Discurso durante a 22ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à Organização Odebrecht, que comemora 60 anos de fundação.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à Organização Odebrecht, que comemora 60 anos de fundação.
Publicação
Publicação no DSF de 18/03/2005 - Página 5350
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, REGISTRO, DADOS, OBRAS, BRASIL, MUNDO, USINA HIDROELETRICA, USINA TERMOELETRICA, USINA NUCLEAR, LINHA DE TRANSMISSÃO, RODOVIA, PONTE, METRO, INFRAESTRUTURA, PORTO, AEROPORTO, PROJETO, IMIGRAÇÃO, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Organização Odebrecht, fundada em 1944, completou 60 anos de grandes serviços prestados ao Brasil, é motivo de orgulho para a engenharia nacional e merece uma especial homenagem, por sua atuação no País e no exterior.

Em seus 60 anos de trabalho eficiente e de alta qualidade, a Organização Odebrecht conquistou respeitabilidade mundial e realizou uma obra ciclópica, dificilmente atingível por outras empresas nacionais e internacionais.

Numa síntese desse trabalho de mais de meio século, poderíamos destacar: a construção e instalação de usinas hidrelétricas que geram em seu conjunto 49 mil 132 megawatts, de usinas termelétricas e nucleares que produzem um total de 5 mil 486 megawatts, a construção de 4 mil 542 quilômetros de linhas de transmissão de energia, mais de 5,7 milhões de metros quadrados de área de edificações, construção de 8 mil 247 quilômetros de rodovias, 225 quilômetros de túneis, 131 quilômetros de pontes e viadutos, 127 quilômetros de linhas de metrô, 80 projetos de infra-estrutura portuária e aeroportuária e 25 projetos de irrigação.

As empresas de Engenharia e Construção da Odebrecht atuam de forma integrada, sob a liderança da Construtora Norberto Odebrecht S.A., e exercem papel relevante, reconhecido mundialmente, nas áreas de Engenharia, Suprimento, Construção e Gerenciamento.

É uma presença de mais de 20 anos em países da América do Sul, América do Norte, África e Europa. A Odebrecht é hoje a maior exportadora de serviços do nosso País.

A Odebrecht S.A. representa e consolida a Organização e busca a manutenção da unidade filosófica e estratégica do conjunto das empresas.

A Construtora Norberto Odebrecht S.A. se dedica à elaboração de projetos, suprimento, construção e gerenciamento em construção civil e pesada, montagem eletromecânica e serviços de engenharia em petróleo e gás.

A Braskem S.A. produz termoplásticos, cloro-soda e matérias-primas para empresas químicas e petroquímicas de segunda geração.

A Organização Odebrecht conta ainda com uma empresa de análise e administração dos riscos inerentes às atividades do Grupo, uma entidade de previdência privada para os integrantes da Organização e a Fundação Odebrecht, instituição sem fins lucrativos que promove e apóia programas de interesse público, com foco na educação do adolescente.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nesses 60 anos de atividades, a Organização Odebrecht soube vencer crises econômicas internas, externas, setoriais e da própria empresa, antecipou tendências mundiais, melhorou suas condições de competitividade em nível mundial e enfrentou o processo de globalização da economia de forma firme e adequada.

Os indicadores econômico-financeiros da Organização Odebrecht demonstram solidez e higidez patrimonial: receita bruta, lucro operacional, patrimônio líquido e total de ativos se mantêm em crescimento sustentado ao longo dos últimos anos, em decorrência dos métodos administrativos, do processo decisório descentralizado e da filosofia de trabalho implantada por Norberto Odebrecht, desde 1944.

Mais importante que esse conjunto de realizações materiais e econômico-financeiras, é a filosofia de trabalho de Norberto Odebrecht, cujos pilares são a descentralização, a delegação planejada, a parceria e a partilha de resultados.

Como afirma o fundador Norberto: nosso maior patrimônio é intangível, e curiosamente não consta dos balanços: são as pessoas educadas para o exercício de servir - e servir com alegria, nunca com sacrifício.

            O grande líder Norberto foi formado por uma educação rígida, com princípios religiosos firmes, com trabalho duro desde a infância, em que corpo, mente e espírito recebiam cuidado especial de seus pais e de seu orientador espiritual, o reverendo Otto Arnold, vindo da Alemanha para cuidar da colônia luterana da cidade de Salvador.

O reverendo Otto Arnold se tornou preceptor do lar dos Odebrecht e passou a cuidar do pequeno Norberto, que com ele aprendeu o conceito de “riqueza efêmera”: “não existe riqueza sem saúde, ética, trabalho e produtividade”.

            Norberto aprendeu, muito jovem ainda, a ser pedreiro, serralheiro, armador, chefe de almoxarifado e responsável pelo transporte: aprendeu a cortar, dobrar e usar ferro na construção de armaduras para colunas, vigas e lajes; a revestir paredes com argamassa, a entalhar madeira e a operar forja, seguindo a tradição familiar germânica, em que o trabalho duro é o único caminho para a riqueza merecida.

            Certamente, esses valores morais, intelectuais, espirituais, ao lado do trabalho, é que constituem o verdadeiro alicerce, o lastro e as colunas em que se apoiaram a trajetória vitoriosa de Norberto Odebrecht.

“Aprendi que o tempo é o único recurso irrecuperável, e que não temos o direito de desperdiçar o nosso e o dos demais”, afirmou Norberto, que aos 18 anos ingressou no curso de Engenharia e que, ainda como aluno do terceiro ano, foi obrigado a assumir a empresa do pai, que passava por grandes dificuldades.

Em apenas três anos, Norberto conseguiu pagar todas as dívidas da empresa, que estava à beira da falência, e iniciar uma verdadeira trajetória vitoriosa, forjada nas dificuldades, passando pela dura prova de aparentes derrotas que terminariam em grande vitória, graças à criatividade, à disciplina, ao trabalho duro e ao amplo domínio da profissão.

Certamente, o tempo de que disponho é insuficiente para relatar muita coisa importante nessa brilhante trajetória que enche de orgulho o Brasil, por dispor de uma empresa respeitada mundialmente, de elevado padrão de qualidade e elevada eficiência administrativa.

O Guia Global da Construção, edição de 2004, classifica a Construtora Norberto Odebrecht como a maior empresa do setor de engenharia e construção da América Latina, o que consagra a Tecnologia Empresarial Odebrecht.

Essa filosofia, criada pelo comandante Norberto Odebrecht, pode ser resumida em prover as melhores soluções para os clientes, confiar nas pessoas, educar para o trabalho, com realização moral, ética e material, em ser a melhor organização empresarial para se trabalhar, maximizar o retorno aos acionistas e investidores, ser um agente decisivo de crescimento e desenvolvimento, respeitar o meio ambiente e participar do esforço de inclusão social.

Muito mais poderia dizer sobre a Organização Odebrecht.

            Concluo com o que afirmou o Presidente da vitoriosa Embraer, Maurício Botelho: “Costumo dizer que na Odebrecht, onde passei cerca de sete anos, deixei de ser um executivo e me transformei num empresário (...) Não trabalhei diretamente com Norberto Odebrecht. Mas sua presença, sempre simpática e amável, e seu desejo permanente de ensinar e educar davam coerência aos valores criados na organização. Era admirável como ela praticava e expandia os conceitos empresariais que criou. (...) É um homem de hábitos simples, despojado de qualquer arrogância ou empáfia, pronto para fazer qualquer um dos nós crescer um pouco mais”.

Norberto Odebrecht é, sem dúvida, aquela semeador que saiu a semear a boa semente.

Que essa semente boa continue a dar bons frutos, a formar novos executivos, novos empresários e novos empreendedores, contribuindo para que nosso Brasil possa, finalmente, ingressar no rol dos países desenvolvidos e respeitados.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/03/2005 - Página 5350