Fala da Presidência durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei Comprementar nº 100, de 2011, que possibilita que os municípios que tenham disponibilidade de caixa depositem os recursos nas cooperativas de crédito.

Autor
Cidinho Santos (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: José Aparecido dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA:
  • Registro da aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei Comprementar nº 100, de 2011, que possibilita que os municípios que tenham disponibilidade de caixa depositem os recursos nas cooperativas de crédito.
Publicação
Publicação no DSF de 29/11/2017 - Página 94
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
Indexação
  • REGISTRO, CAMARA DOS DEPUTADOS, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR (PLP), ASSUNTO, AUTORIZAÇÃO, MUNICIPIOS, MOVIMENTAÇÃO, RECURSOS, COOPERATIVA, CREDITOS.

    O SR. PRESIDENTE (Cidinho Santos. Bloco Moderador/PR - MT) – Obrigado, Senador Lobão. Manifestação de V. Exª registrada pela Mesa Diretora.

    Eu queria noticiar que, agora há pouco também, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 100, que autoriza que prefeituras, órgãos públicos municipais possam fazer movimentação financeira com o Sistema de Crédito Cooperativo. E acho que isso é um passo muito importante, porque o sistema cooperativo tem ocupado um espaço, principalmente no interior do Brasil, onde não há nenhuma agência bancária e a pessoa, às vezes, tem que se mobilizar para receber um salário, para receber a aposentadoria, em longa distância.

    E essa oportunidade para que o Sistema de Crédito Cooperativo possa receber recursos do Governo do Estado, do Governo Federal e do Governo municipal, o fato dessa movimentação de recursos públicos vai fazer com que facilitemos a vida das pessoas, principalmente no interior – muitos bancos estaduais fecharam ao longo dos últimos anos, o próprio Banco do Brasil, a Caixa Econômica e outros vêm num movimento de fechar agências. E esse sistema cooperativo tem dado um exemplo de como fazer a gestão, inclusive já fazendo a gestão de recursos, como os fundos constitucionais, como o Pronaf.

    Então, parabenizo a Câmara, parabenizo o Sistema de Crédito Cooperativo, por essa conquista. Aguardamos agora a sanção do Presidente Michel Temer do PLP 100, que foi, agora há pouco, aprovado na Câmara dos Deputados.

(Soa a campainha.)

    O SR. PRESIDENTE (Cidinho Santos. Bloco Moderador/PR - MT) – Não havendo mais orador inscrito, agradeço todos os telespectadores da TV Senado e ouvintes da Rádio Senado.

    A sessão está encerrada. Boa noite.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/11/2017 - Página 94