Discurso durante a 15ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Abertura da Sessão Solene destinada a comemorar os 45 anos de fundação da Rede Amazônica.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Abertura da Sessão Solene destinada a comemorar os 45 anos de fundação da Rede Amazônica.
Publicação
Publicação no DCN de 20/09/2017 - Página 28
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO SOLENE, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, REDE DE TELECOMUNICAÇÕES, REGIÃO AMAZONICA.

      CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ  REDAÇÃO FINAL

      Número Sessão: 015.3.55.N  Tipo: Solene - CN

      Data: 19/09/2017  Montagem: 5199


      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

      Declaro aberta a sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar os 45 anos de fundação da Rede Amazônica.

     Esclareço que esta é uma sessão do Congresso Nacional -- não somente do Senado Federal, nem somente da Câmara dos Deputados --, de autoria do Senador Omar Aziz e do Deputado Pauderney Avelino.

      Convido para compor a Mesa o requerente desta sessão no Senado Federal, Senador Omar Aziz, e na Câmara dos Deputados, Deputado Pauderney Avelino; o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; o Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações -- ANATEL, Juarez Quadros, que também já foi Ministro das Comunicações; o Presidente da Rede Amazônica, Phelippe Daou Júnior; o Diretor-Geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão -- ABERT, Luis Roberto Antonik.

      Composta a Mesa, convido todos para, em posição de respeito, cantarmos o Hino Nacional, ao som de vídeo produzido pela Rede Amazônica.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.) (Palmas.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Ao declarar aberta a sessão solene conjunta do Congresso Nacional para a comemoração dos 45 anos de fundação da Rede Amazônica, eu gostaria de dizer que o Brasil, por se constituir um país de dimensões continentais, sempre se familiarizou com histórias de pioneiros a desbravar caminhos que outros não acreditavam possíveis ou imagináveis.

      Coragem, determinação, imaginação, ousadia e experimentação visionária são predicados que a eles se associam, todos presentes nos fundadores da Rede Amazônica, Dr. Phelippe Daou, Milton de Magalhães Cordeiro e Joaquim Margarido, a quem deixamos nossa homenagem póstuma nesta sessão solene.

      Quando a Rede se constituiu, nos idos da década de 70, é preciso lembrar que os conteúdos de mídia produzidos sobre a Amazônia eram quase todos externos. A percepção dos problemas amazônicos era sempre filtrada pela visão dos que habitavam fora dela.

      Com a criação da Rede Amazônica, a realidade e o cotidiano daqueles brasileiros romperam as fronteiras da floresta. O desenvolvimento das tecnologias da informação propiciou que a Rede realizasse o seu maior projeto: fazer com que os lugares mais inalcançáveis da Amazônia pudessem mostrar a sua visão dos fatos ou, até melhor, publicassem os seus próprios fatos.

      Qual é, senhoras e senhores, o maior significado dessa grande obra da Rede Amazônica? Eu mesmo respondo com absoluta segurança: o fortalecimento da cidadania dos povos amazônicos.

      Por isso, eu quero aproveitar este momento em que presido esta solenidade para destacar dois importantes Parlamentares, os signatários do requerimento para que esta sessão pudesse se realizar, um representando a Câmara dos Deputados, Deputado Pauderney Avelino, e o outro representando o Senado Federal, nosso companheiro, Senador Omar Aziz. Faço isso sem demérito aos demais que, na sequência, com certeza, falarão para exaltar o feito dessa importante rede de comunicação que ajuda o Brasil a se desenvolver e a se informar.

      Quero parabenizar os Parlamentares das bancadas dos Estados da Amazônia pela realização desta sessão solene conjunta do Congresso Nacional para a comemoração dos 45 anos de fundação da Rede Amazônica.

      Quero pedir perdão aos autores do requerimento e aos Parlamentares da Amazônia por não ficar aqui até o final, porque tenho que ir agora para posse no Conselho Nacional de Justiça -- CNJ.

      Passo a palavra ao primeiro signatário, Senador Omar Aziz.




Este texto não substitui o publicado no DCN de 20/09/2017 - Página 28