Pela ordem durante a 195ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do empresário potiguar e ex-Senador Tasso Rosado, suplente do Senador Fernando Bezerra, e do intelectual e escritor José Sanderson Deodato Fernandes de Negreiros, natural de Ceará-Mirim.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do empresário potiguar e ex-Senador Tasso Rosado, suplente do Senador Fernando Bezerra, e do intelectual e escritor José Sanderson Deodato Fernandes de Negreiros, natural de Ceará-Mirim.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2017 - Página 70
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, TASSO ROSADO, EX SENADOR, SUPLENTE, FERNANDO BEZERRA, EMPRESARIO, SAL, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), INTELECTUAL, POETA, ESCRITOR, ORIGEM, CEARA-MIRIM (RN).

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu peço a palavra pela ordem, contando com a compreensão do Senador Sérgio de Castro, que é para fazer um registro, inclusive uma tarefa espinhosa, porque vamos registrar aqui o falecimento de dois conterrâneos nossos, que nos deixaram durante esta semana.

    O primeiro foi o ex-Senador Tasso Rosado, que aqui ocupou uma cadeira quando era suplente do Senador Fernando Bezerra. Tasso Rosado era, sobretudo, um empresário, um dos maiores empresários do Rio Grande do Norte no que toca à exploração econômica do sal.

    O sal que é produzido no Rio Grande do Norte constitui 95% da produção de sal do País. E o Senador Tasso era um daqueles que realmente contribuíam para que o sal viesse a ter esse protagonismo na economia do Estado. Portanto, nascido em Mossoró, o Senador Tasso Rosado ocupou ainda vários cargos.

    S. Sa veio a falecer em São Paulo, e eu gostaria de levar à sua família e a toda a população mossoroense os meus sentidos pêsames pelo desaparecimento de Tasso Rosado.

    Ao mesmo tempo, Sr. Presidente, Senador Cristovam Buarque, quero lamentar o falecimento de José Sanderson Deodato Fernandes de Negreiros. Sanderson Negreiros, natural de Ceará-Mirim, que foi um grande intelectual. Homem de uma inteligência rara, despertou precocemente e, já aos quinze anos de idade, escreveu um livro de poesia: O Ritmo da Busca, editado em 1958, em Natal. O Ritmo da Busca expressa a diversificação de informações dos poetas nacionais.

    Depois, vieram muitas obras literárias, frutos da inteligência de Sanderson Negreiros. Ele, que foi, além disso, Presidente da Fundação José Augusto, Secretário de Estado no Governo do Sr. Tarcísio Maia, pai do Senador José Agripino.

    Foi uma obra literária voltada para os costumes do Nordeste; uma obra literária que tinha no seu estilo a influência de Afonso Arinos, com poemas cheio de espinhos, de sede, de fome, de miséria, de flores e de alegrias também no retrato, tanto quanto possível, fiel da terra torturada do Nordeste.

    Portanto, Sr. Presidente, eu gostaria de fazer este registro, agradecendo a compreensão de V. Exª e do Senador Sérgio de Castro.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2017 - Página 70