Fala da Presidência durante a Sessão Solene, no Congresso Nacional

Abertura da Sessão Solene do Congresso Nacional em comemoração ao aniversário de 80 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Abertura da Sessão Solene do Congresso Nacional em comemoração ao aniversário de 80 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Publicação
Publicação no DCN de 11/08/2017 - Página 11
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO SOLENE, CONGRESSO NACIONAL, MOTIVO, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE), ELOGIO, ATUAÇÃO, ENTIDADE, MOVIMENTO ESTUDANTIL, COMENTARIO, IMPORTANCIA, SOCIEDADE, JUVENTUDE.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

    Declaro aberta a sessão solene do Congresso Nacional destinada a homenagear a União Nacional dos Estudantes (UNE) pelo aniversário de 80 anos da entidade.

    A Mesa convida, neste momento, a Senadora Vanessa Grazziotin, que é requerente desta sessão, para compor a Mesa.

    Convido o nosso Senador Roberto Rocha, que é Corregedor do Senado Federal, para compor a Mesa.

    Convido também a Presidente eleita da União Nacional dos Estudantes (UNE), a Srª Marianna Dias, para compor a Mesa. (Palmas.)

    Senhorita, não é? (Pausa.)

    Convido também a Vice-Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), a Srª Jessy Dayane Silva Santos. (Palmas.)

    O Cerimonial hoje dormiu no ponto. É senhorita, também. Pela cara, é senhorita.

    Representante dos ex-Presidentes da UNE, Deputado Federal no período de 1983 a 1991 e de 1995 a 2003, e Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) no período de 1961 a 1962, o ex-Deputado Aldo Arantes. (Palmas.)

    Como esta é uma sessão solene e conjunta do Congresso Nacional, eu fiz questão de vir até aqui abri-la, porque tive a felicidade de lutar, em determinados momentos, contra a ditadura militar. Estou indo a Fortaleza hoje, para a Casa do Estudante, onde eu morei. Nós libertamos a Casa do Estudante na época, que era atrás do Colégio Militar. Eu, daqui a pouco, sigo a Fortaleza. Fiz questão de atrasar o voo para vir aqui abrir esta sessão solene do Congresso Nacional como Presidente do Senado e do Congresso Nacional.

    Eu vejo várias Deputadas aqui. Como é uma sessão solene e conjunta, eu não posso deixar de convidar aqui uma Deputada para que venha até a Mesa. A minha dificuldade aqui é escolher. Se vocês quiserem escolher entre vocês, eu prefiro, para que eu não tenha que tomar essa decisão.

    Há indicação da Deputada Alice Portugal para compor a Mesa. (Palmas.)

    É Líder do PCdoB, do meu amigo Aldo Rebelo, que não vejo mais por aqui.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM. Fora do microfone.) – Está em São Paulo.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Convido a todos para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – E agora, até para relembrar o tempo em que eu iniciei essa caminhada pela luta pela democracia brasileira – e que dei continuidade, graças a Deus, até o dia de hoje, lutando pela democracia, por melhores dias para o nosso povo brasileiro –, escutaremos o Hino da União Nacional dos Estudantes (UNE).

(Procede-se à execução do Hino da União Nacional dos Estudantes.)

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Bem, todos já foram saudados aqui na Mesa.

    Esta sessão solene desta manhã, aqui no Congresso Nacional, com o comparecimento de personalidades ilustres, congregadas com estudantes de todo o Brasil, mostra o inegável valor dessa entidade, de onde surgiram inúmeras lideranças políticas expressivas, muitas das quais estão aqui presentes para honrar as suas origens.

    A formação em movimentos estudantis marca, em grau maior ou menor, a vida de cada um de nós, mesmo que a UNE não tenha sido o motor a trazer todos os Parlamentares para o Congresso Nacional.

    Digo isso com convicção, por ter começado minha carreira política ainda jovem, como líder estudantil e presidente da Casa do Estudante do Ceará, que, à época, congregava cerca de 786 moradores, naquele prédio, atrás do Colégio Militar.

    Muitos dos agentes políticos que aqui estão, como eu, participaram como protagonistas das lutas que a UNE empreendeu ao longo dos seus 80 anos de existência – desde 1937, informalmente; desde dezembro de 1938, formalmente –, sobretudo em momentos cruciais para o destino deste nosso grande e querido País.

    Pode-se dizer que a UNE, muitas vezes, foi escola – uma escola dentro da escola. A UNE capitaneou, nos meios estudantis, a resistência contra a intolerância e a exceção, por décadas em várias oportunidades, da nossa história política do Brasil.

    O espírito de juventude, com o idealismo, na sua forma mais pura, também é uma característica dessa entidade chamada UNE. Vitalidade e energia de inovação da UNE sempre nos impressionaram.

    Não é à toa que ela, com o perdão pelo jogo das palavras, une os estudantes.

    Sua luta ao longo da história, em busca por uma sociedade mais justa e igualitária, é tamanha que todos reconhecem, sem dificuldade, seu papel na sociedade brasileira.

    Dentre suas qualidades, dou relevo à coragem que perpassou e perpassa a entidade, sempre antenada com a problemática social e pronta, sem esmorecimentos, para o debate aberto e democrático com todas as frentes possíveis.

    Em função de a sua ação se desenvolver primariamente no seio das instituições de ensino superior, com constantes debater promovidos para tratar de temas da atualidade, a UNE possui linhas de pensamentos organizadas em torno de importantes autores que se debruçam profundamente sobre o fenômeno social, econômico e histórico.

    Isso indica que ela sempre deve ser ouvida quanto a temas de relevância para a sociedade brasileira, até porque a UNE também conhece e investiga a realidade social com os instrumentos metodológicos disponíveis pela pesquisa acadêmica, que lhe é tão próxima.

    Hoje, a UNE tem uma presidente, exatamente como quando foi informalmente criada, em 1937. Aliás, os três últimos presidentes da entidade são mulheres, um coeficiente de que aqui, no Congresso Nacional, nós temos que ter inveja.

    Pelo seu papel exemplar na defesa das liberdades individuais e coletivas e pela sua inarredável determinação histórica, o que faz dela patrimônio do povo brasileiro, é homenageada em sessão solene não apenas desta Casa, mas do Congresso Nacional.

    Passo, pois, sem mais delongas, a palavra ao primeiro orador inscrito. Mas antes eu quero registrar aqui a presença do nosso querido Deputado Orlando, que foi presidente da UNE e se encontra aqui entre nós. (Palmas.)

    Quero registrar a presença da Embaixadora da República da Nicarágua, Srª Lorena Martínez, que está aqui entre nós. (Palmas.)

    Registro a presença da Embaixadora da República Democrática Federal da Etiópia, Srª Sinknesh Ejigu. (Palmas.)

    Quero registrar também, com prazer, a presença do Presidente da União Nacional dos Estudantes no período de 1997 a 1999, Sr. Ricardo Garcia Cappelli. (Palmas.)

    Representando o Presidente da Federação do Sindicato de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proifes), Sr. Reginaldo Soeiro. (Palmas.)

    Quero registrar também a presença do Secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Sr. Roberto Franklin de Leão. (Palmas.)

    Quero registrar também a presença da Secretária Adjunta da Secretaria de Representação Institucional do Governo do Maranhão no Distrito Federal, Srª Fabiane Guimarães. (Palmas.)

    Quero registrar também a presença de representante da União dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que também está aqui presente. (Palmas.)

     Representantes dos movimentos que integram a Frente Brasil Popular e Povo sem Medo, Movimento Nacional contra Corrupção e pela Democracia, Marcha Mundial do Clima, SOS Clima Terra e demais membros do corpo diplomático aqui presente.

    E eu concedo a palavra, como a primeira signatária do requerimento no Senado para realização desta sessão, à nossa querida Senadora Vanessa Grazziotin.

    Tem a palavra V. Exª. (Palmas.)

    Eu registro com prazer a presença do nosso ministro da Defesa, Ministro Raul Jungman, que está aqui entre nós, e, em poucos minutos, estarei no gabinete para conversar com V. Exª também, mas com prazer registro a presença do ministro da Defesa do Brasil aqui entre nós, o nosso Deputado e Ministro Raul Jungmann.

    Senadora Vanessa Grazziotin tem a palavra.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 11/08/2017 - Página 11