Discurso durante a 157ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca de agenda cumprida por S. Exª em Roma na Itália.

Defesa do desenvolvimento do turismo religioso e cultural no Rio Grande do Norte (RN).

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Considerações acerca de agenda cumprida por S. Exª em Roma na Itália.
TURISMO:
  • Defesa do desenvolvimento do turismo religioso e cultural no Rio Grande do Norte (RN).
Publicação
Publicação no DSF de 19/10/2017 - Página 42
Assuntos
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Outros > TURISMO
Indexação
  • COMENTARIO, ATIVIDADE POLITICA, ORADOR, LOCAL, ROMA, PAIS ESTRANGEIRO, ITALIA, REFERENCIA, PARTICIPAÇÃO, CERIMONIA, IGREJA CATOLICA, HOMENAGEM, MORTO, ORIGEM, MUNICIPIO, CANGUARETAMA (RN), SÃO GONÇALO DO AMARANTE (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN).
  • DEFESA, INVESTIMENTO, GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL, GOVERNO MUNICIPAL, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, TURISMO, CRENÇA RELIGIOSA, NATUREZA CULTURAL, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), REGISTRO, APROVAÇÃO, COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO, EMENDA, OBJETO, PROJETO, INTEGRAÇÃO, BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO.

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Senador Paim, que ora preside os trabalhos, Deputada Benedita, que já foi Senadora também, agradeço à Senadora Regina pela permuta.

    Srs. Senadores, Srªs Senadoras, telespectadores, ouvintes da Rádio Senado, quem nos acompanha pelas redes sociais, quero primeiro aqui fazer o registro da viagem que fiz, neste fim de semana, a Roma. Essa viagem, diga-se de passagem, apesar de eu ter ido em missão oficial, Senadora Regina, e, portanto, representando o Senado Federal, eu a fiz sem nenhum custo para a instituição legislativa à qual pertenço, que é o Senado da República.

    Quero aqui dizer que foi com muita honra e – por que não dizer? – com muita emoção que participei, neste último domingo, representando o Senado Federal, da canonização dos 30 mártires potiguares massacrados pelos holandeses em 1645. Os 30 mártires de Cunhaú e Uruaçu – nomes das localidades que hoje correspondem a Canguaretama e São Gonçalo do Amarante, lá no meu querido Rio Grande do Norte – foram os únicos mortos identificados de um total de 150 vítimas que foram cruelmente assassinadas em razão da intolerância religiosa por parte daqueles que à época invadiram nossas terras. Foi por isso que na solenidade – claro, presidida pelo Papa Francisco – o Papa reconheceu apenas esses 30 mártires como santos neste último domingo; mas a memória dos outros companheiros anônimos deve estar sempre viva para nós por sua coragem, sua bravura e, especialmente, por seu exemplo de fé.

    Para quem não conhece essa triste história, as mortes aconteceram em retaliação àqueles que teimavam em prosseguir na fé católica, recusando-se a se converterem ao protestantismo, religião dos holandeses que chegaram às nossas terras no ano de 1630.

    No dia 16 de julho de 1645, 200 soldados holandeses, com ajuda de indígenas, trancaram, na Capela Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, o Padre André de Soveral e 70 fiéis que assistiam à missa de domingo e os mataram. Menos de três meses depois, em 3 de outubro, o Padre Ambrósio Francisco Ferro e mais 80 pessoas, incluindo crianças e até um bebê de dois meses, foram despidos e assassinados às margens do Rio Uruaçu.

    A selvageria daqueles que diziam agir em nome da fé foi tanta que arrancaram pelas costas o coração de uma das vítimas, Mateus Moreira, enquanto ele corajosamente repetia a frase: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento." Repito: que grau de selvageria! O Sr. Mateus Moreira, uma das vítimas, um dos mártires, teve o seu coração arrancado pelas costas. Mesmo assim, a fé de Mateus era tão, tão forte, tão bonita, que ele, sendo atacado, repetia: "Louvado seja Deus, o Santíssimo Sacramento."

    Desde 2007, a data de 3 de outubro é feriado no Rio Grande do Norte em homenagem a esses mártires potiguares.

    Não é à toa que a Praça de São Pedro, no Vaticano, onde se deu a belíssima solenidade de canonização dos mártires, no último domingo, estava lotada com mais de 35 mil pessoas, entre as quais cerca de 400 potiguares, que participaram da celebração da missa rezada pelo Santo Padre Papa Francisco.

    Estiveram presentes lá, Senador Paim, toda a nossa igreja, tendo à frente o clero lá de Natal, tendo à frente o Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, os padres, enfim, todo o clero do Rio Grande do Norte, padres, leigos, fiéis. Contamos lá também com a presença ilustre do Presidente da CNBB Dom Sérgio da Rocha, e de Dom Leonardo, que também lá esteve. Dom Sérgio, inclusive, rezou uma missa de ação de graças na segunda-feira, na capela da Basílica de São Pedro. Faziam parte também da comitiva a representação da nossa Bancada Federal, o Governador do Estado, os Prefeitos de Natal, de São Gonçalo do Amarante, bem como lá de Canguaretama, e os fiéis – a presença mais expressiva era dos fiéis, comunidade católica lá do Rio Grande do Norte.

    Enfim, todos nós, repito, estávamos tomados pela emoção que foi ver, depois de tanta luta, depois de séculos, este sonho se tornar realidade: a canonização dos nossos mártires merecidamente.

    Foram três dias de comemorações. No sábado, véspera da canonização, Dom Jaime, nosso Arcebispo de Natal, celebrou uma missa no Colégio Pio X. Na segunda feira, como aqui já falei, tivemos outra missa, celebrada pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, Presidente da CNBB – essa missa foi na Basílica de São Pedro.

    Quero ainda aqui destacar a emoção que foi ver a Camerata de Vozes do meu Rio Grande do Norte, um grupo da Fundação José Augusto, embelezando mais ainda as comemorações com as suas vozes. O coro foi regido pelo nosso maestro, Monsenhor Pedro Ferreira. Enfim, foi um momento muito lindo.

    Quero aqui parabenizar a Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte. Foi lindo! Vocês proporcionaram um dos momentos de mais rara beleza e emoção: o canto da Camerata, sob a regência do Monsenhor Pedro Ferreira, homenageando esse momento de canonização dos nossos mártires, um momento muito singular para o Brasil e, em especial, para o nosso Estado, o Rio Grande do Norte.

    Quero aqui ainda destacar que, na cerimônia de canonização, o Papa Francisco, mais uma vez, demonstrou a sua preocupação com os problemas da atualidade, ao convocar uma assembleia de Bispos do Brasil e de outros países da América Latina, Senadora Regina, para debater a situação da Amazônia. Já tem data, inclusive, prevista: o encontro será em outubro de 2019, no Vaticano. Essa iniciativa do Papa Francisco vem exatamente na direção de alertar o mundo, cada vez mais, sobre a crise que enfrentamos na questão do meio ambiente.

    Quero ainda aqui acrescentar, Sr. Presidente, que, no que diz respeito aos mártires canonizados agora, a lista dos novos santos inclui 25 homens e 5 mulheres, sendo que 16 deles eram adultos, 12 jovens e 2 crianças, incluindo aí o bebê de dois meses de idade, ao qual já me referi. Mateus Moreira e companheiros nos deixaram o precioso exemplo de perseverança, daqueles que são capazes de dar a própria vida pelo que acreditam.

    A canonização desses mártires nos inspira, pela história de vida deles, a lutar cada vez mais pela construção de um mundo com diálogo, com paz, com solidariedade, dignidade e justiça.

    Nas palavras do Padre Julio César Souza Cavalcanti, responsável por encaminhar a canonização dos mártires na Arquidiocese de Natal, a grande mensagem com a canonização – e que eu considero que é muito útil nos dias de hoje, no momento inclusive de intolerância, de crescimento da agressividade que o País atravessa – é, abro aspas: "A grande mensagem é de reconhecer que, mesmo pensando diferente, seja em qualquer campo, devemos sempre respeitar o outro e jamais destruir alguém, de nenhum modo" – fecho aspas. Faço minhas as palavras do Padre Julio César.

    Por sinal, quero aqui também, em nome de Padre Julio César, parabenizar o trabalho dedicado, incessante da Igreja Católica do meu Estado, tendo à frente Dom Jaime. Mas quero aqui mencionar também o trabalho dos outros bispos, como Dom Heitor de Araújo Sales e outros, para que esse sonho da canonização dos nossos mártires se realizasse. A todos eles, as nossas mais justas homenagens, repito, pelo tanto que lutaram para que esses mártires fossem reconhecidos como santos, o que aconteceu exatamente no último domingo.

    O dia 15 de outubro, Sr. Presidente, que já é um dia especial para nós, brasileiros, porque afinal de contas é o Dia dos Professores, agora ficará marcado para sempre como um momento muito singular, um momento histórico para o Brasil e, especialmente, para o Rio Grande do Norte, pelo reconhecimento do belo exemplo que os mártires deixaram na defesa da justiça e da dignidade, na defesa da luta por um mundo com paz, diálogo, solidariedade, dignidade e justiça.

    Mas a canonização representa bem mais do que o fortalecimento da fé cristã. Ela também contribui, claro, para o desenvolvimento turístico e cultural do meu Estado e do Brasil, na medida em que, sem dúvida nenhuma, a canonização dos mártires vai contribuir para incentivar o fluxo dos fiéis ao nosso Estado.

    Por isso, quero aqui neste momento dizer que cabe ao Governo do Estado e às prefeituras dos Municípios envolvidos, bem como ao Governo Federal, tratar essa questão do turismo religioso e cultural lá do nosso Estado com toda prioridade.

    Para tanto, o que é preciso fazer, Senadora Regina, é se aliar à Igreja Católica, que já tem projetos e mais projetos para dotar tanto São Gonçalo quanto Canguaretama – e, portanto, o Rio Grande do Norte – de uma infraestrutura do ponto de vista turístico adequado. Isso permitirá que nós possamos promover cada vez mais o turismo religioso, o turismo cultural e, com isso, trabalhar para a divulgação e conscientização do valor cultural e religioso que têm os acontecimentos de Cunhaú e Uruaçu, que chegam a essa fase especial, que foi a canonização, no último domingo, celebrada pelo Papa Francisco.

    Quero, inclusive, dizer ao Senador Eunício, que acaba de chegar, Presidente da nossa Casa, que foi com muita honra, alegria e emoção que representei o Senado Federal na solenidade de domingo, na Basílica de São Pedro, presidida pelo Santo Papa Francisco, quando houve a canonização dos mártires de Uruaçú e de Cunhaú.

    E quero aqui, mais uma vez, dizer que esses acontecimentos entram agora não só para a história do meu Estado, o Rio Grande do Norte, mas a canonização dos mártires entra para a história do Brasil.

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Por isso, Senador Eunício, é preciso que sejam conhecidos, para que o Brasil cada vez mais se inspire no testemunho, no exemplo de fé, de coragem, de amor ao próximo, que foi a vida e a trajetória dos mártires de Uruaçu e de Cunhaú.

    Eu vou apresentar ainda hoje também, Senador Eunício, o voto de aplauso, porque considero que é oportuno que todo o Senado Federal possa, através desse voto de aplauso à Igreja Católica lá do nosso Estado, se associar a este sentimento de emoção e de alegria que o Rio Grande do Norte...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... neste exato momento com a canonização dos nossos mártires.

    Por fim, Senador Eunício, eu quero aqui também só dar conhecimento de que, na condição de Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, nós aprovamos hoje as emendas de comissão. E quero aqui dizer da minha alegria. Todas as emendas foram voltadas, evidentemente, para o desenvolvimento regional, para a promoção do turismo, até porque esse é o foco da nossa comissão. Aprovamos emendas na área do saneamento, na área da segurança hídrica, na área também do fortalecimento da agricultura familiar, entre outras. Eu quero aqui agradecer a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, que teve muita sensibilidade e acolheu uma sugestão de nossa autoria, quando, portanto, conseguimos aprovar uma emenda destinada ao projeto de integração das Bacias do São Francisco, mas com uma destinação específica, que é viabilizar...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Agradeço a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, repito, que aprovou uma emenda de nossa autoria destinada ao projeto de integração das Bacias do São Francisco, Eixo Norte, com uma destinação específica, que é viabilizar a construção do ramal Piranhas-Açu-Apodi-Mossoró. E, com isso, nós garantirmos que, quando as águas do São Francisco adentrarem o Rio Grande do Norte, depois que chegarem ao Ceará e à Paraíba, elas possam contemplar exatamente o Estado como um todo.

    Continuamos empenhados agora junto à Bancada federal do meu Estado para que destine, das duas emendas impositivas a que tem direito, uma também para o ramal do Apodi. Com isso, nós vamos garantir, através da Comissão de Desenvolvimento Regional, já a rubrica no Orçamento e, com a emenda impositiva através da Bancada estadual, nós vamos garantir os recursos...

(Interrupção do som.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/10/2017 - Página 42