Discurso durante a 170ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação à Mesa Diretora para incluir na Ordem do Dia a votação do Requerimento nº 946, de 2016, de autoria de S. Exa., referente a uma homenagem ao time da Chapecoense.

Autor
José Medeiros (PODE - Podemos/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Solicitação à Mesa Diretora para incluir na Ordem do Dia a votação do Requerimento nº 946, de 2016, de autoria de S. Exa., referente a uma homenagem ao time da Chapecoense.
Publicação
Publicação no DSF de 08/11/2017 - Página 69
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, APROVAÇÃO, VOTAÇÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, HOMENAGEM, POPULAÇÃO, TIME, MUNICIPIO, CHAPECO (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu acabei de ouvir vários pronunciamentos, aqui, e não tinha como não fazer o contraponto, principalmente sobre a questão de entregar patrimônio nacional.

    Eu não vou entrar no mérito dessa discussão, mas eu quero dizer que vi a Bolívia ficar com o patrimônio brasileiro, que valia quase US$10 bilhões. E eu vi uma entrevista do ex-Presidente Lula, depois, se jactar e dizer o seguinte, que o Brasil tinha uma elite atrasada e que, se dependesse dela, a Bolívia não teria ficado com aquele ativo brasileiro. E que ele, como era um sujeito avançado, partilhou com a Bolívia, um país amigo, e deu aquela refinaria para a Bolívia.

    Pois bem: aquele ativo lá, que foi doado para Bolívia pelo Presidente Lula, não passou aqui pelo Congresso, não foi feito decreto, não foi feito nada. Simplesmente deu, como se fosse dele. Não era dele para dar. E agora eu vejo aqui o Senador Lindbergh vir aqui fazer uma defesa árdua do patrimônio nacional.

    Mas é bem verdade que o PT não teve esse cuidado com os bens nacionais, com o patrimônio nacional. Foi aquele cavalheiro que se propôs a defender os bens do País contra terceiros, mas os tomou para si.

    Feito esse parêntese, Sr. Presidente, eu queria solicitar à Mesa que, se possível, colocasse em votação o Requerimento nº 946, de 2016, que é da minha autoria e de vários Senadores. Trata-se de uma homenagem à Chapecoense, e explico por quê: no dia 29 de novembro vai fazer um ano, e foi uma situação que comoveu todo o País.

    Eu sei que há aqui uma norma de que só após 25 anos, mas nós gostaríamos de fazer uma sessão temática, em homenagem ao povo de Santa Catarina e em homenagem à Chapecoense.

    Se a Mesa puder, eu gostaria que fosse colocado em votação.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/11/2017 - Página 69