Discurso durante a 131ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com o pedido de arquivamento pelo Ministério Público Federal de investigação a respeito de S. Exª no âmbito da Operação Lava Jato.

Autor
Gladson Cameli (PP - Progressistas/AC)
Nome completo: Gladson de Lima Cameli
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Satisfação com o pedido de arquivamento pelo Ministério Público Federal de investigação a respeito de S. Exª no âmbito da Operação Lava Jato.
Publicação
Publicação no DSF de 14/09/2017 - Página 32
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • COMENTARIO, SOLICITAÇÃO, ARQUIVAMENTO, INVESTIGAÇÃO, MINISTERIO PUBLICO, REFERENCIA, ORADOR, ASSUNTO, CORRUPÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), CRITICA, DELAÇÃO, AUSENCIA, FUNDAMENTAÇÃO.

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, telespectadores que estão nos assistindo através da TV Senado, das redes sociais, da Rádio Senado, funcionários da Casa, há praticamente dois anos eu subia a esta tribuna, inclusive a que está à minha frente, para dar uma satisfação à população brasileira sobre a suposta citação do meu nome na tão famosa Lava Jato. Hoje retorno a esta tribuna para tratar deste assunto.

    Ao trilhar seu caminho, o homem público está sujeito a provas distintas, a duros obstáculos ao seguir seu propósito. E não poderia ocorrer de outra forma.

    Ao escolher o trajeto da representação política, cabe ao representante confirmar e comprovar, quantas vezes forem necessárias, a lisura de ideias e atos face a seus representados. Pois não é com outra finalidade, além da garantia da democracia e da promoção do bem comum, que deve trabalhar um representante do povo.

    É com essa certeza que venho aqui hoje para compartilhar com as senhoras e com os senhores o pedido de arquivamento, feito pelo Ministério Público Federal, de uma investigação no âmbito da Operação Lava Jato que dizia respeito a meu mandato. A investigação foi aberta após uma declaração absolutamente injusta e inconsequente de um delator, o que restou comprovado de forma definitiva.

    Vasculharam minha vida, esmiuçaram minha atuação como Parlamentar, minhas campanhas, tudo o que fiz como empresário, e nada, repito, nada foi encontrado. Saio, portanto, desse árduo período de difamação ainda mais fortalecido, pois não há qualquer espaço para sequer a mínima suspeita em relação à minha integridade e à minha honra.

    Nobres colegas Senadores, laboriosa é a nossa tarefa aqui nesta Casa. Eu, porém, nesta jornada, tenho o privilégio de contar com o valoroso apoio de minha família, de meus amigos e de todos aqueles que me concederam o mandato de Senador da República pelo Estado que represento, que é o Estado do Acre. Em nome de meu pai, agradeço a todos os que estiveram sempre presentes nessa trajetória de comprovação de minha retidão. Digo comprovação porque nunca tive a menor dúvida de que esse seria o desfecho de qualquer investigação a meu respeito. Quem me conhece sabe do meu compromisso com a população acriana e brasileira e reconhece que a busca por melhores dias para as famílias de meu Estado é meu objetivo maior.

    Reafirmo aqui o juramento que fiz em minha posse, agora ainda mais seguro de que meros embustes não serão capazes de depreciar um sólido trabalho. Reafirmo também a minha crença nas instituições democráticas brasileiras.

    Senhoras e senhores, agora é hora de trabalho. O Brasil é muito maior do que o Estado policialesco em que alguns poucos mal-intencionados pretendem nos transformar. Somos uma grande Nação e, como tal, devemos nos portar.

    Devemos, de agora em diante, votar as reformas necessárias para que o País volte a trilhar o caminho que merece, o caminho do desenvolvimento.

    Era o que tinha a dizer.

    E vamos à obra. Mãos à obra, porque o nosso País e o nosso Estado estão acima de qualquer questão política e partidária.

    Meu muito obrigado, Srªs e Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/09/2017 - Página 32