Pela Liderança durante a 160ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao Ministério dos Transportes pela edição de portaria autorizando o aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, a realizar voos interestaduais de longo curso.

Autor
Antonio Anastasia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Antonio Augusto Junho Anastasia
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
TRANSPORTE:
  • Críticas ao Ministério dos Transportes pela edição de portaria autorizando o aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, a realizar voos interestaduais de longo curso.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2017 - Página 52
Assunto
Outros > TRANSPORTE
Indexação
  • CRITICA, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), MOTIVO, PORTARIA, AUTORIZAÇÃO, AEROPORTO, LOCAL, BELO HORIZONTE (MG), REALIZAÇÃO, VOO, OPERAÇÃO INTERESTADUAL, PREJUIZO, SEGURANÇA.

    O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Social Democrata/PSDB - MG. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Muito obrigado.

    Queria indagar a V. Exª se V. Exª vai me conceder o mesmo tempo do eminente Presidente Renan Calheiros, o que seria, inclusive, o critério mais justo. Mas não vou precisar de tanto.

    O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. PMDB - MA) – Não, mas quem concedeu foi o Plenário. Eu consultei o Plenário.

    O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Social Democrata/PSDB - MG) – O senhor foi muito hábil. O senhor pode ficar tranquilo, porque eu serei extremamente econômico no tempo, até porque quero ouvir, logo depois, a Senadora Marta e a Senadora Fátima Bezerra.

    Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, o que me traz à tribuna, neste momento, é na realidade um assunto grave, tendo em vista que acredito de maneira muito firme, Sr. Presidente, que não há possibilidade de haver desenvolvimento sem planejamento. Hoje, lamentavelmente, o Governo Federal adotou uma medida extremamente equivocada, extremamente danosa e prejudicial ao Estado de Minas Gerais. O Governo Federal, nesse equívoco, nesse erro, autoriza, por portaria do Ministro dos Transportes, a utilização, para voos interestaduais de longo curso, o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.

    Saibam as senhoras e os senhores que nos acompanham pela TV Senado e pela Rádio Senado que durante quase 20 anos nós, em Minas Gerais, trabalhamos de maneira árdua para dotar o terminal do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, das condições ideais para ser o que é hoje: um dos melhores aeródromos do Brasil, colocado como hub de companhias aéreas, e servindo a diversos voos internacionais. Lamentavelmente, esse sentimento não foi compartilhado por esse ato do Governo, que, rompendo contrato – repito, rompendo contrato de concessão – com a empresa que administra Confins, autoriza a volta de voos para o Aeroporto da Pampulha. Isso é muito grave, porque significará que, na medida em que não temos em Belo Horizonte ainda movimento aéreo suficiente para sustentar dois aeroportos, levaremos à precariedade de tudo aquilo que foi objeto de um rigoroso trabalho de planejamento para dotar Minas de um aeroporto de porte internacional, como hoje é Confins. Perderemos as conexões internacionais. Perderemos, certamente, muitos voos que partem de Belo Horizonte para outras regiões do Brasil. São graves as consequências desse ato, a meu ver, tomado de maneira completamente desatinada.

    Pior ainda: o noticiário informa que a base para essa decisão não foi técnica. Aliás, em maio deste ano, por portaria também do Ministro dos Transportes, com base em decisão do Conselho de Aviação Civil, houve a publicação – com considerandos, justificativas –, de maneira muito clara demonstrando como não poderia haver esse tipo de voo da Pampulha, inclusive pela segurança do aeroporto. Esses motivos não foram reanalisados agora. Ao contrário, a portaria de hoje, Sr. Presidente, é lacônica: ela simplesmente revoga a anterior. Isso é gravíssimo, e demonstra, de fato, a seguinte indagação: o que levou, o que motivou o Governo a fazer esse ato? Porque não há lastro técnico apontado pelo Conselho e pelo Ministério para fazê-lo. Oxalá que não haja problemas de segurança no futuro e que as autoridades que tomaram essa medida grave neste momento não se arrependam, caso ocorra algum tipo de incidente aéreo no Aeroporto da Pampulha, que não comporta, pelo seu tamanho, pelo fato de estar inserido em área densamente povoada, voos de longa duração e de aviões de grande porte.

    É muito triste acompanhar isso. Tomaremos medidas de natureza legal e judicial para...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Social Democrata/PSDB - MG) – ... evitar que isso ocorra. Daí porque esse registro é feito. Todo o planejamento realizado ao longo de anos pode ser colocado em risco.

    E mais que isso: espero que esse ato não corresponda, Sr. Presidente, ao ato realizado pelo governo passado, quando a então Presidente rompeu os contratos elétricos e causou grandes prejuízos à Cemig. Estamos diante exatamente da mesma situação. Os contratos estão sendo rompidos.

    E aqui indago ao Governo com qual autoridade moral os aeroportos colocados hoje em licitação serão adquiridos em concessão pelo setor privado, na medida em que a garantia dada de que os voos seriam todos feitos em Confins não está sendo realizada, ou seja, o contrato também não está sendo respeitado. Perde-se completamente, volto a dizer, a autoridade moral para privatização dos novos terminais. É com tristeza...

    O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Social Democrata/PSDB - MG) – V. Exª me permite um aparte, Sr. Senador?

    O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Social Democrata/PSDB - MG) – Pois não, Senador Aécio Neves, com todo o prazer.

    O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Social Democrata/PSDB - MG) – Sr. Senador Antonio Anastasia, V. Exª...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Social Democrata/PSDB - MG) – Sr. Senador Antonio Anastasia, V. Exª traz hoje à tribuna do Senado...

    O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. PMDB - MA) – Por gentileza, Senador, neste momento, não há possibilidade do aparte, lamentavelmente. Ele fala pela Liderança.

    O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Social Democrata/PSDB - MG) – Eu vou pedir, então, a V. Exª que, na sequência, pela ordem...

    O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. PMDB - MA) – Em seguida, em seguida, V. Exª...

    O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Social Democrata/PSDB - MG) – Apenas pela relevância do tema, que importa muito a todos os mineiros. Obrigado, Senador.

    O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. PMDB - MA) – Concluindo, Senador.

    O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Social Democrata/PSDB - MG) – Eu já concluo, Sr. Presidente, contando com a boa vontade de V. Exª, que hoje está muito generosa, haja vista aquele que me precedeu.

    De fato, concluindo, reitero o equívoco do Governo Federal. Faço votos de que o Governo reflita nas próximas horas e volte atrás, porque, do contrário, tenho certeza de que o arrependimento será grande, a insegurança será grande, e o projeto de concessão de novos terminais será colocado em risco, pois o próprio Governo não tem honrado a sua palavra. Com isso, concluo aqui esta minha intervenção...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Social Democrata/PSDB - MG) – ... rogando, de fato, para que o Governo reveja essa decisão.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2017 - Página 52