Pela Liderança durante a 141ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

Elogio ao desempenho da Universidade Federal de Sergipe, segundo o Ranking Unviersitário Folha.

Autor
Eduardo Amorim (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SE)
Nome completo: Eduardo Alves do Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Comentários sobre o Dia Nacional da Doação de Órgãos.
EDUCAÇÃO:
  • Elogio ao desempenho da Universidade Federal de Sergipe, segundo o Ranking Unviersitário Folha.
Publicação
Publicação no DSF de 28/09/2017 - Página 16
Assuntos
Outros > SAUDE
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, DOAÇÃO, ORGÃO, CORPO HUMANO, ELOGIO, DOADOR, TRANSPLANTE, CATEGORIA PROFISSIONAL, TRABALHO, HOSPITAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), HOMENAGEM, RECEPTOR, SOLICITAÇÃO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), RESTABELECIMENTO, ESTOQUE, MEDICAMENTOS, UTILIZAÇÃO, POSTERIORIDADE, CIRURGIA.
  • COMENTARIO, PESQUISA, AUTORIA, FOLHA DE S.PAULO, AVALIAÇÃO, QUALIDADE, UNIVERSIDADE, PAIS, ELOGIO, POSIÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFSE), ENFASE, PUBLICAÇÃO, ANUARIO, ECONOMIA, HOSPITAL ESCOLA, CRITICA, DETERIORAÇÃO, SAUDE PUBLICA, ENTE FEDERADO.

    O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco Social Democrata/PSDB - SE. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Sr. Presidente. Quero apenas fazer uma correção: vou falar pela Liderança do Bloco PSDB/DEM, para que não possamos ocupar o espaço do Senador Paulo Bauer.

    O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – Devidamente corrigido.

    O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco Social Democrata/PSDB - SE) – Obrigado.

    Sr. Presidente, nobre colega Senador pelo meu Partido, Senador Cássio Cunha Lima, Vice-Presidente desta Casa, Srªs e Srs. Senadores, todos os ouvintes da Rádio Senado, aqueles que estão nos assistindo nos diversos cantos do nosso País pela TV Senado e a todos que nos acompanham pelas redes sociais, obrigado pela audiência

    Sr. Presidente, antes de entrar no tema propriamente dito a que me propus falar nesta tarde, eu queria, neste dia especial, dia 27 de setembro, fazer um apelo e mandar um abraço para todos aqueles que, nos diversos cantos do nosso País, receberam algum tipo de transplante. Sr. Presidente, Senador Cássio, hoje, 27 de setembro, é o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

    O nosso País dá belíssimos exemplos em alguns cantos, e cito aqui o hospital que mais faz transplantes de rim no mundo, Senador Cássio Cunha Lima. O hospital que mais faz transplantes de rim no mundo não fica na Europa, não fica nos Estados Unidos, não fica na Ásia, mas fica no nosso País, fica em São Paulo: é o Hospital do Rim, é o Hospital da Fundação Oswaldo Ramos. Quero cumprimentar a todos os profissionais que lá trabalham, especialmente o grande médico e grande amigo Dr. Medina. Um forte abraço. Diariamente, Senador Cássio Cunha Lima, são feitos naquele hospital cerca de dois ou três transplantes, de manhã, de tarde e de noite, com uma equipe de prontidão.

    A você que recebeu algum órgão, felicitações. E aqui aproveito para fazer um apelo. Faço um apelo a você que está nos ouvindo ou a você que está nos assistindo: seja um doador também, seja um contribuidor para alguns brasileiros da devolução da vida e, sobretudo, da qualidade de vida.

    Senador Paim, quem recebe um rim como doação recebe não só a vida de forma qualificada devolvida, mas recebe a liberdade também. Ele paga por um crime que não cometeu. Mas, para se manter vivo, ele tem que estar, dia sim, dia não, ao lado de uma máquina de hemodiálise.

    Aproveito para fazer também uma súplica ao Ministério da Saúde. Já fiz isso, mas repito: que restabeleça, o quanto antes, os estoques de tacrolimo. Tacrolimo é um imunossupressor essencial para a manutenção da vida desses que receberam algum tipo de doação, Sr. Presidente. É extremamente essencial. Esse tipo de medicamento está faltando em diversos cantos do Brasil. É responsabilidade. Mas vi, no Ministério da Saúde, através da pessoa do Dr. Francisco, Secretário Executivo, uma vontade enorme de restabelecer os estoques. Que isso seja feito o quanto antes.

    Aproveito, mais uma vez, para mandar um abraço ao Sr. José Lúcio Alves da Costa, Presidente da Arcrese (Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Estado de Sergipe), que, ontem e hoje, faz o I Fórum de Renais Crônicos do meu Estado, lá na Universidade Tiradentes.

    Sr. Presidente, semana passada, foi divulgado o Ranking Universitário Folha, que é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012, cujo objetivo é medir a qualidade das universidades brasileiras em suas diferentes missões, partindo de metodologias utilizadas...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco Social Democrata/PSDB - SE) – ... em rankings internacionais, mas com o cuidado de fazer adaptações para a nossa realidade.

    Neste ranking, há duas vertentes: uma analisa as universidades; outra avalia os cursos de graduação, independentemente de serem oferecidos por universidades, centros universitários ou faculdades.

    No ranking, estão classificadas 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: primeiro, a pesquisa; segundo, a internacionalização; terceiro, a inovação; quarto, o ensino; e, quinto, o mercado.

    Já no ranking de cursos, é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como Administração, Direito e Medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Em cada classificação, foram considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco Social Democrata/PSDB - SE) – E foi com muita satisfação, Sr. Presidente, que vi a Universidade Federal de Sergipe figurar em 38º lugar entre as 195 instituições públicas e privadas do Brasil.

    Sabemos de todas as dificuldades pelas quais tem passado a Universidade Federal de Sergipe, dificuldades as quais tenho acompanhado de perto. E tenho trabalhado para a liberação dos empenhos e dos financeiros que ajudam o pleno funcionamento das atividades acadêmicas, a exemplo da construção do anexo do Hospital Universitário e da construção da Unidade Materno Infantil, que beneficiará também a população sergipana.

    E aqui, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de abrir um parêntese para falar da importância da construção do anexo do Hospital Universitário, já que, quando estiver em funcionamento, lá poderão ser realizados – entre outros procedimentos – exatamente os transplantes.

    Senador Cássio Cunha Lima, Sergipe não faz um transplante há mais de sete anos. E olhe que fomos o primeiro do Norte e Nordeste a fazer transplante de coração e transplante de rim. Testemunhei isso como estudante de Medicina.

    Aqui, no plenário desta Casa, já disse algumas vezes do meu orgulho de termos sido pioneiros em transplantes no Nordeste, como já disse, e, também, da minha tristeza por, há mais de sete anos, esse procedimento não ser realizado, não por falta de preparo técnico-científico das equipes, mas por descaso e total desrespeito daqueles que governam o nosso Estado.

    Enfim, na quinta-feira da semana passada, mais precisamente no dia 21 de setembro, o Jornal da Cidade publicou, em sua primeira página – abro aspas: "1.200 renais crônicos do Estado de Sergipe correm risco de morrer" – fecho aspas. E correm mesmo. Na matéria é colocado, de forma clara, que a situação enfrentada pelos portadores de doença renal crônica no Estado é grave em todos os aspectos, desde...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco Social Democrata/PSDB - SE) – ... a sua busca pelo diagnóstico da doença, até o pós-transplante, que tem que ser realizado em outro Estado.

    Termino já, Sr. Presidente.

    Atualmente, os 75 Municípios sergipanos contam com apenas quatro clínicas de hemodiálise, sendo três na capital e uma no interior. Desses mais de 1,2 mil pacientes renais crônicos, muitos, certamente, atendem às condições necessárias para o transplante e poderiam ser beneficiados por ele, abrindo vagas para os que aguardam pela terapia substitutiva.

    Sr. Presidente, lamentavelmente, o descaso com a saúde pública em Sergipe nos remete a uma situação de genocídio. Vejam, Srªs e Srs. Senadores, o que disse, revoltado, o Prof. José Lúcio Alves da Costa, Presidente da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Estado de Sergipe (Arcrese) – abro aspas: "O que falta é vergonha, porque dinheiro há. O Ministério da Saúde enviou para aqui, de 2012 até 2017, [mais de] R$120 milhões...

(Interrupção do som.)

    O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco Social Democrata/PSDB - SE) – ... para transplante e nefrologia. O que fizeram com [...] [esse dinheiro]?" – fecho aspas.

    Diante de toda essa situação, é imperativo que os transplantes voltem a ser realizados em Sergipe, e a conclusão da construção do anexo do Hospital Universitário certamente não dará conta sozinha de atender a toda a demanda, mas, com certeza, será uma esperança e um alento para os que aguardam na fila para esse tipo de procedimento.

    Voltando à Universidade Federal de Sergipe, Sr. Presidente, quero aqui agradecer ao Ministro Mendonça Filho, pela sua sensibilidade de ter ido a Sergipe, e ao Presidente Temer, por ter mandado os recursos necessários para a construção do anexo e, muito em breve, também, para a construção da maternidade da universidade.

    E gostaria de mencionar o brilhante trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa em Análise de Dados Econômicos, vinculado ao Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe. Refiro-me ao Anuário...

(Interrupção do som.)

    O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – Senador Amorim, eu vou encarecer a V. Exª para a conclusão de seu pronunciamento, porque nós temos outros oradores inscritos.

    Eu vou lhe conceder mais um minuto e peço a compreensão, porque, naturalmente, eu tenho que cumprir o regimento e peço que conclua sua fala.

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco Social Democrata/PSDB - SE) – O senhor sempre cumpre o Regimento, mas raramente o senhor me vê ultrapassar o tempo.

    E, por não ler tudo, vou pedir que o senhor dê como lida toda a nossa fala.

    Então, refiro-me ao Anuário Socioeconômico, cuja objetivo da publicação é apresentar, de forma sistemática, os dados de desempenho da economia e das demandas sociais que subsidiem a sua análise e as posições políticas para os setores pertinentes.

    Inclusive, Sr. Presidente, o Anuário Socioeconômico de 2017 aponta, no seu levantamento, que "os serviços de saúde, no que diz respeito ao tamanho, localização e gestão, não são suficientes para atender às demandas, e sua governança perde prestígio junto à opinião pública pelo uso indevido de seus recursos."

    Como se pode ver, contra fatos não há argumentos.

    No entanto, para finalizar, quero homenagear, por intermédio do Magnífico Reitor Angelo Roberto Antoniolli, os que fazem parte do corpo docente e discente, os funcionários técnico-administrativos e pessoal de apoio, enfim...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco Social Democrata/PSDB - SE) – ... todos aqueles, sem exceção, que, com dedicação e muito trabalho, fazem, apesar de todas as dificuldades, a Universidade Federal de Sergipe, a nossa universidade pública, ser reconhecida como uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil.

    Meus sinceros parabéns a todos os professores, a todos os mestres, a todos os funcionários, especialmente ao Prof. Angelo.

    Terminando, Sr. Presidente, obrigado pela sensibilidade. Desculpe-me, o senhor sabe que não é costumeiro eu ultrapassar o tempo.

DISCURSO NA ÍNTEGRA ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR EDUARDO AMORIM.

(Inserido nos termos do art. 203 do Regimento Interno.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/09/2017 - Página 16