Discurso durante a 178ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 40 anos de fundação do município de Ji-Paraná (RO).

Comemoração dos 40 anos de fundação do município de Vilhena (RO).

Comemoração dos 40 anos de fundação do município de Pimenta Bueno (RO).

Comemoração dos 40 anos de fundação do município de Cacoal (RO).

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Comemoração dos 40 anos de fundação do município de Ji-Paraná (RO).
HOMENAGEM:
  • Comemoração dos 40 anos de fundação do município de Vilhena (RO).
HOMENAGEM:
  • Comemoração dos 40 anos de fundação do município de Pimenta Bueno (RO).
HOMENAGEM:
  • Comemoração dos 40 anos de fundação do município de Cacoal (RO).
Publicação
Publicação no DSF de 23/11/2017 - Página 27
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, JI-PARANA (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), REFERENCIA, REALIZAÇÃO, OBRAS, INFRAESTRUTURA, OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, VILHENA (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), REFERENCIA, INDICE, DESENVOLVIMENTO.
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, PIMENTA BUENO (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), REFERENCIA, CRESCIMENTO DEMOGRAFICO, CRESCIMENTO ECONOMICO.
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, CACOAL (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), REFERENCIA, PRODUÇÃO, CACAU, INDUSTRIA TEXTIL.

    O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nossos amigos que nos acompanham pela TV Senado e pela Rádio Senado, esta semana comemoramos em Rondônia o aniversário de importantes cidades no nosso Estado. Evidente que todos os 52 Municípios de Rondônia são muito importantes para todos nós, mas estas que comemoram a emancipação política e administrativa nesta semana se destacam como polos da nossa economia regional do Estado. É o caso da cidade de Ji-Paraná, onde moro com minha família, no coração de Rondônia, na região central do nosso Estado, que comemora exatamente hoje, 22 de novembro, 40 anos de emancipação política e administrativa.

    Presto aqui minha homenagem a todos que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade, de todo o Município de Ji-Paraná, a todos os seus mais de 120 mil habitantes, que fazem, dia após dia, uma cidade cada vez melhor e mais bonita.

    Hoje vivemos um momento especial na cidade, vemos a esperança e a autoestima dos jiparanaenses renovadas pelo fortalecimento de nossa economia e por grandes obras de infraestrutura que estão transformando a paisagem urbana do nosso Município. Com essas obras realizadas recentemente ou que ainda estão em andamento, como a duplicação da ponte sobre o Rio Machado, a travessia urbana da BR-364, a pavimentação de várias ruas, o Anel Viário e investimentos na educação e na saúde, nossa cidade está pronta para um novo tempo.

    Essas obras só estão acontecendo porque conseguimos estabelecer a união da classe política, dos empresários, de todas as pessoas de bem que querem o desenvolvimento da cidade, de todo o Município de Ji-Paraná.

    Esse alinhamento político está sendo fundamental para a transformação em curso que irá mudar para melhor a fisionomia e a economia da nossa cidade.

    Eu comecei minha vida pública como Prefeito de Ji-Paraná no ano de 2000. Dei a minha parcela de contribuição e ainda continuo contribuindo para o seu desenvolvimento em parceria com o atual Prefeito Municipal, Jesualdo Pires, do PSB, e o Vice-Prefeito, Marcito Pinto, que é do PDT.

    É com esse espírito de União por uma Ji-Paraná cada vez melhor que vamos seguir em frente e continuar trabalhando pelo crescimento de todos os Municípios do Estado de Rondônia.

    Os Municípios de Cacoal, de Pimenta Bueno e de Vilhena comemoram nesta semana também 40 anos de emancipação política e administrativa. Todos esses Municípios foram criados pela mesma lei, a Lei nº 6.448, de 11 de outubro de 1977, porém comemoram o aniversário na data da instalação oficial da administração pública.

    Em Vilhena, a instalação oficial do Município ocorreu no dia 23 de novembro, portanto, vamos comemorar amanhã o aniversário da cidade e já ficam os meus cumprimentos a toda a população vilhenense. Meus cumprimentos à Prefeita Rosângela Donadon e a toda a população dessa maravilhosa cidade que é um orgulho para todos nós rondonienses.

    Em Vilhena vivem cerca de 80 mil habitantes. A cidade possui o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Estado de Rondônia e o nono lugar da melhor cidade da região Norte do Brasil.

    Quem também nos orgulha muito é o Município de Pimenta Bueno, que comemora nesta quarta-feira, dia 24, seus 40 anos de emancipação política, e também o Município de Cacoal, que comemora sua emancipação no domingo, dia 26 de novembro. Pimenta Bueno foi a segunda cidade originada a partir da passagem do Marechal Rondon na região, depois de Vilhena, por volta de 1912. Assim como as demais cidades rondonienses, seu progresso ocorreu a partir da construção da BR-364, na década de 80, tendo um acelerado crescimento econômico, demográfico e urbano, e hoje o Município conta com cerca de 35 mil habitantes. Meus cumprimentos à Prefeita Juliana Roque, a toda a população e aos meus amigos e as minhas amigas de Pimenta Bueno.

    Meus cumprimentos, meus parabéns também ao Município de Cacoal e a toda a sua população. Cacoal é um dos maiores produtores de café do Estado de Rondônia, conhecida como a capital do café, com produção de 20 mil toneladas/ano. O Município é assim chamado devido à impressionante quantidade de cacaueiros existentes nas florestas das redondezas na época da colonização.

    Atualmente o Município produz em média 500 toneladas de cacau/ano e também se destaca por ser um importante polo universitário, de saúde e por sua crescente indústria têxtil. Meus cumprimentos, meus parabéns, à Glaucione Rodrigues, ao Marcon e a toda a sua família, da cidade de Cacoal. Um abraço para a nossa Prefeita Glaucione, que faz uma bela administração, e também aos vereadores, a todos os empresários, a toda a população e aos nossos amigos da cidade de Cacoal, uma cidade importante para a economia do Estado de Rondônia, que cresce acima...

    Rondônia cresce acima da média dos Estados brasileiros, assim como Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena crescem acima da média das cidades do Norte do nosso País. Portanto, meus cumprimentos a toda a população de Ji-Paraná, a toda a população de Cacoal, a todos os nossos amigos e às amigas, à população de Pimenta Bueno e, da mesma forma, à população de Vilhena.

    Rondônia está em festa. E é com alegria que nós celebramos essas datas, cumprimentando, mais uma vez, todos os munícipes de Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena e toda a população do nosso Estado de Rondônia.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/11/2017 - Página 27