Pela ordem durante a 89ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do jornalista Jorge Bastos Moreno.

Autor
Ronaldo Caiado (DEM - Democratas/GO)
Nome completo: Ronaldo Ramos Caiado
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do jornalista Jorge Bastos Moreno.
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2017 - Página 47
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, JORNALISTA, O GLOBO, ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, INFLUENCIA, POLITICA, PAIS.

    O SR. RONALDO CAIADO (Bloco Social Democrata/DEM - GO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero me aliar à fala de V. Exª, Senador Eunício, e dos demais Senadores que me antecederam, para prestar uma homenagem àquele que não só fez o bom jornalismo, mas que, ao mesmo tempo, tinha a capacidade ímpar de fazer com que, na sua casa, todos nós nos sentíssemos inteiramente à vontade, convivendo de forma suprapartidária com todos os artistas e intelectuais e com as pessoas simples também, como era o estilo de Moreno. Ele conseguia, indiscutivelmente, com sua análise, com sua capacidade, interpretar o sentimento e até as posições das mais variadas tendências políticas. Ele sabia interpretar aquilo, com suas notas, na sua coluna, orientando e, muitas vezes, mostrando o sinal para as ações políticas que deveriam ser aplicadas naquele momento.

    Ele foi um jornalista que fugiu à regra da formalidade. Ele era totalmente irreverente na sua maneira de receber e era extremamente habilidoso em poder aglutinar todos, mas não deixava também de impor suas ideias, nem de transcrever, na íntegra, a notícia, buscando sempre também ativar a classe política e exigir dela ações concretas para enfrentarmos os momentos delicados da política nacional. Moreno, realmente, foi um jornalista que, na verdade, agia também como um político no exercício de orientar ou de debelar os momentos mais delicados da política nacional.

    Sentimos uma falta enorme de pessoas com sua capacidade intelectual, com sua sagacidade. Destaco aquilo que o Senador colocou: com sua matéria picante, com seu lado de ironia fina, ele dava o tom e sabia ser lido e ser respeitado por todos nós Parlamentares.

    A ida de Moreno para o Rio de Janeiro criou uma grande lacuna nos nossos encontros em Brasília. Ele nos fez uma falta enorme.

    Mais do que nunca, o Congresso Nacional, tenho certeza, esta Casa e eu, como Líder do Democratas, queremos nos solidarizar com todos, pelo voto de pesar apresentado por V. Exª e assinado por nós. Quero dizer que este é um momento triste. Ele foi vítima, na madrugada de hoje, de um edema agudo de pulmão e, realmente, não teve como suportar esse quadro.

    Quero desejar que, realmente, Deus o tenha e que ele possa, cada vez mais, interferir, mesmo longe daqui, para que possamos nos guiar da melhor maneira, para tirarmos o Brasil dessa crise.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.

    São as palavras e também a posição do Partido Democratas no Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2017 - Página 47