Discurso durante a 15ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento de José de Castro, aos 91 anos, em Teresina (PI), ex-Prefeito da cidade de São Raimundo Nonato e Deputado Estadual pelo Piauí em várias legislaturas.

Satisfação com a divulgação de dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), acerca dos resultados na colheita de grãos e algodão no Piaúí (PI).

Autor
Elmano Férrer (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de José de Castro, aos 91 anos, em Teresina (PI), ex-Prefeito da cidade de São Raimundo Nonato e Deputado Estadual pelo Piauí em várias legislaturas.
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Satisfação com a divulgação de dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), acerca dos resultados na colheita de grãos e algodão no Piaúí (PI).
Publicação
Publicação no DSF de 24/02/2017 - Página 34
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, JOSE DE CASTRO, EX-DEPUTADO, EX PREFEITO, MUNICIPIO, SÃO RAIMUNDO NONATO (PI), ESTADO DO PIAUI (PI).
  • REGISTRO, DADOS, Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), RESULTADO, COLHEITA, SOJA, MILHO, ARROZ, FEIJÃO, ALGODÃO, ESTADO DO PIAUI (PI).

    O SR. ELMANO FÉRRER (PMDB - PI. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, é apenas para fazer o registro e também uma homenagem póstuma ao ex-Deputado Estadual José de Castro, uma figura extraordinária que veio a falecer ontem, aos 92 anos.

    Ele foi Prefeito da cidade de São Raimundo Nonato e Deputado Estadual em várias legislaturas. Deixou a família de médicos, políticos – inclusive, o nosso Deputado Federal Marcelo Castro, ex-Ministro da Saúde, é um dos seus filhos, também com atividade política muito importante no Estado do Piauí.

    Eu faço esse registro que peço que conste em ata, endereçando à família Castro os nossos registros de homenagem póstuma pelo seu desaparecimento.

    Eu queria, Sr. Presidente, aproveitar esta oportunidade para fazer também um outro registro. Ontem, eu me lembro de que aqui o nosso querido Senador Garibaldi Alves disse que, há cinco anos, gostaria de falar em chuvas, em invernos. E ele se extravasou ontem quando disse que o Rio Grande do Norte estava sendo, digamos, abençoado com excelentes chuvas , inclusive enchendo vários pequenos açudes, ou seja, trazendo esperança ao povo do Rio Grande do Norte.

    Ao mesmo tempo, eu queria trazer também a informação, à luz de dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), de que o Estado do Piauí, apesar também de ter áreas críticas com problemas relacionados a recursos hídricos no Semiárido, tem também os nossos Cerrados de expressivos, digamos, benefícios econômicos por meio da produção de grãos, especialmente soja. Este ano, Sr. Presidente, nós, à luz de dados que colhemos neste instante da Conab, vamos ter, mais ou menos, uma colheita em torno de 3,5 milhões de toneladas de grãos, com o destaque especial para a soja – vamos chegar a 2 milhões de toneladas colhidas –, seguida do milho – com mais de 1 milhão de toneladas de grãos –, arroz – também quase 150 toneladas –, feijão – também mais de 100 toneladas – e o algodão, que é expressiva também naquela região dos Cerrados do Piauí. Então, faço este registro de que, ao tempo em que nós passamos várias sessões, reuniões, aqui no Senado, ano passado, falando em seca – e o problema ainda persiste em determinadas regiões, sobretudo no que se refere ao acúmulo de água dos nossos reservatórios –, também tivemos bonança nessa região dos Cerrados do Piauí.

    Ao tempo em que registro também que, paralelamente a isso, de forma desagradável, nós temos uma obra importante nos Cerrados do Piauí que é a Transcerrado, 300km de estradas cortando vários Municípios que integram o Cerrado e a região do Matopiba. Inclusive, é uma obra já paralisada, uma obra importante, de responsabilidade do Governo do Estado, que ainda padece dos recursos necessários para a sua continuidade,

    Eu faço esse registro, ao tempo em que cumprimento todos aqueles que fazem o agronegócio no Estado do Piauí, sobretudo na região dos Cerrados. Há muitos empresários do agronegócio egressos do Paraná, outros aqui do Brasil Central, da região de Rondonópolis que, também, estão investindo no Estado do Piauí.

    Especialmente, também eu queria registrar o nosso reconhecimento ao trabalho dos nossos agentes financeiros oficiais, principalmente o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste e, em menor escala, pois passou a trabalhar recentemente nessa área, a nossa Caixa Econômica Federal. Então, eu cumprimento todos e faço com grande alegria esse registro positivo dos empresários e das autoridades, tanto estaduais como federais.

    Era esse o registro, Sr. Presidente, que tínhamos a fazer nesta sessão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/02/2017 - Página 34