Pela Liderança durante a 135ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca de agenda cumprida por S. Exª no Acre (AC).

Autor
Gladson Cameli (PP - Progressistas/AC)
Nome completo: Gladson de Lima Cameli
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Considerações acerca de agenda cumprida por S. Exª no Acre (AC).
Publicação
Publicação no DSF de 20/09/2017 - Página 15
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • COMENTARIO, ATIVIDADE POLITICA, ORADOR, LOCAL, ESTADO DO ACRE (AC), REFERENCIA, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, DECRETO FEDERAL, AUTORIA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETO, AUTORIZAÇÃO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), REALIZAÇÃO, CONVENIO, GOVERNO ESTADUAL, OBJETIVO, CONSTRUÇÃO, EIXO VIARIO, MUNICIPIO, BRASILEIA (AC), EPITACIOLANDIA (AC), VISITA OFICIAL, OBRA DE ENGENHARIA, PONTE, RIO MADEIRA.

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, todos os que estão nos assistindo pela TV Senado, pelas redes sociais e pela Rádio Senado, meu boa-tarde!

    Subo a esta tribuna hoje, Sr. Presidente, para fazer um breve relato sobre as nossas atividades lá no nosso Estado, o Estado do Acre, e, ao mesmo tempo, também aproveitando a oportunidade para parabenizar pelos 30 anos que a Rede Amazônica de televisão comemora, está comemorando. E falo do grande trabalho que eles fazem: um trabalho benéfico em toda a nossa Região Norte do País, levando as informações. Além de tudo isso, há o compromisso que eles têm com a nossa região. Então, parabéns à Rede Amazônica, a todos os seus funcionários, a toda a diretoria.

    Mas, Sr. Presidente, hoje cumpro mais uma das promessas faço no decorrer do nosso mandato. Saiu o decreto presidencial que autoriza o Ministério dos Transportes, o DNIT a fazer um convênio com o meu Estado, o Estado do Acre, que é o anel viário de Brasileia e Epitaciolândia, que fica na região do Alto Acre e vai beneficiar milhares de pessoas. Porque como eu posso falar de uma infraestrutura, se não tínhamos um anel viário para poder tirar o tráfico pesado das carretas que vêm do Pacífico, da BR-317, que seguem rumo a Rio Branco, aos demais Estados do nosso País? Então, saiu esse decreto.

    É bom deixarmos bem claro que agora depende que o Estado siga as normas, que é o processo licitatório, para que essas obras se iniciem o quanto antes, porque é um sonho daquela população, um sonho de todos nós, acrianos. Precisamos desse anel viário. E também há uma segunda ponte de 240m², de mão dupla, que irá beneficiar toda essa população do nosso Estado.

    Estive, há uns 20 dias, visitando as obras da ponte sobre o Rio Madeira, que, de uma vez por todas, vai ligar o nosso Estado, o Estado do Acre, ao Pacífico, aos demais Estados da Federação brasileira – é a ponte sobre o Rio Madeira. Essa ponte é de extrema importância para o desenvolvimento do nosso Estado do Acre, e a previsão é que seja entregue no ano que vem, no segundo semestre de 2018. As obras estão a todo vapor; estão trabalhando em dois turnos, diurno e noturno, para que não atrase um dia a construção das obras da ponte sobre o Rio Madeira.

    Estou falando aqui de vários investimentos. Há as obras da BR-364. Também no último final de semana percorri todos os trechos da BR-364 que estão sendo executados, estão trabalhando, apesar de ter chovido muito nesses últimos dias, e acabou havendo um atraso. E tivemos a garantia, numa reunião que tivemos com o Ministro Maurício Quintella, dos Transportes, e com o Diretor-Geral do DNIT, Valter Silveira, acompanhado do Superintendente do DNIT no Acre, também com minha presença e com a presença do Senador Sérgio Petecão, de que não irá faltar nenhum recurso para essa obra, de modo que não feche no próximo inverno.

    Para vocês terem uma ideia, meus nobres Senadores e Senadoras aqui presentes, Senadora Ana Amélia: a BR-364 é de extrema importância para a população do meu Estado, pois diariamente – o Acre tem praticamente 800 mil habitantes – necessitam dela 200 mil pessoas; ela liga todo o Estado do Acre, de um extremo a outro, passando por vários Municípios.

(Soa a campainha.)

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Então, é uma obra de extrema importância, e toda a Bancada Federal está empenhada aqui em Brasília para que não percamos nenhum dia de verão. O nosso verão amazônico é muito curto, e a BR-364 é de extrema importância. Ela está passando por um processo de restauração. Ela já foi construída e está passando por um processo de restauração, sendo que o DNIT assumiu essas responsabilidades. Foi criada a Superintendência no Acre há praticamente seis meses, e está sendo restaurada a BR-364 e também a 317, que será iniciada agora. A BR-317 é uma BR que corta o Estado do Amazonas, uma parte dela, e vai até a divisa do Brasil com o Peru, onde a chamamos também de Rodovia Transoceânica.

    Era isso que eu queria deixar registrado aqui nesta tarde de terça-feira, Sr. Presidente Medeiros, relativamente às nossas agendas.

    E vamos continuar nossa luta. Apesar de toda essa crise pela qual o País está passando, no nosso Estado, o Estado do Acre, não houve corte de nenhum real nas grandes obras necessárias para o desenvolvimento do Acre, não houve nenhum contingenciamento – quero deixar isso muito claro aqui – do Governo Federal em relação ao nosso Estado.

    Então, Srªs e Srs. Senadores, tenho defendido, mais uma vez, aqui na tribuna do Senado Federal, que nós precisamos agilizar as grandes reformas de que o País precisa.

    Falava ontem que precisamos definir como é que vai ficar a reforma política, tendo em vista que ano que vem é ano de eleição. Quanto à reforma política, temos que aprová-la no máximo nesta semana, porque os dias estão contados, e precisamos dar, mais uma vez, uma resposta à sociedade, fazendo as grandes reformas de que o País precisa para o seu desenvolvimento.

    Era o que tinha a dizer nesta tarde de terça-feira.

    Meu muito obrigado, Sr. Presidente Medeiros. Que tenhamos todos hoje um bom dia de trabalho.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/09/2017 - Página 15