Discurso durante a 32ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Autor
Marconi Perillo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Marconi Ferreira Perillo Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Publicação
Publicação no DSF de 19/03/2008 - Página 6357
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, MULHER, ESPECIFICAÇÃO, PERSONAGEM ILUSTRE, ABERTURA, INGRESSO, FEMINISMO, POLITICA NACIONAL.

O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste Dia Internacional da Mulher, queremos render nossas homenagens a todas as brasileiras e, em especial, a três honoráveis e bravas mulheres goianas, que fulguram como pioneiras da política de nosso estado e do Brasil. Trata-se de Berenice Teixeira Artiaga, Almerinda Arantes e Ana Braga.

Berenice Teixeira Artiaga chega à política por um caminho trágico, já que seu marido, Getulino Artiaga, inicialmente o candidato do PSD, foi morto num comício em Nova Aurora. O PSD resolveu, então, lançar a candidatura de Berenice, que foi eleita e se tornou a primeira mulher a se tornar Deputada estadual no Brasil, juntamente com a saudosa Ivete Vargas, eleita no Rio De Janeiro.

Berenice Artiaga legou ao Estado de Goiás uma tradição familiar na política, e um de seus filhos, Índio do Brasil Artiaga, chegou a ser Prefeito de Goiânia de 1979 a982. Por essa tradição política é que a Assembléia Legislativa do Estado de Goiás oferece anualmente a homenagem homônima às mulheres de destaque no Estado.

Almerinda Magalhães Arantes é natural da então Nossa Senhora Santana de Posse, cidade oriunda do bateamento do ouro, como tantas outras em Goiás. Filha de uma família tradicional dos municípios do norte e do nordeste goiano, Almerinda foi precoce para a sua época e, desde cedo, já mostrou o gosto pela leitura e pelos jornais. Sem dúvida, foi uma precursora do novo perfil da mulher moderna, sintonizada com os temas e as decisões do cotidiano político.

Fundadora e Diretora de escola na famosa Fazenda do Torto, hoje em região do Distrito Federal, alimentava, então, não apenas o sonho de educar a futuras gerações, mas também de influenciar as decisões num mundo ainda essencialmente masculino.

Com esse espírito, Almerinda Arantes juntou-se ao movimento liderado por Bertha Lutz, talvez como a única mulher goiana a pertencer às fileiras da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. Esposa de Otávio Batista Arantes, mudou-se para Vianópolis e Ipameri. Mais tarde, seria nomeada, pelo então Governador Pedro Ludovico, Diretora de Ensino Primário.

Almerinda Arantes elege-se Deputada Estadual pelo PTB em 1953, com o expressivo apoio das professoras do Estado. Na Assembléia, revela-se combativa parlamentar na defesa de sua classe e dos ideais do partido.

Por fim, rendemos homenagem a Ana Braga, uma das primeiras mulheres goianas a lutar pela redemocratização do País, fundando comitês femininos em várias cidades do Estado, pela queda da ditadura Vargas.

Em 1947, é eleita Vereadora na primeira Legislatura Municipal de Goiânia. Ingressa na então Faculdade de Filosofia, fundada por Dom Emanuel Gomes de Oliveira, hoje integrada à Universidade Católica de Goiás. É bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Lecionou no Lyceu de Goiânia, no Colégio Santa Clara e no Instituto de Educação de Goiás. É eleita Deputada Estadual 1959.

Parabéns às mulheres de Goiás!

Parabéns às mulheres do Brasil!

Parabéns às mulheres de todo o mundo!

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/03/2008 - Página 6357