Discurso durante a 128ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem póstuma pelo falecimento do Padre Humberto Pietrogrande; e outro assunto.

.

Autor
Elmano Férrer (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem póstuma pelo falecimento do Padre Humberto Pietrogrande; e outro assunto.
CULTURA:
  • .
Publicação
Publicação no DSF de 06/08/2015 - Página 371
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > CULTURA
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, REPRESENTANTE, IGREJA CATOLICA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, ENFASE, ATIVIDADE SOCIAL, MUNICIPIO, TERESINA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI).
  • PEDIDO, GOVERNO FEDERAL, AUMENTO, DISTRIBUIÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, OBJETIVO, MANUTENÇÃO, MUSEU, LOCAL, PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA, ESTADO DO PIAUI (PI).

            O SR. ELMANO FÉRRER (Bloco União e Força/PTB - PI. Sem revisão do orador.) - Eu queria fazer uma comunicação, um registro, do falecimento hoje, em Teresina, do Padre Humberto Pietrogrande.

            Italiano, ele chegou ao Brasil em 1962. Um padre que realizou um trabalho fantástico não só em Teresina, Estado do Piauí, mas também no Estado do Espírito Santo, onde fundou colégios agrícolas através do modelo da alternância, ou seja, o aluno - geralmente egresso de pequenas propriedades - passava 15 dias na escola e 15 dias nas famílias na zona rural. Um trabalho importante que ele fez. Ele criou, inclusive, o Mepes (Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo), trabalho importante que realizou não só naquele Estado, mas também no Estado do Piauí, onde o Padre Humberto, jesuíta, que marcou com a sua atuação, sobretudo, em projetos sociais, teve uma grande caminhada na cidade de Teresina, especialmente na região da Socopo, da grande Socopo, beneficiando uma área territorial expressiva na zona leste da cidade. O Padre Humberto criou um hospital filantrópico; criou no Estado do Piauí cinco Escolas da Família Agrícola; criou também uma escola profissionalizante e três áreas de assentamento de famílias rurais sem-terra.

            Eu faço esse registro em nome dos piauienses, pedindo a Deus que o tenha.

            Eu também, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, queria fazer um registro, com tristeza.

            O Museu do Homem Americano foi criado no Piauí há 40 anos, na Serra da Capivara, e é considerado pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade. Niède Guidon fez curso na Sorbonne e mobilizou universidades da Europa, universidades do Japão e universidades do Brasil, como a USP, a Universidade Federal do Piauí, a Universidade do Vale do São Francisco e muitas outras, para um trabalho nas áreas de Arqueologia e de Paleontologia, assinalando, nos sítios arqueológicos, as inscrições rupestres, e chegou a concluir, através de um método usando carbono, que o homem americano no Estado do Piauí, na Serra da Capivara, data de 40 mil anos atrás. Lamentavelmente, esse patrimônio, que não é só do Piauí nem só do Brasil, mas que é patrimônio cultural do mundo, considerado pela Unesco, não tem os recursos necessários para a sua manutenção. Todos os anos, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, esse grande Patrimônio Cultural da Humanidade passa por seriíssimos problemas, mas aqui é preciso que registremos que a Petrobras já alocou, ao longo dos últimos 20 anos, mais de R$20 milhões para manutenção desse parque.

            Ao fazer esse registro, peço ao Governo Federal, através do Instituto Chico Mendes, do Ibama, do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério da Cultura, do Ministério de Ciência e Tecnologia, que faça um esforço no sentido de alocar os recursos necessários para a manutenção daquele Parque da Serra da Capivara, que constitui Patrimônio Cultural da Humanidade.

            Era isso, Sr. Presidente.

            Obrigado pela atenção.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/08/2015 - Página 371