Discurso durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro que o Banco do Brasil irá assumir os custos integrais dos serviços de vigilância para que os bancos postais possam continuar funcionando em todo o Brasil até o dia 31 de janeiro de 2018.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA:
  • Registro que o Banco do Brasil irá assumir os custos integrais dos serviços de vigilância para que os bancos postais possam continuar funcionando em todo o Brasil até o dia 31 de janeiro de 2018.
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/2017 - Página 88
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
Indexação
  • REGISTRO, BANCO DO BRASIL, ANUNCIO, CUSTEIO, SERVIÇO, VIGILANCIA, OBJETIVO, MANUTENÇÃO, FUNCIONAMENTO, BANCOS, AGENCIA, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Sem revisão da oradora.) – Obrigada, Sr. Presidente.

    Quero socializar com V. Exª, até porque V. Exª participou dessa luta, com todo o Plenário aqui, acerca do tema do funcionamento dos bancos postais nas agências dos Correios de todo o Brasil.

    Recentemente isso foi objeto de debate, Senador Eunício. Inclusive a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, que presido nesta Casa, realizou audiências públicas, em decorrência do anúncio que os Correios haviam feito de que, em virtude de problemas orçamentários, de contingenciamento, simplesmente, a partir do dia 11 de outubro, iriam fechar todos os bancos postais que funcionam nas agências dos Correios de todo o Brasil.

    Isso causou, evidentemente, revolta, preocupação. Lá no Rio Grande do Norte, seriam mais de cem cidades, Senador Benedito, que seriam prejudicadas...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... assim como no Estado do Ceará, no Nordeste, em todo o Brasil.

    Para se ter uma ideia da dimensão, se essa medida de fechamento dos bancos postais vigorasse, nada mais, nada menos do que 1,9 mil bancos postais fechariam as suas portas em todo o Brasil.

    O que significaria? Significaria simplesmente dificuldades e retrocessos para os pequenos Municípios, pelo quanto a presença do banco postal fomenta a economia dos pequenos Municípios. Sobretudo, significaria um desrespeito para com os aposentados, para com os servidores, na medida em que boa parte dos Municípios do Brasil têm no banco postal, que foi uma parceria com o Banco do Brasil, criada no governo do Presidente Lula, mantida no governo da Presidenta Dilma, que promoveu a inclusão bancária para mais de 40 milhões pelo País afora...

    Então, quero dizer, Senador Eunício, que o fechamento, repito, dessas agências seria mais um retrocesso enorme para com a população, principalmente as populações dos pequenos Municípios. Imagine o que é um aposentado, de repente, ter que se deslocar 80, 90, 100km ou mais para outra cidade em busca das agências do Banco do Brasil e de outras.

    Então, quero aqui dizer que a mobilização surtiu efeito. Por dever de justiça, quero aqui colocar que quem trouxe esse tema para a Comissão de Desenvolvimento Regional foi o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Rio Grande do Norte, que, ao lado dos prefeitos, ao lado das demais entidades... Enfim, trouxemos o tema para debate no Plano Nacional. V. Exª, Senador Eunício, participou também na condição de Presidente.

    E, hoje, finalmente, Senador Cássio, prevaleceu o bom senso. O Presidente dos Correios, Guilherme Campos, assim como o vice-presidente do Banco do Brasil, anunciaram que chegaram a um entendimento. O Banco do Brasil vai assumir os custos integrais dos serviços de vigilância, e os bancos postais vão continuar funcionando em todo o Brasil até 31 de janeiro. E, até lá, é o tempo necessário para que os Correios e o Banco do Brasil apresentem a solução definitiva.

    É isso, Senador Eunício.

    Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/2017 - Página 88