Discurso durante a 157ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de aplauso à Arquidiocese de Natal (RN) pelo trabalho realizado para a canonização de mártires do Rio Grande do Norte.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
RELIGIÃO:
  • Voto de aplauso à Arquidiocese de Natal (RN) pelo trabalho realizado para a canonização de mártires do Rio Grande do Norte.
Publicação
Publicação no DSF de 19/10/2017 - Página 75
Assunto
Outros > RELIGIÃO
Indexação
  • VOTO DE APLAUSO, ARQUIDIOCESE, MUNICIPIO, NATAL (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), MOTIVO, TRABALHO, OBJETIVO, HOMENAGEM, MORTO, ORIGEM, CANGUARETAMA (RN), SÃO GONÇALO DO AMARANTE (RN), CERIMONIA, IGREJA CATOLICA, ROMA, PAIS ESTRANGEIRO, ITALIA.

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Sem revisão da oradora.) – Senador Eunício, eu quero, com base nos termos do art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal, apresentar um voto de aplauso à arquidiocese da cidade de Natal, lá no meu querido Rio Grande do Norte, pelo trabalho realizado para a canonização dos chamados 30 mártires do Rio Grande do Norte, em cerimônia realizada neste último domingo que foi presidida por Sua Santidade o Papa Francisco, lá no Vaticano, agora, no último domingo, dia 15 de outubro.

    Acrescentando aqui, Sr. Presidente, na justificativa, que o dia 15 de outubro, o último domingo, entrará para a história da Igreja Católica brasileira e para toda a população com fé católica, principalmente a do Rio Grande do Norte, porque, neste dia, no Vaticano, Sua Santidade o Papa Francisco canonizou os chamados 30 mártires do Rio Grande do Norte, em uma concorrida cerimônia religiosa realizada na Praça de São Pedro, prestigiada por mais de 35 mil pessoas. Foi um evento, como eu já disse, marcado pela fé, por muita emoção e pela celebração da história de vida desses mártires, mulheres e homens simples que deram suas vidas na defesa da expressão de sua fé, da solidariedade, da justiça e da dignidade das pessoas.

    Os 30 mártires de Cunhaú e Uruaçu foram os únicos identificados, de um total de 150 pessoas assassinadas, em 1645, na Capitania do Rio Grande do Norte, durante a invasão holandesa, no século XVII, por não renunciarem à fé católica.

    A celebração, Sr. Presidente, da qual tive a honra de participar, representando inclusive V. Exª, representando o Senado Federal, contou com a participação de cerca de 400 potiguares. Entre eles, autoridades civis, autoridades da Igreja Católica, a exemplo do Presidente da CNBB, D. Sérgio da Rocha; do Arcebispo Metropolitano de Natal, D. Jaime Vieira da Rocha; dezenas de padres, como o Padre Murilo; e centenas de fiéis católicos do Rio Grande do Norte e de todo o mundo.

    Por isso, Sr. Presidente, considero oportuno que o Senado Federal aprove esse voto de aplauso à Igreja Católica do meu Estado, pelo quanto a canonização desses mártires nos inspira a lutar, cada vez mais, pela construção de um mundo mais tolerante às diferenças e por um mundo, Senador Eunício, com diálogo, com solidariedade, com justiça e com dignidade.

    É esse, portanto, o voto de aplauso que apresentamos à Mesa e ao Plenário da nossa Casa.

    Obrigada, Senador Eunício.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/10/2017 - Página 75