Fala da Presidência durante a 168ª Sessão Especial, no Senado Federal

Encerramento da Sessão Especial destinada a celebrar o Centenário de criação da Associação Nacional para a Promoção da Terapia Ocupacional.

Autor
Antonio Anastasia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Antonio Augusto Junho Anastasia
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Encerramento da Sessão Especial destinada a celebrar o Centenário de criação da Associação Nacional para a Promoção da Terapia Ocupacional.
Publicação
Publicação no DSF de 07/11/2017 - Página 14
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, CENTENARIO, TERAPIA OCUPACIONAL, REGISTRO, HOMENAGEM, AUTORIA, CONSELHO FEDERAL.

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Anastasia. Bloco Social Democrata/PSDB - MG) – Agradeço ao Dr. José Renato Oliveira Leite, que preside o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região, de São Paulo, as suas palavras.

    Eu gostaria de cumprimentar, entre tantos convidados, pelas presenças – e agradecer – a Srª Vice-Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região, dos Estado de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, a Srª Leiliane Helena Gomes; da mesma forma, já acaba de ser mencionado, o Sr. Vice-Presidente do Conselho Regional da 3ª Região, do Estado de São Paulo, Sr. Adriano Conrado Rodrigues; a Vice-Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região, do Estado do Ceará, a Srª Luzianne Feijó Alexandre Paiva. Quero saudar igualmente o Sr. Vice-Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região, do Estado de Santa Catarina, o Sr. Lourival Jaime Vieira Filho; a Srª Vice-Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região, do Estado do Piauí, a Srª Leila Mendes da Silva; a Srª Vice-Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 16ª Região, do Estado do Maranhão, a Srª Ângela Maria Cecim de Souza Castro Lima. Quero cumprimentar o Sr. Presidente da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (Abrato) no período de 2009 a 2013, o Sr. José Naum de Mesquita Chagas. Quero saudar os alunos de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília, aqui presentes, e da mesma forma os alunos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, igualmente aqui presentes. A todos esses alunos, as nossas saudações. Estendo meu cumprimento também ao Deputado Federal Alexandre Silveira, que nos honra com sua presença, ele que é meu conterrâneo, do Estado de Minas Gerais.

    Minhas senhoras e meus senhores, eu gostaria, em primeiro lugar, ao fazer aqui igualmente rápidas as minhas palavras, de cumprimentar a todos os profissionais da Terapia Ocupacional de nosso País nesta sessão, tendo em vista, como aqui foi dito pelos profissionais, especialistas, professores da área – à qual evidentemente eu lamentavelmente não pertenço, eu sou advogado – a importância dessa atividade.

    Vimos a nossa Vice-Presidente Federal lembrando – e durante seu discurso eu me recordava – a antiguidade clássica. Quando tive a oportunidade de visitar recentemente, quer na Grécia, quer na Turquia, ruínas dos antigos hospitais ou institutos de saúde, pude perceber lá claramente, pela explicação, que aquela forma de tratamento na antiguidade clássica, inspirada nos ensinamentos de Esculápio e de outros grandes mestres da Medicina da antiguidade, sob a proteção de seus deuses, era exatamente no sentido que hoje nós damos, inclusive com grande modernidade – com a questão dos exercícios físicos, da ocupação, das questões de ordem até psicológicas, que eram muito importantes também àquele tempo –, e que, a partir daí, a evolução se notou.

    Estamos comemorando agora cem anos – na verdade, cem anos da formalização, porque, como bem disse a nossa Vice-Presidente, a atividade é milenar, mas ela se consolida através dos percalços da guerra.

    Lamentavelmente a Primeira Guerra, agravada pela Segunda Guerra, e a vida civilizada, a vida com as dificuldades que temos hoje – com estresse, danos e problemas –, acabaram levando à necessidade de uma inserção cada vez maior, Dr. Anderson, da Terapia Ocupacional na nossa vida.

    Assim, comemoram-se cem anos dessa formalidade em Nova York. Durante esses cem anos, nós acompanhamos uma evolução tão rápida da humanidade – quem iria imaginar que amanhã, 7 de novembro, se irá comemorar o centenário da revolução russa, pelo calendário juliano? Quantas coisas foram modificadas na história da humanidade a partir daquele momento? – inclusive o fim da Primeira Guerra, o acontecimento da Segunda Guerra, a Guerra Fria, tantas disputas ideológicas até o a queda do Muro de Berlim. Cito alguns exemplos – e poderia citar outros tantos, históricos – que aconteceram, como o fim do imperialismo na África, com a independência, felizmente, desses países; a mudança de perfil econômico do mundo; o avanço tecnológico arrasador que aconteceu.

    Nessa questão tecnológica, permito-me mencionar a importância da Terapia Ocupacional. Aqui falo como cidadão, não como especialista. Observamos que a inteligência artificial, minhas senhoras e meus senhores, é algo que veio para ficar, mas ela jamais substituirá a humanidade e o tratamento direto que a Terapia Ocupacional permite realizar em prol da pessoa humana.

    Observava, outro dia, uma recomendação de uma grande empresa multinacional, dirigindo-se aos estudantes da minha área de Direito, da Advocacia dos Estados Unidos, para deixarem imediatamente o curso porque 90% dos advogados não terão, daqui a poucos anos, serviço, pois a inteligência artificial vai resolver os problemas. Mas tenho certeza de que ela jamais vai substituir a orientação, a mente humana, a orientação da Terapia Ocupacional, que é tão fundamental.

    Foi citada aqui pelo nosso Presidente, meu colega mineiro, Anderson, a figura daquele que chamou de "holocausto mineiro" em seu pronunciamento: a triste história do Hospital de Barbacena, do antigo hospital psiquiátrico, porque foi exatamente na questão da psiquiatria que surge o primeiro esforço da Terapia Ocupacional, que, depois, é claro, se desdobra para vários outros ramos. Ali há uma nódoa, uma mácula, na nossa história. As razões da época, talvez, pudessem eventualmente justificar – não sou eu, aqui, para fazer uma análise, porque, falta-me dizer, não conheço tecnicamente –, mas é algo, de fato, terrível, medieval; felizmente, coisa do passado.

    O que temos de fazer agora é prestigiar, como disse a nossa Vice-Presidente, o estudo, as publicações, a dedicação, a inovação, tudo também no campo da Terapia Ocupacional.

    Por isso, quando recebi, através do Presidente do Conselho Regional de meu Estado, Dr. Andeson, a solicitação para promover aqui esta sessão, o fiz com extremo gosto, dizendo e reconhecendo, pelo Senado da República, a necessidade de nós aplaudirmos uma atividade que não é nova. Volto a dizer, é milenar, universalmente centenária, reconhecida. E, no Brasil, deu-se o seu reconhecimento em 1969. Então, já é quase cinquentenária, mas ainda – confessemos todos – pouco conhecida do público, que, de fato, tem uma dificuldade, como disse a nossa eminente Vice-Presidente, em distinguir de modo claro as suas atividades, que são relevantíssimas.

    Assim, todo esclarecimento é bem-vindo. Acho que o Senado, embora de modo singular, modesto e singelo, contribui para a difusão, para a dispersão do conhecimento das atividades da Terapia Ocupacional através desta sessão especial de aplauso e de reconhecimento a essa atividade tão importante, especialmente para aqueles nossos semelhantes que têm as suas dificuldades e que têm, por consequência, a necessidade desse acompanhamento pela Terapia Ocupacional.

    Concluo aqui as minhas palavras levando aos alunos que aqui estão presentes o entusiasmo e a palavra de ânimo, de fé e de esperança de um professor, já encanecido nos seus cabelos, da área do Direito, mas que aplaude todas as atividades do conhecimento, recomendando que estudem sempre. Quanto mais nós estudamos, menos nós sabemos, mas, pelo menos, passamos a ser conscientes disso. E tenho certeza de que serão excelentes profissionais no futuro como Terapeutas Ocupacionais.

    Agradeço muito esta oportunidade de ter podido presidir esta cerimônia. E, pois, cumprida a finalidade desta sessão, agradeço às personalidades que nos honram.

    Mas, antes de encerrar, eu gostaria de presidir a entrega da homenagem que o Conselho Federal de Terapia Ocupacional e de Fisioterapia está fazendo a algumas instituições. Na realidade, salvo engano, são quatro instituições cujos representantes aqui se encontram.

    Como a nossa Vice-Presidente já me deu o título honorário, porque acha que eu conheço as siglas, ela gentilmente vai ter de traduzi-las para mim, porque eu ainda não tenho expertise nas siglas do setor. (Risos.)

    Então, a Srª Fatima Depieri que preside a AtoHosp (Associação Científica de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos), que deve ser a associação de Terapia Ocupacional e hospitalar. Então, o bom senso ajuda nessa compreensão.

    Vou anunciar e pedir à nossa eminente Vice-Presidente, cara Patrícia, que faça a entrega dessa placa comemorativa do centenário a cada instituição.

    Então, convido a Srª Fatima Depieri para fazer a gentileza de comparecer aqui para receber a homenagem do Coffito. (Palmas.)

(Procede-se à entrega da placa comemorativa.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Anastasia. Bloco Social Democrata/PSDB - MG) – A próxima entidade homenageada é a Fenafito (Federação Nacional de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais), na pessoa da Srª Flávia Cipriani, quem convido para comparecer para receber igualmente a sua homenagem. (Palmas.)

(Procede-se à entrega da placa comemorativa.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Anastasia. Bloco Social Democrata/PSDB - MG) – Agradeço à Drª Flávia Cipriani.

    E, agora, a entidade homenageada é a Reneto (Rede Nacional de Ensino em Terapia Ocupacional), na pessoa do Sr. Rafael Barreiro, que convido para aqui receber da Vice-Presidente do Conselho Federal a homenagem para a Reneto. (Palmas.)

    Agora, convidamos também para receber a homenagem a Executiva Nacional dos Estudantes de Terapia Ocupacional o acadêmico Jonathan Benedito Bezerra, que, aliás, fui comunicado de que é meu conterrâneo de Minas Gerais.

    Que receba, então, mais um cumprimento especial. (Palmas.)

    Eu agradeço à Srª Vice-Presidente do Conselho Federal de Fisioterapia, a Srª Patrícia Santos Lima por ter promovido essa entrega.

    Os homenageados, as instituições recebam também os cumprimentos do Senado Federal. Tenho certeza de que todas essas instituições colaboram no seu mister e no seu labor juntamente com o Conselho Federal e os conselhos regionais na promoção e no fortalecimento e robustecimento da Terapia Ocupacional em todo nosso País.

    Dessa feita, cumprida de fato a finalidade completa da sessão, agradeço às personalidades com cujo comparecimento nos honraram e cumprimento mais uma vez o terapeuta ocupacional pelo seu centenário.

    Declaro encerrada a presente sessão.

    Muito obrigado. Bom dia a todos!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/11/2017 - Página 14