Discurso durante a 142ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogio ao desempenho da Universidade Federal de Sergipe, segundo o Ranking Unviersitário Folha.

Autor
Eduardo Amorim (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SE)
Nome completo: Eduardo Alves do Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Elogio ao desempenho da Universidade Federal de Sergipe, segundo o Ranking Unviersitário Folha.
Publicação
Publicação no DSF de 28/09/2017 - Página 115
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • COMENTARIO, PESQUISA, AUTORIA, FOLHA DE S.PAULO, AVALIAÇÃO, QUALIDADE, UNIVERSIDADE, PAIS, ELOGIO, POSIÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFSE), ENFASE, PUBLICAÇÃO, ANUARIO, ECONOMIA, HOSPITAL ESCOLA, CRITICA, DETERIORAÇÃO, SAUDE PUBLICA, ENTE FEDERADO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SECRETARIA DE REGISTRO E REDAÇÃO PARLAMENTAR - SERERP

COORDENAÇÃO DE REDAÇÃO E MONTAGEM - COREM

27/09/2017


    O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco Social Democrata/PSDB - SE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, ouvintes da Rádio Senado, espectadores da TV Senado, todos que nos acompanham pelas redes sociais,

    Na semana passada foi divulgado o Ranking Universitário Folha, que é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012 e, cujo objetivo é medir a qualidade das Universidades brasileiras em suas diferentes missões, partindo de metodologias utilizadas em rankings internacionais, mas com o cuidado de fazer adaptações para a nossa realidade.

    Neste ranking há duas vertentes, uma analisa as universidades, outra avalia os cursos de graduação, independentemente de serem oferecidos por universidades, centros universitários ou faculdades.

    No ranking, estão classificadas 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

    Já no ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como administração, direito e medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Em cada classificação foram considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

    E foi com muita satisfação, Senhor Presidente, que vi a Universidade Federal de Sergipe figurar em 38° (trigésimo oitavo) lugar entre as 195 instituições públicas e privadas de ensino.

    Sabemos de todas as dificuldades pelas quais tem passado a Federal de Sergipe. Dificuldades às quais tenho acompanhado de perto e trabalhado para liberação dos empenhos e dos financeiros, que ajudam o pleno funcionamento das atividades acadêmicas. A exemplo da construção do anexo do Hospital Universitário e da construção da Unidade Materno Infantil, que beneficiará, também, a população sergipana.

    E aqui, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de abrir um parêntese para falar da importância da construção do anexo do Hospital Universitário, já que quando estiver em funcionamento, lá poderá ser realizado - entre outros procedimentos - transplantes.

    Aqui, no Plenário desta Casa, já disse algumas vezes do meu orgulho de termos sido pioneiros em transplantes no Nordeste e, também, da minha tristeza por, há mais seis anos, esse procedimento não ser realizado, não por falta de preparo técnico-científico das equipes médicas, mas pelo descaso e desrespeito dos que governam nosso Estado.

    Enfim, na quinta-feira da semana passada, mais precisamente no dia 21 de setembro, o Jornal da Cidade publicou em sua primeira página "1.200 renais crônicos do Estado de Sergipe correm risco de morrer". Na matéria é colocada, de forma clara, que a situação enfrentada pelos portadores de DRC, no Estado é grave em todos os aspectos, desde a busca pelo diagnóstico da doença, até o pós-transplante que tem que ser realizado em outro Estado.

    Atualmente, os 75 municípios sergipanos contam com apenas quatro clínicas de hemodiálise, sendo três na capital e uma no interior. Desses mais de 1.200 pacientes renais crônicos, muitos, certamente, atendem às condições necessárias para o transplante e poderiam ser beneficiados por ele, abrindo vagas para os que aguardam pela terapia substitutiva.

    Sr. Presidente, lamentavelmente, o descaso com a saúde em Sergipe nos remete a uma situação de genocídio. Vejam Senhoras e Senhores Senadores o que disse, revoltado, o professor José

    Lúcio Alves da Costa, presidente da Associação de renais Crônicos e Transplantados do Estado de Sergipe (Arcrese): "O que falta é vergonha, porque dinheiro há. O Ministério da Saúde enviou para aqui, de 2012 até 2017, R$120 milhões para transplante e nefrologia. O que fizeram com essa verba?"

    Diante de toda essa situação, é imperativo que os transplantes voltem a ser realizados em Sergipe e a conclusão da construção do anexo do Hospital Universitário, certamente não dará conta sozinhos de atender a toda a demanda, mas com certeza será uma esperança e um alento para os que aguardam na fila para esse tipo de procedimento.

    Voltando à Universidade Federal de Sergipe, gostaria de mencionar o brilhante trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa em Análise de Dados Econômicos, vinculado ao Departamento de Economia da UFS. Refiro-me ao Anuário Socioeconômico de Sergipe, que é uma publicação cujo objetivo é apresentar, de forma sistemática, dados de desempenho da economia e das demandas sociais, que subsidiem a análise dos mesmos e proposição de políticas para os setores pertinentes.

    Inclusive, Sr. Presidente, o Anuário Socioeconômico 2017 aponta, no seu levantamento que:

Os serviços de saúde, no que diz respeito ao tamanho, localização e gestão, não são suficientes para atender às demandas, e sua governança perde prestígio junto à opinião pública pelo uso indevido de seus recursos.

    Como se pode ver, contra fatos não há argumentos.

    No entanto, para finalizar, quero homenagear por intermédio do Magnífico Reitor, Ângelo Roberto Antoniolli, os que fazem parte do corpo docente e discente, funcionários técnico-administrativo e pessoal de apoio, enfim, todos, sem exceção, que com dedicação e muito trabalho fazem - apesar de todas as dificuldades - a Universidade Federal de Sergipe ser reconhecida como uma das melhores instituições de ensino superior do País. Meus sinceros parabéns a todos vocês.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/09/2017 - Página 115