Discussão durante a 15ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Elogio à pauta de votação da semana em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Registro sobre a apresentação do Projeto de Lei nº 763, de 2021, que reserva às mulheres trinta por cento das cadeiras de Deputado Federal, Deputado Estadual, Deputado Distrital e Vereador, além de uma cadeira na renovação de dois terços do Senado Federal.

Elogio à aprovação do Projeto de Lei nº 1855, de 2020, que dispõe sobre o atendimento prioritário a doadores de sangue e medula óssea.

Comentário sobre a importância da criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Mototaxistas e Motofretistas.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Elogio à pauta de votação da semana em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Registro sobre a apresentação do Projeto de Lei nº 763, de 2021, que reserva às mulheres trinta por cento das cadeiras de Deputado Federal, Deputado Estadual, Deputado Distrital e Vereador, além de uma cadeira na renovação de dois terços do Senado Federal.
SAUDE:
  • Elogio à aprovação do Projeto de Lei nº 1855, de 2020, que dispõe sobre o atendimento prioritário a doadores de sangue e medula óssea.
TRABALHO:
  • Comentário sobre a importância da criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Mototaxistas e Motofretistas.
Publicação
Publicação no DSF de 12/03/2021 - Página 67
Assuntos
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Outros > SAUDE
Outros > TRABALHO
Matérias referenciadas
Indexação
  • ELOGIO, PAUTA, VOTAÇÃO, PROPOSIÇÃO LEGISLATIVA, HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, MULHER, ENFASE, PROJETO DE LEI, FUNCIONARIO PUBLICO, VIOLENCIA DOMESTICA, REMOÇÃO, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
  • ELOGIO, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, ATENDIMENTO, PRIORIDADE, DOADOR, SANGUE.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, PROJETO DE RESOLUÇÃO DO SENADO (PRS), CRIAÇÃO, FRENTE PARLAMENTAR, ATIVIDADE PROFISSIONAL, MOTORISTA, MOTOCICLETA.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Para discutir.) – Quero cumprimentá-lo, Sr. Presidente, e dizer que eu e o Senador Girão estamos sendo campeões de solidariedade com V. Exa. ficando até o final da sessão.

    Eu gostaria de parabenizá-lo mais uma vez também pelo projeto de lei que acabamos de aprovar, assim como pela extensa pauta durante a semana toda e nesta semana, em que homenageamos também as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher. Aprovamos hoje o projeto de V. Exa. que traz a hipótese de remoção no caso das mulheres que sofrerem violência doméstica. É um projeto de suma importância. É importante explicar isso para a população, porque, é claro, se a mulher foi violentada e quer ser transferida, ela teria esse direito independentemente da decisão da Administração Pública.

    Da mesma forma, eu queria dizer que apresentei um projeto de lei que altera o Código Eleitoral para permitir que 30% das vagas no Legislativo brasileiro sejam destinados para as mulheres, não apenas 30% das candidaturas. Então seriam 30% das vagas de todo o Legislativo, Câmara de Vereadores, Câmara Estadual, Câmara Federal e também Senado – quando da renovação de dois terços, também seriam 30% destinados às mulheres.

    Quanto a esta pauta de hoje, eu também gostaria de destacar, Sr. Presidente, o projeto que aprovamos sobre o atendimento prioritário a doadores de sangue e também de medula óssea. Eu acho que esse é um grande estímulo que estamos dando, porque não adianta só para o doador, às vezes, uma pequena propaganda; ele tem que também ter um estímulo. Então, eu acho que dar prioridade aos doadores de medula óssea e de sangue também é um grande incentivo.

    Da mesma forma, sobre a Frente Parlamentar em Defesa dos Mototaxistas e Motofretistas, eu gostaria de destacar a importância desse projeto, principalmente agora na pandemia, com o trabalho desses profissionais, homens e mulheres, Brasil afora, trabalhando dia e noite no serviço de delivery, nas farmácias. Então, fazemos esse reconhecimento ao profissional, dando também os direitos, principalmente fazendo com que, nas cidades, haja mais respeito no trânsito e mais segurança para eles (Falha no áudio.) ... porque, na maioria das cidades, há grandes profissionais trabalhando nessa área.

    Sr. Presidente, é mais uma semana de grande produtividade. Eu quero convidar todos para, na segunda-feira, às 9h, em Brasília, e às 8h, no meu Estado de Mato Grosso, acompanharem a nossa reunião da Comissão da Covid, em que estaremos também com Governadores, para que possamos discutir esta questão tão crucial que vivemos hoje que é a pandemia e a busca incessante de todos nós pela vacina. É vacina, vacina e vacina! Temos que buscá-la onde houver e unir todos nesse objetivo!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/03/2021 - Página 67