Fala da Presidência durante a 184ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Satisfação por ter participado e presidido a sessão realizada durante o Programa Jovem Senador, e elogios ao discurso de uma jovem de 16 anos sobre convivência e intolerância.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
CIDADANIA:
  • Satisfação por ter participado e presidido a sessão realizada durante o Programa Jovem Senador, e elogios ao discurso de uma jovem de 16 anos sobre convivência e intolerância.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2017 - Página 33
Assunto
Outros > CIDADANIA
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, PRESIDENTE, SESSÃO ESPECIAL, REFERENCIA, JUVENTUDE, ELOGIO, MULHER, ADOLESCENTE, MOTIVO, DISCURSO, REALIZAÇÃO, ASSUNTO, AUSENCIA, TOLERANCIA, VIOLENCIA.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Senador Paim, eu parabenizo V. Exª pela sua atuação nesta Casa, sempre muito criterioso, muito firme, mas sempre com o bom senso acima de qualquer coisa, com o respeito ao Regimento, aos demais pares e àqueles que o colocaram aqui, que são os homens e mulheres do seu querido Rio Grande do Sul. V. Exª se destaca aqui pelo seu trabalho nessa área, que é uma área extremamente importante.

    Eu fiz questão de presidir aquela sessão dos jovens – e disseram que não era comum que o Presidente da Casa presidisse a sessão – e fiz questão de convidar V. Exª, que tem uma atuação muito forte, aqui, nessa área da intolerância. Acho que nós brasileiros todos estamos vivendo um momento de muitas dificuldades, e as pessoas, efetivamente, estão muito intolerantes umas com as outras. Eu acho que devemos fazer exatamente o que V. Exª propõe: uma agenda que seja positiva não apenas no combate à violência, não apenas no crescimento da economia, mas também nas relações humanas entre todos nós.

    Eu fiz questão, aqui, de ficar até o final daquela sessão, porque me surpreenderam duas coisas: primeiro, o tema de uma garota de 16 anos, 17 anos, que tão bem escreveu e ganhou o prêmio, no Brasil inteiro, com um texto com o tema da intolerância; depois, a jovem, que foi novamente eleita Presidente da Mesa do Jovem Senador, é uma menina também que sentou aqui nesta cadeira e, de improviso, fez uma belíssima fala sobre essa questão da convivência e da intolerância.

    Eu acho que essas pautas devemos debater. É o nosso papel. Espero que Deus nos dê muita coragem e muita luz, para poder continuar fazendo aquilo que o cidadão brasileiro... Apesar de todos os percalços, o cidadão brasileiro sabe que não há regime melhor para se viver, no mundo, do que o regime democrático. Portanto, a melhor ditadura ainda é pior do que o pior regime democrático.

    Eu quero encerrar esta sessão, dizendo que, hoje, numa quinta-feira, numa sessão que normalmente é muita calma, nós aprovamos aqui quase 12 projetos e saímos daqui hoje... Eu saio daqui feliz por três temas importantes, que são exatamente das relação humanas, dos direitos humanos, do respeito às pessoas não pela cor da pele, não pela posição que ocupa, mas pelo ser humano que cada um é. Então, eu encerro a sessão de hoje muito feliz, porque tanto a Senadora Simone Tebet trouxe matérias importantes na área de direito e de segurança pública como a CAE trouxe aqui assunto de economia, assim como trouxe V. Exª, que é Presidente da Comissão de Direitos Humanos, essa questão das relações humanas. Todos nós devemos respeitar as diferenças, as crenças, a cor da pele, o posicionamento econômico em que as pessoas se encontram. Acho que essa é a pauta da tolerância, para evitar a intolerância. Que Deus abençoe a todos nós.

    Está encerrada a Ordem do Dia.

Fim da Ordem do Dia

    Eu convido – Senador Requião, V. Exª está inscrito, mas V. Exª vai presidir daqui a pouco – a Senadora Simone Tebet, então. O Senador Requião quer falar ou vai falar na sessão? Quer falar agora?

    O SR. ROBERTO REQUIÃO (PMDB - PR) – Eu gostaria.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Então, V. Exª tem a palavra e, depois, a Senadora Simone Tebet.

    Eu vou pedir ao Senador Cidinho, que é da Mesa, para que presida a sessão de debate, porque eu tenho uma audiência, agora, no gabinete presidencial.

    Tem a palavra V. Exª, Senador Requião.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2017 - Página 33