Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre pronunciamentos de Senadores que discursaram antes de S. Exª sobre os problemas de energia, água, mobilidade urbana e questões relativas às micro e pequenas empresas.

Autor
Elmano Férrer (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL:
  • Comentários sobre pronunciamentos de Senadores que discursaram antes de S. Exª sobre os problemas de energia, água, mobilidade urbana e questões relativas às micro e pequenas empresas.
Publicação
Publicação no DSF de 11/02/2015 - Página 173
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL
Indexação
  • DEFESA, IMPORTANCIA, DEBATE, REFERENCIA, PROBLEMAS BRASILEIROS, OBJETIVO, MELHORIA, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO.

            O SR. ELMANO FÉRRER (Bloco União e Força/PTB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, meu querido e estimado Senador do Distrito Federal, não vou fazer nem ia fazer o meu discurso como todos os Senadores que tomaram posse recentemente o fizeram. Apenas quero aproveitar algumas colocações feitas pelas Senadoras Angela Portela, do Estado de Roraima, e Vanessa Grazziotin, do Estado do Amazonas, e também pelo Senador Roberto Rocha, lá do Maranhão, companheiro do PSB. Enfim, são considerações que julgo importantes, principalmente quando foram tratadas questões relacionadas à energia, à água, à saúde pública, à segurança pública e, recentemente, agora, neste instante, pelo Senador que me antecedeu, Paulo Paim, com relação às Medidas Provisórias 664 e 665 que dizem respeito à flexibilização, modificações na questão dos trabalhadores.

            Quero associar-me principalmente à Angela Portela, meu querido Senador Paulo Paim. Sou do Estado do Paiuí. Juntamente com o Senador Wellington Dias, a Vice-Governadora Margarete e outros candidatos a Deputado Federal e Deputado Estadual, percorremos o Estado todo do Piauí e sentimos e vimos reclamações, problemas relacionados à energia, ao suporte elétrico nas cidades, problemas relacionados à segurança hídrica, à água nas cidades. Cidades, por exemplo, que eu vi nascerem há quase 50 anos com 70 casas, 200, 300 pessoas, hoje com 8,2 mil habitantes, sendo abastecidas com carro-pipa, e outras cidades menores. Ou seja, em pleno século XXI, cidades com problema de abastecimento de água.

            Problemas também de energia. Energias geradas na Região Norte do País, também geradas através de várias hidrelétricas no São Francisco, e a interligação com o sistema nacional feita via Estado do Piauí. Redes elétricas de 500kW, 250kW, 138kW passando nas cidades, e as cidades com problemas de energia.

            Ou seja, problemas dessa natureza, falados aqui por Senadoras e Senadores de outros Estados, também nós temos no Estado do Piauí; questões dessa natureza, que dizem respeito à vida das pessoas, das pessoas mais simples. Não há cidades sem água, não há cidades sem energia. Embora reconheçamos os avanços que foram feitos neste País, principalmente no Nordeste, no que tange às conquistas sociais e na infraestrutura, ainda persistem problemas no nosso Estado também...

(Soa a campainha.)

            O SR. ELMANO FÉRRER (Bloco União e Força/PTB - PI) - ... levantados aqui pela nossa Senadora Angela Portela, pela Vanessa, pelo nosso querido Roberto Rocha e outros Senadores. Creio que é o momento.

            No que diz respeito à energia, nós temos como Ministro das Minas e Energia um Senador desta Casa, coincidentemente da Região Nordeste, aliás, da Região Norte.

            Então, creio que são problemas dessa natureza em que nós temos que nos debruçar também aqui nesta Casa. Temos problemas de ordem institucional, temos problemas que estão aí com relação à probidade, com relação à coisa pública. Mas nós temos que nos haver com essas questões que dizem respeito à vida do cidadão, das pessoas mais simples.

(Interrupção do som.)

            O SR. ELMANO FÉRRER (Bloco União e Força/PTB - PI) - Ouvi aqui a Vanessa Grazziotin falar da questão da mobilidade urbana lá na cidade de Manaus. Eu queria reforçar a necessidade, nesta Casa, a Casa dos Municípios, (Fora do microfone.), a Casa dos Estados-Membros da Federação, a Casa da união da Federação, de que nós temos o dever e a obrigação de tratar dessas questões.

            Por último, aqui também se falou - aliás, o nosso Paulo Paim - de questões relacionadas à micro e à pequena empresa, que empregam mais de 50% da população ocupada no nosso País. Ele falou também dessas questões relacionadas ao que eu disse aqui, às Medidas Provisórias nºs 664 e 665, que nós temos que discutir com muito amadurecimento, conversando, de um lado, com as centrais sindicais e com os trabalhadores; de outro lado, com os empregadores, com os micro, pequenos, médios e grandes empresários; e com o próprio Governo, que tem a grande responsabilidade de buscar saída, juntamente conosco, para os problemas que nós enfrentamos. Por isso, eu queria fazer este registro.

            Vou ter a oportunidade, depois do Carnaval talvez, de fazer o meu pronunciamento oficial como Senador que chega a esta Casa para somar com os demais Senadores e demais Senadoras no encaminhamento e na busca de solução para os nossos problemas.

            Eu agradeço a atenção, meu querido companheiro Senador.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/02/2015 - Página 173