Pela ordem durante a 154ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Críticas ao jornal Diário da Amazônia por ter publicado matéria falsa relacionada ao crime de estupro e assassinato de uma jovem mulher no estado de Rondônia.

Autor
Ivo Cassol (PP - Progressistas/RO)
Nome completo: Ivo Narciso Cassol
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
IMPRENSA:
  • Críticas ao jornal Diário da Amazônia por ter publicado matéria falsa relacionada ao crime de estupro e assassinato de uma jovem mulher no estado de Rondônia.
Publicação
Publicação no DSF de 12/10/2017 - Página 11
Assunto
Outros > IMPRENSA
Indexação
  • CRITICA, JORNAL, DIARIO DO AMAZONAS, MOTIVO, PUBLICAÇÃO, MATERIA, FALSIDADE, ASSUNTO, CRIME, ESTUPRO, HOMICIDIO, VITIMA, MULHER, JUVENTUDE, ACUSAÇÃO, POLITICO, AUSENCIA, SOLUÇÃO.

    O SR. IVO CASSOL (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Sr. Presidente.

    Eu só queria aproveitar a oportunidade.

    No último final de semana, o Diário da Amazônia, do meu Estado de Rondônia, publicou um retrato de crimes sem solução. E, quando o Diário da Amazônia publicou "crimes viram mistério e entram para as estatísticas de homicídios não resolvidos" e citou o nome aqui de uma jovem que foi estuprada, assassinada, ao mesmo tempo os criminosos, os estupradores e assassinos estão presos. O Diário da Amazônia coloca que é um crime sem solução e dizem que, de repente, por trás disso, há alguém político, no Estado de Rondônia, envolvido nessa morte.

    Eu quero deixar bem claro aos proprietários do Diário da Amazônia, do meu Estado de Rondônia, que esse crime foi resolvido e os bandidos estão presos, estão na cadeia. E, hoje, com a delação premiada que existe, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, esses criminosos, se tivessem alguém que fosse mandante, já teriam denunciado.

    Mas aqui eu quero fazer uma retrospectiva. Esse Diário da Amazônia, do Estado de Rondônia, que é de uma família de políticos, falta com a verdade.

    Eu quero voltar aqui para 1990. V. Exª, Sr. Presidente, e demais Senadores sabem do assassinato do Senador Olavo Pires. Na segunda-feira, agora, faz exatamente 27 anos do assassinato do Senador Olavo Pires, que, até hoje, é um mistério. Todos aqueles suspeitos, hoje, infelizmente, estão embaixo da terra, com sete palmos de terra. Todos os suspeitos foram assassinados. E por que não houve ninguém condenado? Por uma razão muito simples: os suspeitos foram assassinados porque havia alguém que tinha interesse nisso.

    Então, eu gostaria que o Diário da Amazônia, do meu Estado de Rondônia, já que se acha o paladino da moralidade, fizesse uma retrospectiva e colocasse por que o assassinato do Olavo Pires não foi resolvido até hoje. No caso da Naiara, os estupradores, os assassinos estão na cadeia, estão com pena. Portanto, se houvesse alguém por trás disso, estaria em público hoje. No caso do Olavo Pires, os suspeitos estão todos mortos, e os mandantes continuam soltos até hoje. Então, na segunda-feira, dia 16 de outubro, vai fazer 27 anos que um Senador da República, um Senador desta Casa foi assassinado, e a polícia do meu Estado e a Justiça Federal não conseguiram desvendar nem prender os verdadeiros culpados.

    Então, só queria fazer esse registro aqui, Presidente, para que o Diário da Amazônia, no meu Estado, fizesse uma retrospectiva também da vida do Senador Olavo Pires, pudesse fazer uma retrospectiva dos crimes não solucionados. Se há um crime não solucionado – aos diretores e proprietários do Diário da Amazônia –, com certeza, é a morte, o assassinato do Senador Olavo Pires, metralhado em frente à sua empresa, no segundo turno das eleições de 1990, quando ele seria eleito governador do Estado de Rondônia. As pesquisas o apontavam na frente. Ele era um Senador da República e, mesmo assim, não foi. Já no caso da Naiara, o próprio Diário da Amazônia, que citou o nome de pessoas como se fossem mandantes, foi autuado pela Justiça para repor mais de R$100 mil hoje corrigidos, e nem isso estão pagando por terem usado pessoas inocentes na frente disso.

    Então, só queria que fizesse este registro aqui: segunda-feira, dia 16 de outubro, 27 anos do assassinato do Senador Olavo Pires, e nada foi descoberto. Então, eu gostaria que o Diário da Amazônia fizesse isso para que a população acompanhasse os fatos reais e não o que eles criam para beneficiar um membro da política que faz parte aqui desta Casa como Senador da República.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/10/2017 - Página 11