faz impor numa coisa: que é a generosidade do povo baiano.

    Então, como não deixar, numa hora dessas, de se inspirar no exemplo de Lomanto Júnior. Político é para servir e não para ser servido. Isso poderia ser um conselho, uma referência evangélica. E o é! Isso vem do evangelho, isso vem das raízes cristãs de um homem como Lomanto Júnior.

    Meus amigos, perdoem-me se estou trazendo aqui a emoção de um político que nasceu para servir e não para ser servido, como Lomanto.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/05/2017 - Página 13