Pela ordem durante a 160ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de reunião das prefeituras municipais do Estado do Rio Grande do Norte e defesa de apoio financeiro do Governo Federal.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
GOVERNO MUNICIPAL:
  • Registro de reunião das prefeituras municipais do Estado do Rio Grande do Norte e defesa de apoio financeiro do Governo Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2017 - Página 62
Assunto
Outros > GOVERNO MUNICIPAL
Indexação
  • COMENTARIO, REUNIÃO, PREFEITO, MUNICIPIOS, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), APREENSÃO, SITUAÇÃO, CRISE, ECONOMIA.
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, APOIO, RECURSOS FINANCEIROS.

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Pela ordem, Sr. Presidente, eu queria fazer um registro aqui com relação ao problema dos prefeitos municipais, porque tenho certeza de que, no meu Estado, se os prefeitos estão enfrentando grandes dificuldades, por que nos outros Estados, nas outras regiões...

    Agora, eu queria dizer que a situação dessa vez é desesperadora, pois quando chega um prefeito a demitir pessoas contratadas na sua administração ou em outras administrações é porque não há alternativa.

    Na verdade, no último encontro que fizemos com os prefeitos, Senador Anastasia – o Rio Grande do Norte tem 167 prefeitos –, compareceram a essa reunião 140 prefeitos. Nunca se tinha feito uma reunião para reunir tantos prefeitos e para ouvir deles o mesmo relato sobre o mesmo drama, sobre a falta de uma solução, de um caminho.

    E eu fiquei, sinceramente, Senador João Alberto, angustiado, porque os prefeitos do meu Estado – e acredito que os de fora dele – estão sem uma saída, a não ser aquela que proporcione a eles a ajuda, pura e simplesmente. Podia ser até que o Governo Federal enveredasse por cobrar alguma coisa dos prefeitos, mas fica difícil você admitir, em uma situação como essa, que o Governo vá exigir algo dos prefeitos.

    Então, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, fiquem certos: se não aconteceu ontem, se não aconteceu hoje, vai acontecer amanhã de V. Exªs se virem, de repente, diante dos prefeitos de seu Estado.

    Eu queria fazer um apelo ao Governo Federal, não nos termos em que a Senadora Fátima fez, mas gostaria de fazer um apelo, Senador Paulo Rocha, para que o Governo Federal pudesse encontrar uma maneira de ir ao encontro dos prefeitos, sob pena de nós termos... Viu, Senador José Agripino? O Senador José Agripino participou de uma reunião nossa com prefeitos e viu o desespero desses mesmos prefeitos. Estou fazendo este registro aqui, pedindo a atenção, a compreensão do Governo Federal.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2017 - Página 62