Pela ordem durante a 96ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas à imprensa pela divulgação de notícias inconsistentes sobre a suposta participação do Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em tráfico de entorpecentes.

Autor
Cidinho Santos (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: José Aparecido dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
IMPRENSA:
  • Críticas à imprensa pela divulgação de notícias inconsistentes sobre a suposta participação do Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em tráfico de entorpecentes.
Publicação
Publicação no DSF de 29/06/2017 - Página 22
Assunto
Outros > IMPRENSA
Indexação
  • APOIO, BLAIRO MAGGI, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), MOTIVO, ARTIGO DE IMPRENSA, ACUSAÇÃO, TRAFICO, ENTORPECENTE, CRITICA, IMPRENSA, AUSENCIA, PROVA.

    O SR. CIDINHO SANTOS (Bloco Moderador/PR - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Eu queria, enquanto o próximo orador se dirige à tribuna, fazer um desagravo à pessoa e à família do Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, nosso colega aqui no Senado Federal.

    Na segunda-feira, todas as manchetes dos principais jornais e televisões do Brasil citaram que um avião carregado com 600kg de cocaína havia decolado de uma das fazendas do Ministro Blairo Maggi no Estado de Mato Grosso. E isso trouxe grande constrangimento para o Ministro, para a sua família e para as suas empresas

    Uma divulgação precipitada e até mesmo irresponsável colocou o Ministro em memes – como eles dizem aí –, nas redes sociais, como traficante de drogas. Isso é totalmente contra a figura que nós conhecemos do Blairo Maggi, pessoa íntegra, pessoa trabalhadora, pessoa correta, não só ele como toda a sua família.

    E isso durou praticamente dois dias. Ontem veio, através da prisão do piloto desse avião, que revelou que tinha feito um plano de voo falso, que, na verdade, ele decolou da Bolívia e vinha com destino à cidade de Jussara, em Goiás, nem sequer passou por Mato Grosso, por essa região onde o Ministro tem fazendas. E a própria Polícia Federal depois, vendo o plano de voo pelo GPS, constatou que essa aeronave realmente decolou da Bolívia.

    Mas tudo isso trouxe grande constrangimento. A família do Ministro possui essa área na fazenda Itamarati Norte – é uma área de 54 mil hectares, tem 11 pistas homologadas para pouso e decolagem de aeronave, muitas delas em função da questão da aviação agrícola.

    Mais uma vez, a gente vê uma pessoa exposta, tanto na mídia estadual como nacional, sem dever e, durante muito tempo, com certeza, aquelas pessoas mal-intencionadas ou com má-fé vão acabar tentando ligar o Ministro a um fato desse.

    Então, o nosso desagravo ao Ministro Blairo e a toda a sua família.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/06/2017 - Página 22