Discurso durante a 95ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Críticas ao Senador Renan Calheiros, Líder da Bancada do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), acerca da possível decisão de substituição de senadores na Comissão de Constituição e Justiça na votação da reforma trabalhista.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Críticas ao Senador Renan Calheiros, Líder da Bancada do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), acerca da possível decisão de substituição de senadores na Comissão de Constituição e Justiça na votação da reforma trabalhista.
Publicação
Publicação no DSF de 28/06/2017 - Página 85
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • CRITICA, RENAN CALHEIROS, SENADOR, LIDER, BANCADA, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), MOTIVO, POSSIBILIDADE, SUBSTITUIÇÃO, PARTICIPANTE, VOTAÇÃO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, PROJETO DE LEI, OBJETO, REFORMULAÇÃO, LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu quero me dirigir ao Senador Renan Calheiros, pelo fato de que V. Exª não está cumprindo os compromissos que assumiu perante a Bancada. Na verdade, Senador Renan Calheiros, V. Exª se comprometeu que iria atender, obedecer ao que a Bancada decidiu quanto à reforma trabalhista. E o placar se estabeleceu, na Bancada, por 17 votos a 5.

    Eu queria dizer a V. Exª – e V. Exª sabe melhor do que ninguém – que liderança se conquista; daí a trajetória política de V. Exª. Mas liderança não se impõe, liderança não ameaça. V. Exª está ameaçando substituir membros da Comissão de Justiça que pertencem ao PMDB. Eu acho que V. Exª – repito – está desrespeitando os compromissos para com a nossa Bancada.

    Na verdade, nós temos, hoje, uma situação muito grave no País, e essa situação só será enfrentada se nós nos voltarmos para uma pauta que possa representar um futuro para este País.

    Então nós temos essa reforma. Debate foi o que mais existiu desde a CAE no Senado. E não estou me referindo à Câmara, não. Estou me referindo ao Senado. Houve o debate na CAE, debate que eu diria até que teve momentos não muito civilizados. Houve debate na CAS. Está aí a nossa Presidente, Senadora Marta Suplicy. Então, não se pode acusar de falta de debate o que está ocorrendo com relação à votação da reforma trabalhista.

    Eu queria dizer à nossa Bancada que, realmente, Senador Renan Calheiros, V. Exª até nos disse que, quando tivesse uma posição pessoal, assumiria essa posição pessoal, mas deixaria a Bancada à vontade. Isso é muito diferente, permita-me, desse discurso de V. Exª que ameaça inclusive substituir companheiros nossos na Comissão de Justiça.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/06/2017 - Página 85