Pela ordem durante a 179ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Críticas ao comportamento do Senador Lindbergh Farias.

Autor
José Medeiros (PODE - Podemos/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Críticas ao comportamento do Senador Lindbergh Farias.
Publicação
Publicação no DSF de 23/11/2017 - Página 80
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • CRITICA, LINDBERGH FARIAS, SENADOR, COMPORTAMENTO, SESSÃO ORDINARIA, DEBATE, PRESIDENCIA, SENADO.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, em primeiro lugar é o seguinte: o Senador Lindbergh está ali contestando a sua Presidência, mas está reclamando à toa. Ele teve opção. Ele poderia ter votado em mim para a Presidência e eu estaria dando a ele o tratamento que ele merece. Mas agora ele está aí reclamando de V. Exª...

    Em segundo lugar, Sr. Presidente, o senhor está merecendo isso, pelo seguinte: eu entrei contra esse... Minha avó dizia o seguinte: menino você dobra desde criança; quando ele faz uma primeira peraltice, você chama a atenção. Esse menino faz tempo que está quebrando microfone aqui, que está se alterando com V. Exª, e V. Exª foi deixando. Agora, o que ele fez? Ele disse que já declarou guerra. Ele vai acabar lhe derrubando da Presidência.

    Então, Senador Eunício, eu lhe aconselho o seguinte...

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – V. Exª não é um Senador sério. Pelo amor de Deus!

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Senador Medeiros tem a palavra.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Não, é muito sério o que eu estou fazendo aqui.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Senador Medeiros está com a palavra.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – O que eu estou dizendo aqui é o seguinte: nós temos um processo lá na Comissão de Ética e nós precisamos debater o comportamento do Senador Lindbergh aqui. Sabe por que, Senador Eunício? Eu vou dizer o seguinte: aqui nós precisamos ter o mínimo de respeito, porque o comportamento nosso aqui é assistido pelas câmaras de vereadores, pelas assembleias legislativas e, daqui a pouco, todo mundo vai achar que é normal quebrar os microfones e que, no momento em que o Presidente ou qualquer outro me desagradar politicamente...

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Normal é...

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Senador Medeiros está com a palavra.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – O Senador Lindbergh perdeu totalmente, ele perdeu totalmente os limites do Regimento. Sabe por quê? Ele não respeita a fala de ninguém e, quando é contrariado, é um menino birrento. Quando é contrariado ele fica assim.

    Então, Senador Eunício, o que eu estou dizendo é o seguinte: nós precisamos fazer um TAC aqui, um Termo de Ajustamento de Conduta. Sabe para quê? Ontem o Senador Lindbergh disse aqui o seguinte: que este Senado é a pior – a pior! – Legislatura que há, porque o material aqui é de má qualidade. Eu o vi fazendo aqui uma autocrítica.

    Então, o que acontece? Nós precisamos começar a passar uma boa imagem do Senado. O Senado aqui tem boa qualidade, mas nós precisamos mostrar isso na tela e fazer justiça ao que é o Senado Federal brasileiro. Eu não estou brincando. Ele tem falado que eu estou brincando, mas não estou. No momento em que nós vamos para o mundo e para todos os sites transformando a Mesa do Senado Federal num acampamento dos sem-terra, comendo marmita na mesa, isso diminui esta Casa, que já teve pessoas do naipe de Rui Barbosa, e é isso que preocupa.

    Então, é o seguinte: na verdade, se a gente continuar assim, querendo ganhar no grito... O Senador Lindbergh fala a hora que quer; a Senadora Vanessa fala a hora que quer; aqui, para os demais, é uma dificuldade para falar. Ele falou hoje umas 500 vezes e vai falar de novo. Aqui ó! Olhe lá!

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/11/2017 - Página 80