Pela ordem durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de requerimento ao Ministério do Meio Ambiente, para prestar esclarecimentos sobre o acidente ocorrido no Rio Amazonas do qual resultou a morte uma pesquisadora sueca que estava a bordo de um hidroavião.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Apresentação de requerimento ao Ministério do Meio Ambiente, para prestar esclarecimentos sobre o acidente ocorrido no Rio Amazonas do qual resultou a morte uma pesquisadora sueca que estava a bordo de um hidroavião.
Publicação
Publicação no DSF de 29/11/2017 - Página 45
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • REGISTRO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, ORADOR, SOLICITAÇÃO, MINISTERIO, MEIO AMBIENTE, RELAÇÃO, ACIDENTE, AERONAVE, RIO AMAZONAS, MORTE, PESQUISADOR, PAIS ESTRANGEIRO, SUECIA, CRITICA, AUSENCIA, AUTORIDADE, REPRESENTAÇÃO, BRASIL, EVENTO, LIDER, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG).
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, INCLUSÃO, ORDEM DO DIA, PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO, RELAÇÃO, BENEFICIO, PACIENTE, TRATAMENTO, CANCER.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Como o Senador Otto Alencar fez uma pregação sacerdotal em defesa do São Francisco, da preservação desse rio de integração nacional, queria aproveitar para trazer ao conhecimento do Plenário...

(Soa a campainha.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – ... um fato que considero relevante.

    Na Comissão de Relações Exteriores, fiz um requerimento, que foi acompanhado por outros Senadores, para esclarecimento, pelo Ministério do Meio Ambiente, sobre um acidente que aconteceu no Rio Amazonas, levando à morte uma pesquisadora sueca, que estava em um hidroavião.

    Mas isso passou.

    Alguns fatos daquele episódio chamaram a minha atenção: por que o avião caiu? De quem era o avião? O que fazia uma pesquisadora sueca, a serviço do Greenpeace, na Amazônia? Que pesquisas estão sendo feitas? São sobre as águas amazônicas, sobre a fauna, sobre a biodiversidade? Essas pesquisas são compartilhadas com outras instituições acadêmicas, universidades? O meu pedido era absolutamente justificável. Penso que o Parlamento tem o direito de saber disso.

    Solicitei isso ao Presidente Fernando Collor, que prontamente encaminhou ofícios a vários ministérios. O primeiro a responder foi, precisamente, o Ministério do Meio Ambiente, com uma surpreendente resposta.

    Lembrei-me muito do Senador Roberto Requião, que presidia a Comissão da Educação e mandou um convite ao Ministro da Educação à época, Aloizio Mercadante, o qual mandou uma secretária responder. O Senador Requião, ao seu estilo, mandou que a Secretária respondesse ao Ministro da Educação.

    Nem quero isso, acho que é um desrespeito. O desrespeito foi o Ministro do Meio Ambiente, um Deputado, um Parlamentar, ter mandato uma assessora responder, dizendo: "Nós não temos nenhuma ingerência sobre a atuação do Greenpeace. Consultem as atividades dessa organização não governamental internacional no site tal, tal, tal".

    Bom, primeiro é um desrespeito. Segundo, na Conferência do Clima, em Bonn, estava lá presente a Secretária do Meio Ambiente do meu Estado, que viu, estarrecida, a representação brasileira ser liderada precisamente pelo Greenpeace e por outras organizações não governamentais.

    Quero lamentar essa reação, esse desrespeito ao Parlamento e à Comissão de Relações Exteriores nesse requerimento. Penso que é preciso transparência para dizer o que está fazendo essa organização lá na Amazônia.

    Como Senadora, gostaria que a Mesa do Senado também se inteirasse dessa decisão, em função do desrespeito que a Casa teve por parte de um Ministro, que é Parlamentar também.

    Queria aproveitar, Senador Eunício Oliveira, e pedir a V. Exª a inclusão, na pauta da Ordem do Dia de hoje, do Projeto de Decreto Legislativo nº 42. Hoje se celebra o Dia de Combate ao Câncer – é celebrado nacionalmente o Dia de Combate ao Câncer. Esse PDL, de autoria da Deputada Carmen Zanotto, susta uma portaria do Ministério da Saúde, que trata exatamente de beneficiar e de alcançar mais e melhor o tratamento do câncer dos pacientes brasileiros.

    Solicito a V. Exª, porque é uma matéria que não tem polêmica, uma matéria que já passou pela Comissão de Constituição e Justiça. Tive a alegria e a honra de ter sido a Relatora dessa matéria.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/11/2017 - Página 45