Comunicação inadiável durante a 179ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro do restabelecimento do sinal de transmissão da Rádio Nacional da Amazônia na Região Amazônica.

Elogio ao servidor. Felipe Salto, do Senado Federal, por receber o Prêmio Jabuti de Economia.

Registro da participação de S. Exª. em audiência pública para debater a liberação de recursos para as obras da BR-163, em Mato Grosso.

Autor
José Medeiros (PODE - Podemos/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
IMPRENSA:
  • Registro do restabelecimento do sinal de transmissão da Rádio Nacional da Amazônia na Região Amazônica.
SENADO:
  • Elogio ao servidor. Felipe Salto, do Senado Federal, por receber o Prêmio Jabuti de Economia.
TRANSPORTE:
  • Registro da participação de S. Exª. em audiência pública para debater a liberação de recursos para as obras da BR-163, em Mato Grosso.
Publicação
Publicação no DSF de 23/11/2017 - Página 39
Assuntos
Outros > IMPRENSA
Outros > SENADO
Outros > TRANSPORTE
Indexação
  • REGISTRO, RESTABELECIMENTO, REDE DE TRANSMISSÃO, EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO (EBC), RADIO, REGIÃO AMAZONICA.
  • ELOGIO, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, SENADO, MOTIVO, RECEBIMENTO, PREMIO, JABOTI (PR), ECONOMIA.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, PRESENÇA, MAURICIO QUINTELLA LESSA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), OBJETIVO, DEBATE, LIBERAÇÃO, RECURSOS PUBLICOS, OBRA CIVIL, INFRAESTRUTURA, RODOVIA, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), CRITICA, DISCURSO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ELOGIO, INVESTIMENTO PUBLICO, ORIGEM, BRASIL, DESTINO, PAIS ESTRANGEIRO.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, quero fazer um importante registro para o Plenário de um comunicado que recebi da direção da Empresa Brasil de Comunicação, informando que a Rádio Nacional da Amazônia está de volta às comunidades de toda Região Amazônica, com o restabelecimento do pleno sinal de transmissão.

    Sr. Presidente, desde a semana passada o sinal já podia ser captado pela população. Um ouvinte da cidade de Paulo Ramos, no Maranhão, chegou a telefonar para a produção da Rádio Nacional, avisando, com emoção, que estava sintonizando a emissora de forma limpa e clara. Desde o dia 20 de março, a rádio estava operando com alcance reduzido, depois que uma sequência de raios atingiu a subestação de energia do parque de transmissão aqui em Brasília.

    Segundo a informação da diretoria da EBC, o restabelecimento do sinal foi resultado do empenho de técnicos e engenheiros da empresa, que adotaram uma solução criativa e de baixo custo. Sr. Presidente, a solução encontrada foi transferir para a subestação danificada um dos três geradores do grupo de backup do sistema de energia e, mesmo com a transferência, o nível backup permanece garantindo segurança à plena operação das emissoras de rádio e TV. A alternativa implementada é provisória, mas permite o retorno da cobertura da Rádio Nacional da Amazônia.

    Sr. Presidente, eu faço esse registro, porque eu morava na zona rural e cresci ouvindo a Rádio Nacional, Senador Randolfe. Era o que chegava à roça para a gente. Então, era a forma como os ribeirinhos, as pessoas que moravam em comunidade rural tinham acesso a algum informe. Ali, eu me lembro de que, quando eu era criança, a gente não perdia os programas, por exemplo, da Tia Leninha, que eram como se fossem os desenhos animados de hoje, em que ela contava histórias; as pessoas maiores, as mulheres escutavam a Márcia Ferreira, e por aí ia. Faço esse registro porque a Rádio Nacional faz parte da história do Brasil.

    Eu queria também fazer outro registro, Sr. Presidente, nesses dois minutos que me restam. Eu diria que é um regozijo para o Senado o fato de o servidor Felipe Salto ter ganhado o Prêmio Jabuti de Economia, um dos mais importantes prêmios do País. Desde a publicação do livro, ele tem recebido muitos elogios da crítica especializada. Trata-se do livro Finanças públicas: da contabilidade criativa ao resgate da credibilidade, organizado pelo servidor Felipe Salto e por Mansueto Almeida, do Ministério da Fazenda.

    Vale lembrar que o corpo de servidores aqui do Senado Federal é um corpo de servidores de excelência, e esse prêmio que o Felipe Salto ganhou demonstra isso. Eu creio que, de certa forma, laureia e premia todos os servidores do Senado e ressalta a qualidade que tem esta Casa em termos de recursos humanos, Senador João Alberto.

    Ficam aqui o meu registro e os meus parabéns ao servidor Felipe Salto por essa importante comenda, que entra para a história do Senado e para a história brasileira com esse magnífico prêmio.

    Peço que o Senador possa consignar nas notas taquigráficas todo o pronunciamento.

    Também quero fazer outro registro, Sr. Presidente.

    Ontem tive a oportunidade de participar...

(Soa a campainha.)

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – ...– e já concluo –, no Estado de Mato Grosso, com a presença do Ministro dos Transportes, na cidade de Sinop, de uma audiência pública sobre a BR-163, oportunidade em que tratamos justamente da liberação de recursos, porque o Estado de Mato Grosso não suporta mais a falta de infraestrutura.

    E hoje eu vi aqui um debate, vi Parlamentares babando sobre a entrega de patrimônio nacional a outros países. Agora, isso me faz lembrar que apenas 3 bilhões seriam suficientes para terminar toda a rodovia. Só a refinaria que Lula deu para a Bolívia foram 5 bilhões. No entanto, 240 milhões que foram dados para Cuba – dados! – já ajudariam muito Mato Grosso. E lembro aqui que foi dada também uma mansão para a mãe...

(Interrupção do som.)

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – ... do ditador de Angola. (Fora do microfone.)

    Então, todos esses bens brasileiros entregues de mão beijada não combinam com esse discurso de indignação e de defesa do patrimônio nacional.

    Ouvi falarem também sobre jantares. Não sou aqui procurador, nem defensor do Governo, mas eu ouvi agora há pouco sobre a questão de jantares. Todos os Presidentes fizeram jantares no Alvorada, fizeram jantares no Planalto. E me lembro de que a Presidente Dilma fez jantares até com a cúpula do PDT quando estava em dificuldade para aprovar algumas coisas.

    Então, esses discursos do Partido dos Trabalhadores, aqui na tribuna do Senado, são de dar engulho, porque não se sustentam no menor lastro de lógica e de coerência e demonstram uma indignação – para usar um vocabulário moderno, um vocabulário da internet – que é uma indignação fake.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.

DISCURSO NA ÍNTEGRA ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR JOSÉ MEDEIROS.

(Inserido nos termos do art. 203 do Regimento Interno.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/11/2017 - Página 39