Fala da Presidência durante a 125ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura da Sessão Especial destinada a celebrar os 50 anos da fundação da Associação dos Servidores do Senado Federal (Assefe).

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Abertura da Sessão Especial destinada a celebrar os 50 anos da fundação da Associação dos Servidores do Senado Federal (Assefe).
Publicação
Publicação no DSF de 05/09/2017 - Página 8
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, CINQUENTENARIO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO SENADO FEDERAL (ASSEFE).

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

    A presente sessão especial destina-se a celebrar os 50 anos da fundação da Associação dos Servidores do Senado Federal (Assefe), nos termos do Requerimento nº 618, de 2017, do Senador pelo Distrito Federal Hélio José e demais Senadores subscritores.

    Eu gostaria de convidar à Mesa o requerente desta sessão solene de homenagem, o Senador Hélio José. (Palmas.)

    Eu gostaria de convidar para fazer parte da Mesa o Presidente da Associação dos Servidores do Senado Federal, Sr. Petrus Elesbão. (Palmas.)

    Eu convido ainda, como representante dos sócios fundadores da Associação dos Servidores do Senado Federal, o Sr. Heraldo de Abreu Coutinho. (Palmas.)

    Eu convido para fazer parte da Mesa ainda a Srª Diretora da Escola da Assefe, Srª Luciene de Carvalho. (Palmas.)

    Eu agradeço a presença dos demais convidados: a Banda da Base Aérea de Brasília, na Ala 1; a Presidente da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados, Srª Fátima Mosqueira; o Presidente da Associação dos Profissionais e Servidores de Comunicação Social do Senado Federal, Sr. César Augusto Resende; os senhores membros do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União; as senhoras e os senhores membros da Diretoria Executiva da Associação dos Servidores do Senado Federal; as senhoras e os senhores associados da Associação dos Servidores do Senado Federal; o Presidente do Sindicato de Clubes e Entidades de Classe Promotoras de Lazer e de Esporte do Distrito Federal, Sr. Claudionor Pedro dos Santos; o ex-Presidente da Assefe, Presidente da Associação dos Servidores do Senado do ano de 1977, Sr. Olival Francisco Lopes; o Presidente da Associação do Servidores do Senado Federal do período de 1988 a 1992, Sr. José Maurício Lima de Souza.

    Eu agradeço à Força Aérea por nos ceder, na Semana da Pátria, a Banda de Música da Base Aérea de Brasília, para abrilhantar esta sessão especial.

    Eu convido a todos para, em posição de respeito, cantarmos o Hino Nacional brasileiro, sob a regência do 1º Tenente Músico, Sadi.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – A Associação dos Servidores do Senado Federal foi fundada em 7 de setembro de 1967 para prestar serviços de assistência social, promover a união e o bem-estar dos servidores.

    Atualmente conta com 1.383 associados e oferece diversas modalidades esportivas no clube para servidores associados e dependentes.

    Além do caráter socializador e recreativo, a associação também se preocupa com a educação. A escola CEI-Assefe, fundada em 1984, atende hoje mais de 200 crianças de 4 meses de vida a 6 anos de idade. E é reconhecida como uma das melhores creches de Brasília, com berçário e educação infantil, oferecendo às crianças sólida base para o ensino fundamental.

    Senhoras e senhores, já saudei a Mesa e aproveito para saudar todos os convidados, em nome do nosso querido Senador, representante de Brasília, do Distrito Federal, Hélio José.

    É com imensa satisfação que declaro aberta esta sessão especial destinada, como disse, a comemorar os 50 anos da Assefe (Associação dos Servidores do Senado Federal), dos servidores da nossa Casa, que é um dos mais antigos e conceituados clubes da Capital Federal.

    Cheguei aqui ainda muito jovem, em 1978 para 1979, e, algumas vezes, tive a oportunidade de ali, por lazer, frequentar o Clube dos Servidores do Senado Federal.

    Esta justa homenagem, Srªs e Srs. Senadores e Senadoras, prezados servidores e servidoras, demais presentes, atende o Requerimento, como disse, de nº 618, do Senador Hélio José.

    É minha vista ou é o Senador Moka que está ali atrás? Senador Moka, seja bem-vindo, sente-se à mesa aqui conosco, nos dê a honra de sentar-se à mesa aqui conosco.

    O Senador Moka é Senador representando muito bem o seu querido Estado de Mato Grosso do Sul. (Palmas.)

    Tem feito aqui na Casa, assim como Hélio José e outros Senadores, uma grande atuação parlamentar.

    Quero dizer ao ilustre Senador Hélio José, meu companheiro de Partido e personalidade que vem se destacando no cenário político do Distrito Federal, por sua incansável atuação parlamentar, os meus parabéns.

    Como boa parte dos brasilienses, o Senador Hélio José não nasceu no Distrito Federal, como eu, mas meus quatro filhos nasceram todos aqui no Distrito Federal. O Senador Hélio José, como disse, não nasceu aqui, mas veio muito jovem para a Capital Federal. Cresceu junto com a cidade e pôde acompanhar de perto o surgimento e o desenvolvimento de diversas instituições brasilienses.

    Entre elas, a Assefe, que sempre foi uma entidade reconhecida pelo respeito e pelo compromisso com o bem-estar dos seus associados, além de ser uma verdadeira referência social da cidade candanga chamada Brasília, pois se trata de entidade que figura entre as fundadoras do que hoje reconhecemos por Brasília.

    Criada com o objetivo, como disse, de prestar assistência social, promover a união, a integração e o bem-estar de seus associados, acabou por ajudar a trazer o desenvolvimento para o Centro-Oeste e atuar na primeira infância e na educação, que é algo necessário e essencial para o desenvolvimento do nosso querido Brasil.

    A história da Assefe, senhoras e senhores, confunde-se com a própria história de Brasília. Por isso, a nossa homenagem de hoje é muito mais que merecida.

    Brasília, apesar dos seus problemas atuais, comuns à maioria das cidades brasileiras infelizmente, cumpriu grande parte daquilo que sonhava o visionário Presidente Juscelino Kubitschek quando a idealizou. E não estaremos cometendo nenhum exagero se dissermos que a Assefe é parte integrante desse esforço e dessa história.

    Que a Assefe continue, com a proteção de Deus, sendo este pilar, esta referência, este grande exemplo de serviços de qualidade e compromisso social que tem sido desde a sua fundação!

    Agora eu gostaria de passar a palavra ao primeiro orador inscrito e autor desta sessão, o nosso querido Senador Hélio José.

    Como eu tenho outro compromisso de agenda, vou pedir ao nosso Senador Moka, que à distância eu estava achando tão novo – parece que ele deu uma rejuvenescida, talvez seja já exatamente o excesso de dinamismo, de trabalho que ele tem dedicado ao Brasil, a esta Casa, às suas convicções e, obviamente, ao povo de Mato Grosso do Sul –, para presidir esta sessão enquanto fala o Senador Hélio José. Depois, se achar conveniente, devolva a Mesa para o autor deste requerimento, Senador Hélio José. Senador Moka, por favor.

    Tem a palavra V. Exª, Senador.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/09/2017 - Página 8