Discurso durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de visitas realizadas por S. Exª à capital Teresina e a cidades do interior do Estado do Piauí.

Autor
Elmano Férrer (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Registro de visitas realizadas por S. Exª à capital Teresina e a cidades do interior do Estado do Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 21/08/2015 - Página 308
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, PARNAIBA (PI), TERESINA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), COMENTARIO, SITUAÇÃO, ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO, COMERCIO, REGIÃO, REGISTRO, VISITA, CIDADE, PAULISTANA (PI), OBJETIVO, PARTICIPAÇÃO, ENCERRAMENTO, FESTA, IGREJA CATOLICA.

            O SR. ELMANO FÉRRER (Bloco União e Força/PTB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estou ocupando a tribuna no dia de hoje para fazer alguns registros que consideramos importantes, haja vista nossa visita a Teresina e ao próprio Estado do Piauí na semana que passou.

            Inicialmente, queria registrar que, no dia 14, tivemos o aniversário da cidade de Parnaíba, que completou 171 anos de existência, de fundação e emancipação, essa grande cidade que tem sua história relacionada à vida econômica, histórica e cultural do Estado.

            Naquela oportunidade, S. Exª o Sr. Governador fez uma visita àquele Município, àquela cidade, com todos os seus principais secretários, especialmente da área econômica e da área social, e foram recebidos por S. Exª o Sr. Prefeito, Dr. Florentino, e toda a sua equipe, oportunidade em que foram inauguradas obras importantes na área da saúde, na área da segurança pública. Destacamos um complexo integrado da segurança pública, integrado pela Polícia Militar, pela Polícia Civil, pelo Corpo de Bombeiros, e outras instituições ligadas à área no Estado do Piauí.

            Ressaltamos a importância que tem Parnaíba hoje, e ontem também, no passado, principalmente pelo potencial daquela grande microrregião, destacando um dos problemas daquela região, que ainda persiste por muito tempo, que diz respeito ao quase centenário porto, que ainda hoje não começou a funcionar. Num passado distante, ainda no Brasil Império, tivemos um porto importante por onde saía a riqueza extrativa do nosso Estado. Mas, hoje é um Município, uma microrregião que atravessa problemas relacionados à infraestrutura como o porto, que, repito, tem sido quase que um problema secular.

            Mas há expectativa com relação ao desenvolvimento econômico se considerarmos os investimentos feitos nos últimos governos, principalmente no que se refere à implantação de um projeto de irrigação pelo Governo Federal através do Ministério da Integração, especificamente através do Dnocs. É um projeto iniciado há quase 25 anos com recursos do Banco Mundial, mas a primeira fase, a primeira etapa do projeto já está funcionando com resultados muito alvissareiros para aquela região norte do Estado do Piauí.

            Cremos que hoje Parnaíba tem-se destacado como um polo de serviços, especialmente na área de saúde e de educação superior. Se nós somarmos também a prestação de serviço em outras áreas - principalmente do comércio, na área financeira, através de bancos - nós temos a convicção de que Parnaíba voltará a ser aquilo que foi no passado.

            Também queríamos registrar aqui que, no dia 15 do corrente mês, nós fomos à cidade de Paulistana, juntamente com o Deputado Federal Paes Landim, participar do encerramento das festas alusivas à padroeira da cidade: Nossa Senhora dos Humildes. Destaco aqui o espírito religioso, o espírito de desenvolvimento e espírito empreendedor daquela cidade, daquele povo, que, heroicamente, no Semiárido, no Polígono das Secas, tem enfrentado uma série de problemas, mas superado pela determinação, pela coragem e especialmente pelo espírito empreendedor daquela gente. Eu queria, nessa oportunidade, levar meus agradecimentos a todos aqueles e aquelas que nos acolheram naquela progressista cidade de Paulistana.

            E no domingo nós tivemos a celebração dos 163 anos de emancipação política da cidade de Teresina, de que eu tive a honra de ser prefeito por algum tempo. Ressalto que um aspecto importante do aniversário de Teresina, transcorrido no último dia 16 de agosto, domingo passado, foi uma sessão, convocada por S. Exª o Prefeito Firmino Filho, de um conselho de ex-prefeitos daquele Município, daquela cidade, em que se discutiram aspectos importantes para o futuro e o presente da cidade, de nossa querida Teresina, capital do nosso Estado.

            Nós queríamos, nesta oportunidade, levar o nosso abraço a todos os teresinenses, especialmente reafirmando a nossa determinação, a nossa vontade de continuar trabalhando pela cidade, não só nossa querida Teresina, mas esperamos, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, continuar trabalhando.

            E é um compromisso que nós assumimos, juntamente com S. Exª o Sr. Governador Wellington Dias, de trabalhar em prol do desenvolvimento do nosso Estado, reconhecendo aqui as profundas dificuldades que não só a cidade de Teresina, mas quase todos os Municípios do nosso Estado enfrentam no exato momento.

            Eu queria, nesta oportunidade, cumprimentar   o nosso querido Deputado Federal Júlio César de Carvalho Lima, que adentra aqui, no nosso Senado - meus cordiais cumprimentos -, dizendo a ele que o desafio que nos impõe é muito grande. Temos um Estado potencialmente forte, riquezas naturais, muitas delas no subsolo, e ainda não fomos devidamente competentes e inteligentes para explorar aquele potencial, sobretudo e especialmente os recursos minerais que detêm o nosso subsolo no Estado do Piauí.

            Destacamos aqui também a importância que tem tido a produção de grãos no nosso Cerrado e que, no agronegócio - registre-se aqui -, tivemos um crescimento, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, de mais de 27% em relação à produção do ano passado, do ano de 2014, quando produzimos 2,7 milhões de toneladas de grãos.

            E, este ano, apesar da seca e de muitos problemas de natureza econômica, o nosso Estado teve uma produção de 3,2 milhões de toneladas de grãos, o que consideramos muito importante para o nosso Estado.

            Eu queria, nesta oportunidade, ao falar em produção, ver que, na semana passada, a imprensa da nossa capital destacou um dado que eu reputo da maior importância, no que se refere ao registro de empresas ocorridas no período de janeiro deste ano a julho. Ou seja, nesses sete meses, foram abertas exatamente 11.994 empresas no Estado do Piauí. Consideramos isso importante, mas sendo que aqui há um destaque de que, desse total, mais de 60% foi de microempreendedores individuais.

            Isso traduz o espírito empreendedor do nosso povo, da nossa gente, sobretudo gerando seu autoemprego, quando se fala em negócios individuais, de iniciativa do espírito empreendedor dos nossos conterrâneos piauienses. Um destaque também maior da juventude, daqueles egressos das escolas técnicas, egressos muitos outros das nossas universidades e instituições de ensino privado do nosso Estado.

            E, em se falar da abertura de novas empresas, de novos empreendimentos, é bom destacar a atual administração da Drª Alzenir Porto, que tem sido também uma grande empreendedora e inovadora naquela junta comercial, modernizando-a através de um processo, ou de um convênio, de um acordo de cooperação técnica com o Sebrae, que tem resultado no processo de informatização de todos os procedimentos. E isso resulta na abertura de empresas, no caso das pequenas empresas, em 48 horas, e das médias e grandes empresas no prazo máximo de quatro dias. O que isso traduz? A eficiência, a modernização e um atendimento também aos reclamos daqueles que querem empreender e ter seu próprio negócio.

            Por último, Sr. Presidente, em falando de junta comercial e desse processo de informatização e modernização da Junta Comercial do Estado do Piauí, nós queríamos também ressaltar o trabalho do Sebrae nessa cooperação técnica de modernização daquela junta comercial. A realidade é que o Sebrae, historicamente, não só no Estado do Piauí, mas em todo o Brasil, vem realizando um trabalho extraordinário de inovação sob todos os aspectos dos micro e pequenos negócios do nosso País.

            Então, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, era esse o registro que nós tínhamos que fazer na tarde de hoje, desta quinta-feira.

            Era só, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/08/2015 - Página 308