Discurso durante a 122ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro do transcurso do Dia do Avicultor e da importância do setor para o Mato Grosso e para o Brasil.

Autor
Cidinho Santos (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: José Aparecido dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Registro do transcurso do Dia do Avicultor e da importância do setor para o Mato Grosso e para o Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 01/09/2017 - Página 84
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, ATIVIDADE PROFISSIONAL, AVICULTURA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, SETOR, ECONOMIA, EMPREGO, EXPORTAÇÃO, ENFASE, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SECRETARIA DE REGISTRO E REDAÇÃO PARLAMENTAR - SERERP

COORDENAÇÃO DE REDAÇÃO E MONTAGEM - COREM

31/08/2017


DISCURSO ENCAMINHADO À PUBLICAÇÃO, NA FORMA DO DISPOSTO NO ART. 203, COMBINADO COM O ART. 210, DO REGIMENTO INTERNO

    O SR. CIDINHO SANTOS (Bloco Moderador/PR - MT. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Senadoras, Senadores, senhoras e senhores aqui presentes, boa tarde!

    No dia 28 de agosto comemoramos o dia do Avicultor! Com uma cadeia produtiva em vasta expansão, a avicultura no Brasil emprega mais de 3,6 milhões de pessoas, de forma direta e indireta, e é responsável por cerca de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

    Para os próximos dez anos, o Ministério da Agricultura projeta que que nossa produção de frango aumente 80%, atingindo cerca de 23,7 milhões de toneladas.

    Dentro do complexo brasileiro de carnes, a avicultura é considerada por muitos como a atividade mais dinâmica. Seu desenvolvimento ocorreu a partir do final da década de 1950, principalmente nos estados da região Sudeste.

    Exportar tem sido uma prioridade para o setor. Desde o início da produção de frangos de corte no Brasil, a cadeia produtiva modernizou-se, devido à necessidade de redução de custos e aumento de produtividade, tentando com isso não perder a competitividade em nível mundial. Como consequência, tem se destacado não só pelos resultados alcançados em produtividade e volume de abate, como  também no desempenho econômico, onde tem contribuído de forma significativa para nossa economia.

    O crescimento do setor avicultor também foi alavancado pelo mercado consumidor interno, uma vez que o brasileiro tem mudado seu hábito de consumo de carnes, passando de um país preponderantemente consumidor de carne bovina, para consumidor de carne de frango. A qualidade, a imagem de produto saudável e os preços acessíveis foram fatores decisivos para essa mudança.

    Sr. Presidente, em Mato Grosso, estado da federação que tenho a honra de representar nesta Casa, a avicultura não para de crescer! De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, o plantel mato-grossense é de cerca de 8 milhões de aves. Ao todo são pelo menos 250 avicultores, que em sua maioria, possui de 2 a 4 aviários.

    A avicultura comercial está em várias regiões do Estado. Nova Mutum é o município com maior número de aviários, cerca de 500. Já em Campo Verde são 326 aviários, Sorriso tem 265, Lucas do Rio Verde 181, Tangará da Serra possui 171 e por aí vai.

    É um panorama muito positivo e um fator favorável é a alta produção de grãos no Estado, que servem de alimento para o plantel. A atuação da Embrapa em pesquisas de melhoramento genético e na instrução de produtos também é bastante relevante para esse sucesso.

    Senhoras e senhores, a avicultura é, sem dúvida, uma atividade econômica cada vez mais relevante mundialmente, de forma que é preciso incentivos por parte do governo e o contínuo investimento no setor em busca de novas tecnologias que garantam nossa competitividade nesse mercado.

    Por fim, quero parabenizar todos os avicultores de Mato Grosso e do Brasil, pelo empreendedorismo, coragem para inovar e fazerem parte da construção de um novo Brasil.

    Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/09/2017 - Página 84