Pela Liderança durante a 156ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração do dia nacional dos Professores, celebrado em 15 de outubro.

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Comemoração do dia nacional dos Professores, celebrado em 15 de outubro.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2017 - Página 18
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, PROFESSOR, IMPORTANCIA, VALORIZAÇÃO, CATEGORIA PROFISSIONAL, MELHORIA, CONDIÇÕES DE TRABALHO, INVESTIMENTO, QUALIDADE, EDUCAÇÃO, PAIS.

    O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RO. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nossos amigos que nos acompanham através da TV Senado e da Rádio Senado, nesse último domingo, nós comemoramos o Dia dos Professores.

    Já parabenizei os professores e as professoras através das redes sociais, e reforço aqui, no plenário do Senado, a mensagem de solidariedade, de apoio e de reconhecimento a esses profissionais que trabalham com amor, carinho e dedicação para levar conhecimento, educação e a esperança de um futuro melhor para nossos filhos e netos.

    Lembro-me, com pesar, da Profª Helley Batista, morta tragicamente no incêndio criminoso em Janaúba, Minas Gerais. Certamente, seu heroísmo e dedicação ficarão por muito tempo em nossas memórias. Ela deu a sua vida duas vezes: ao ensinar letras e números, propiciando uma vida cidadã aos meninos e meninas sob sua responsabilidade e, depois, ao tentar salvá-los daquele incêndio terrível.

    O que precisamos é reconhecer todos os professores como heróis vivos e imortais.

    Como já dizia Rubem Alves, psicanalista e educador: "Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais..."

    O ofício de ensinar, que torna o professor imortal, revela a importância inquestionável da educação e do educador, sendo que um dia só é pouco para homenageá-lo. A homenagem aos nossos professores e a valorização deles precisam ser permanentes.

    Não pode haver dúvida de que a docência merece e deve ser celebrada por toda a sociedade brasileira. O professor é aquele que enfrenta cotidianamente inúmeros desafios para garantir o direito fundamental e constitucional de educação escolar a nossas crianças, adolescentes, jovens.

    Para comemorarmos adequadamente essa data, precisamos, de forma inequívoca e imediata, devolver aos nossos professores o respeito e o valor que merecem. Sabemos que não é fácil. A violência está presente nas salas de aulas; é pequena a valorização financeira e social; a indisciplina dos alunos aumenta; a escola assume papeis que são da família e de outras instituições, e por aí vai.

    Já vimos avanços: a tecnologia a serviço da sala de aula, um maior compartilhamento das boas práticas e mais possibilidades de formação. No entanto, ainda é necessária a efetivação de uma remuneração adequada e atraente; uma política estimulante de carreira; uma formação inicial de qualidade e continuada; escolas com bibliotecas e laboratórios; número adequado de alunos por sala de aula, entre outras demandas necessárias para melhorarmos o ensino no nosso País.

    Se quisermos colocar a educação a serviço do progresso da Nação em todos os sentidos, devemos eleger como prioridade absoluta a valorização do professor, o que passa necessariamente por remuneração adequada.

(Soa a campainha.)

    O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RO) – Isso tem que ser prioridade nacional, pois, sem professores adequadamente formados e remunerados, jamais conseguiremos superar esse atraso. Sem professores, aliás, não se constrói nada, nem médicos, nem engenheiros, nem advogados, nem nações. É preciso dar a eles as melhores condições de trabalho, se é que queremos construir alguma coisa, se é que queremos que o Brasil se transforme em uma Nação digna, onde todos possam viver em paz.

    Sabemos, portanto, o que querem nossos mestres e o que fazer. Resta nos empenharmos, incansavelmente, para que isso aconteça. Resta nos empenharmos para não precisarmos mais, em dia de comemoração...

(Soa a campainha.)

    O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RO) – ... falar sobre o sofrimento dos nossos professores, e, sim, celebrarmos alegremente uma profissão tão importante como essa.

    Que os professores possam, como insiste Rubem Alves, ensinar a felicidade!

    Aos professores e professoras, meu respeito, minha admiração e minha gratidão.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2017 - Página 18