Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Contradita à Questão de Ordem apresentada pelo Senador Humberto Costa, acerca de do transcurso de duas sessões deliberativas ordinárias para apreciação de Medidas Provisórias.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Contradita à Questão de Ordem apresentada pelo Senador Humberto Costa, acerca de do transcurso de duas sessões deliberativas ordinárias para apreciação de Medidas Provisórias.
Publicação
Publicação no DSF de 31/05/2017 - Página 54
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • CONTESTAÇÃO, QUESTÃO DE ORDEM, AUTOR, HUMBERTO COSTA, SENADOR, ASSUNTO, PRAZO, SENADO, APRECIAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), DEFESA, APROVAÇÃO, ISENÇÃO, BENEFICIARIO, INDUSTRIA, SAL, ORIGEM, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN).

    O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Social Democrata/DEM - RN. Para contraditar. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, uma breve consideração ao Senador Humberto Costa.

    Essa medida provisória trata da prorrogação...

(Soa a campainha.)

    O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Social Democrata/DEM - RN) – ... de isenção de um imposto que, há anos, vem sendo prorrogada – inclusive, no antigo governo do PT, da Presidente Dilma, ela foi prorrogada por cinco anos.

    Eu falei hoje com a Senadora Fátima Bezerra, que é potiguar como eu e está inteiramente de acordo com que essa matéria seja votada, porque ela interessa ao Brasil. Ela vence amanhã. Se não for aprovada... Do sal do Brasil, 95% saem do Rio Grande do Norte. Não é que isso prejudique o Rio Grande do Norte. O sal abastece a indústria de celulose, a indústria química, a indústria de perfuração de poços, a alimentação animal e a alimentação humana. Então, nós estamos diante da perspectiva de um problema seriíssimo para o Estado...

(Intervenção fora do microfone.)

    O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Social Democrata/DEM - RN) – Amanhã.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Fora do microfone.) – Não, não, dia 1º. Amanhã é 31.

    O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Social Democrata/DEM - RN) – É o apelo que eu faço, até para descarrego da própria pauta de amanhã...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Social Democrata/DEM - RN) – É uma matéria pacífica. Já houve, em muitos momentos, acordo de Lideranças. É o tipo da matéria que... Eu, por exemplo, que defendo o interesse do meu Estado, tenho a parceria de uma Senadora do PT com quem eu conversei hoje de manhã e que se associou à ideia.

    É o apelo que eu faço. Faço um apelo ao Senador Humberto Costa para que, a exemplo do que ocorreu em oportunidades anteriores, nós façamos um acordo para que essa medida provisória possa ser votada em nome do interesse de um Estado pobre, que é o meu Estado, mas também do interesse da indústria do Brasil como um todo, porque o sal é do Rio Grande do Norte, mas abastece o Brasil inteiro. É o apelo que deixo à Casa, ao Presidente da Casa e ao Senador Humberto Costa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/05/2017 - Página 54