Fala da Presidência durante a 163ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura da Sessão Especial destinada a celebrar o aniversário de 500 anos da Reforma Protestante.

Autor
José Medeiros (PODE - Podemos/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Abertura da Sessão Especial destinada a celebrar o aniversário de 500 anos da Reforma Protestante.
Publicação
Publicação no DSF de 31/10/2017 - Página 7
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, REFORMA, IGREJA EVANGELICA, COMENTARIO, HISTORIA, RELIGIÃO, MARTINHO LUTERO.

    O SR. PRESIDENTE (José Medeiros. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Sessão especial do Senado Federal destinada a celebrar o aniversário de 500 anos da Reforma Protestante. Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

    A presente sessão especial destina-se a celebrar o aniversário de 500 anos da Reforma Protestante, nos termos dos Requerimentos nºs 628 e 803, de 2017, dos Senadores José Medeiros, Paulo Bauer e outros.

    Convido para compor a Mesa o Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Sr. Armando Maurmann; o Secretário Executivo do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, Reverendo Juarez Marcondes Filho; o Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Sr. José Inácio Ramos; o Pastor Sinodal da Igreja Luterana, Sr. Dalcido Gaulke. Ainda estão presentes conosco o Presidente do Sínodo de Brasília, Reverendo Wulmar Lopes Vaz, e o Coral da Igreja Presbiteriana de Brasília. Cumprimentamos as demais senhoras e senhores convidados.

    Convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional e, logo em seguida, a apresentação das músicas Castelo Forte – Harpa Cristã e Deus dos Antigos, hino presbiteriano, executado pelo Coral do Colégio Presbiteriano Mackenzie.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

    O SR. PRESIDENTE (José Medeiros. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Agora, a apresentação das músicas Castelo Forte – Harpa Cristã e Deus dos Antigos, hino presbiteriano, executado pelo Coral do Colégio Presbiteriano Mackenzie.

(Procede-se à execução musical.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (José Medeiros. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Registro a presença do Embaixador da República da Eslovênia, Sr. Alain Brian Bergant; registro também a presença do Presidente do Sínodo de Brasília, Rev. Wilmar Lopes Vaz e do Presidente da Comissão Nacional Presbiteriana de Educação (Conape), Sr. Geomário Moreira Carneiro.

    Quero só fazer uma correção: eu falei que o coral era do Mackenzie; na verdade, o coral é da Igreja Presbiteriana de Brasília.

    O Senador Cristovam Buarque, desde que foi marcada esta audiência, queria muito estar presente, mas infelizmente está em uma missão, pelo Senado Federal, no exterior. Mas ele deixou um texto, que passo a ler agora. O título do texto é "Ética, Inteligência e Coragem".

Cada um de nós deveria fazer, de vez em quando, um exercício de identificação das pessoas que foram determinantes em nossa vida: pais, mestres, irmãos, namoradas, amigos, autores, artistas. Pessoas que mudaram o mundo ou mudaram a nossa própria maneira de ser e de pensar. Raramente, quem mudou o rumo da história é determinante também no dia a dia da vida de cada um de nós. Mas alguns conseguem isso; Martinho Lutero é um exemplo desses raros seres humanos.

Na religiosidade, não sou formado como luterano, nem mesmo como evangélico, minha formação foi em colégio católico, mas sou observador do mundo e, como tal, desde muito jovem, sou admirador de Martinho Lutero. Fui influenciado por ele, como praticamente todos no mundo ocidental, mesmo sem saber.

Primeiro, pelo exemplo de sua ética ao recusar uma Igreja acumuladora de riquezas materiais, seja para a instituição, seja para o enriquecimento pessoal do sacerdote, pastor, rabino, irmã. Para Lutero, a religião é para promover a fé, a espiritualidade, não para o materialismo do recebimento de óbolos para a venda de perdão, redução de tempo no purgatório, conquista de benefícios na Terra e proteção para chegar aos céus. A ética luterana era uma novidade radical na Europa Católica do século XVI, quando religião e dinheiro conviviam de mãos dadas.

Segundo, por ele ter transformado a sua ética em um pensamento, representado nas 95 teses que pregou na porta da Igreja do castelo de Wittenberg, Alemanha, em 1517. Séculos depois, um filósofo disse que a religião, quando submetida à riqueza material, transforma-se em uma gaiola de Deus. Dificilmente esse filósofo teria tal pensamento sem a base ética e o pensamento racional de Martinho Lutero.

Terceiro, Lutero foi um dos homens mais corajosos da história ao defender sua ética e seu pensamento, enfrentando o poder absoluto do Papa em Roma e de todos os seus cardeais e bispos espalhados pelo mundo dominando os próprios reis e príncipes. Ao se opor às doutrinas prevalecentes, em defesa de sua crença e da interpretação pura do Evangelho, enfrentou os riscos de condenação eterna ao inferno. Naqueles idos de 1500, enfrentar a ira do Papa e de seus cardeais exigia uma coragem não apenas física, mas também espiritual. No mundo de hoje, é difícil imaginar a dimensão do valor pessoal de Lutero ao assumir o risco de defender a Reforma Protestante, nos tempos da força política e espiritual absoluta do Papa e da Igreja Católica.

Os evangélicos de hoje, 500 anos depois, nascidos sob a égide do pensamento cristão evangélico, não imaginam que naquela época toda interpretação contrária ao que dizia o Vaticano era considerada demoníaca. Lutero teve uma coragem raramente vista, mesmo entre soldados que se arriscam a perder a vida nas guerras; ele aceitou correr o risco da condenação eterna, na defesa da reforma que lhe parecia correta para salvar o cristianismo dos desvios que o catolicismo romano representava.

Em quarto lugar, Lutero foi um genial divulgador de suas ideias e organizador de seus novos seguidores, usando o maravilhoso sistema tipográfico, com uso de tipos móveis em metal, recém-criado por seu conterrâneo Gutemberg. Em poucos anos, desde o seu pequeno povoado, Eisleben, na Alemanha, ele foi capaz de espalhar sua visão espiritual por todo o mundo.

Isso não seria possível se não tivesse traduzido a Bíblia do latim para o alemão, levando o livro sagrado para o povo. Entendendo que não adianta o livro sem alfabetização, transformou-se no maior alfabetizador do mundo, em seu tempo, e uma inspiração até hoje para aqueles que consideram o analfabetismo uma escravidão e uma tortura. É preciso admirar o Lutero que deselitizou a missão do pastor, aproximando-o da vida do povo, fazendo os fiéis serem capazes de ler e interpretar o Livro.

Por tudo isso, eu gostaria de estar presente nessa solenidade de homenagem a esse grande homem, mas estou impedido por causa de uma viagem marcada há muito tempo. Não quis, entretanto, perder a oportunidade de enviar esta mensagem àqueles que estão presentes, para homenagear um dos maiores personagens da história.

    Este foi o texto deixado pelo Senador Cristovam Buarque, que é uma das grandes figuras do Senado Federal brasileiro.

    Ainda temos outros textos aqui, mas vamos passar às nossas falas e ao final...

    Neste momento, passo a palavra ao Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Sr. Armando Maurmann, que gentilmente concede a palavra ao Pastor Dalcido Gaulke, que é Pastor Sinodal da Igreja Luterana.

    Se o senhor quiser, pode falar da tribuna ou daqui também.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/10/2017 - Página 7