Discurso durante a 93ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da participação de S. Exª em solenidade do início das obras de asfaltamento da BR-222.

Registro do aumento da violência contra a mulher no Piauí (PI).

Autor
Elmano Férrer (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRANSPORTE:
  • Registro da participação de S. Exª em solenidade do início das obras de asfaltamento da BR-222.
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Registro do aumento da violência contra a mulher no Piauí (PI).
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2017 - Página 24
Assuntos
Outros > TRANSPORTE
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • REGISTRO, INICIO, OBRA PUBLICA, ASFALTAMENTO, RODOVIA, ESTADO DO PIAUI (PI), COMENTARIO, PRESENÇA, GRUPO, AUTORIDADE PUBLICA, EVENTO.
  • REGISTRO, CRESCIMENTO, VIOLENCIA, VITIMA, MULHER, ESTADO DO PIAUI (PI).

    O SR. ELMANO FÉRRER (PMDB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Minha nobre Presidente, Ângela Portela, Srªs e Srs. Senadores, inicialmente quero dizer da minha alegria em substituir aqui, na tribuna, pela sequência, a nossa querida e estimada Senadora Regina Sousa, companheira de Bancada do Piauí, uma Senadora que tem uma história muito bonita no Estado do Piauí, desde a sua origem, o seu nascimento.

    Ela se orgulha em dizer que nasceu na zona rural – foi onde nasceu, no interior lá de Teresina. E se orgulha também de uma vida muito bonita, de uma história linda que culminou com uma sindicalista de atuação brilhante no Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí, de que foi Presidente. Inclusive, recentemente deixou a Presidência do PT no nosso Estado. Então, é um orgulho sucedê-la aqui na tribuna, pela sua história, pela sua luta, e agora ela assume a Presidência do Senado nesta sessão.

    Quero dizer, minha querida Regina, que tive uma alegria muito grande em ter participado, na quinta-feira próxima passada, de várias solenidades de inauguração, inclusive presididas pelo nosso Governador, Wellington Dias. E quero dizer que um dos importantes eventos realizados naquele momento foi exatamente aquele de que V. Exª também participou e toda a Bancada, que foi o início do asfaltamento, do revestimento primário, enfim, da BR-222, uma BR importante no Brasil, que tem 1.811 quilômetros, começando em Fortaleza e terminando em Marabá, no Estado do Pará. Ou seja, é uma rodovia que cobre, passa, atravessa os Estados do Ceará, do Piauí, do Maranhão e do Pará, inclusive no trecho, no limite, na divisa Piauí-Maranhão. De lá, essa estrada permite o acesso, através de outras BRs, à capital do Maranhão, São Luís, bem como à capital do Pará, Belém.

    Daí, a importância dessa estrada, mas, no trecho entre Piripiri, no Piauí, e a divisa com o Maranhão, cobrindo os Estados, como disse, do Ceará, mas, sobretudo, e especialmente, eu queria me referir aqui aos Municípios que essa BR-222, um sonho muito grande do nosso Presidente da Assembleia, Deputado Estadual Themístocles de Sampaio Pereira Filho, que, ao longo da sua atuação como Deputado, sempre sonhou e lutou pela realização desse sonho... Mas foi exatamente agora, quinta-feira próxima passada, que, inclusive, eu justifiquei a ausência da nobre Senadora àquele evento, porque tinha compromisso na quinta-feira próxima passada aqui, em Brasília, aqui, no Senado.

    Mas, Presidente, como V. Exª sabe, desses eventos participaram o Governador Wellington Dias, o Senador Ciro, vários Deputados Federais, que eu gostaria de citar aqui, porque representam todos os partidos. Daí, a importância do evento, dessa obra, que foi iniciada sob a responsabilidade do 2º Batalhão de Engenharia de Construção, com recursos alocados pelo Governo do Presidente Michel Temer, que foi uma luta do Senador Ciro e de todos nós, da Bancada, inclusive do próprio Governador Wellington Dias.

    Então, estavam lá presentes dois Senadores, o Ciro Nogueira e nós outros, o Deputado Federal Marcelo Castro, a Deputada Federal Iracema Portella Nogueira, o Deputado Federal Átila Lira, Presidente, aliás, Coordenador da Bancada Federal aqui, no Congresso Nacional, o Deputado Assis Carvalho, o Deputado Merlong Solano, Secretário de Governo, e também a nossa estimada Deputada Federal e Secretária de Educação Rejane Dias.

    Também estava presente o Presidente da Assembleia, como disse anteriormente, o Deputado Themístocles Sampaio Pereira Filho, o grande anfitrião daquela solenidade, sobretudo do início da construção da BR-222, no trecho Piripiri-Batalha.

    Encontravam-se, também, os Deputados Estaduais Wilson Brandão, Francisco Limma, Marden Menezes, Flávio Nogueira Júnior, João Mádison e vários prefeitos. E gostaria de mencionar aqui o Prefeito de Batalha, João Messias; o Prefeito de Morro do Chapéu, Marcos Fortes Rebelo; de Nossa Senhora dos Remédios, Manoel de Jesus Silva; a Prefeita também de Esperantina, Vilma Amorim; o Prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, Manoel Lázaro; o Luiz Menezes, Prefeito de Piripiri. Enfim, uma representação política muito importante, além de vários vereadores, ex-prefeitos, vice-prefeitos. Um evento suprapartidário, minha estimada Regina, pela importância da obra, que era um sonho de todos aqueles que moram no entorno das cidades, dos Municípios de Piripiri, de Batalha, de Esperantina, de São João do Arraial, de Matias Olímpio, enfim, de uma população muito significativa. E eu ressaltaria o assentamento Macambira, um assentamento que tem uma tradição de quase 40 anos.

    E essa obra, minha estimada Regina, nobres Senadores e Senadoras, será feita, construída pelo 2º Batalhão de Engenharia de Construção. No trecho Piripiri-Batalha, será feito um revestimento asfáltico simples, o TSS – de superfície e é simples –, mas é um sonho. Ou seja, além do asfaltamento desse trecho, serão recuperadas oito pontes que estão com problemas seriíssimos, além da reconstrução... Digo melhor, hoje temos, no trecho Batalha-Esperantina, uma ponte que teve problema seriíssimo, foi substituída por uma outra móvel, do Exército, do 2º Batalhão de Engenharia, e, durante a execução dessa obra, será feita uma outra ponte de concreto.

    Eu ressaltaria também, minha estimada Presidente, que S. Exª o Sr. Governador, com o Prefeito João Messias, o Senador Ciro e a Deputada Federal Iracema, inaugurou uma obra de desenvolvimento urbano importante de pavimentação poliédrica em uma área, em uma unidade habitacional. Uma obra importante, com mais de 10 mil metros quadrados, feita através de uma parceria entre a Deputada Iracema Portella, a Prefeitura, o Prefeito Municipal João Messias, e o Vereador Augusto César.

    S. Exª o Governador, por outro lado, autorizou a realização de uma reforma da Unidade Escolar Conselheiro Saraiva, por meio da Secretaria de Educação, sob o comando da nossa Deputada Federal Rejane Dias, como também a restauração do acesso da estrada vicinal que acessa a comunidade Puba, bem como a restauração – é muito importante essa obra de restauração – da vicinal que dá acesso à nossa grande Cachoeira do Urubu, uma atração turística na região de Batalha e Esperantina.

    De outra parte, Srªs e Srs. Senadores, o nosso Governador, também na cidade de Esperantina, através da participação da Prefeita Vilma Amorim, de toda a Câmara Municipal de Vereadores e de prefeitos do entorno, inaugurou 14 novos leitos maternos-infantis no hospital estadual daquela cidade e também inaugurou uma sala, uma área no setor de fisioterapia para parturientes, que era uma aspiração, um desejo da população daquele Município.

    Então, minha nobre e estimada Regina Sousa, foi um evento que reputo importante, que traduziu no apoio e na participação de vários Deputados Federais e Deputados Estaduais e que atendeu sobremaneira as aspirações daqueles três Municípios – aliás, não só o Município de Piripiri, que será ligado por asfalto à Batalha, mas Batalha-Esperantina, Esperantina-São João do Arraial, em direção a Matias Olímpio. O Governador Wellington Dias prometeu fazer, através do 2º Batalhão de Engenharia de Construção, o asfaltamento de Matias Olímpio até a divisa com o Estado do Maranhão, exatamente o Município de Brejo.

    Eu queria, na oportunidade, também me congratular com V. Exª, fazer minhas as palavras de V. Exª com relação ao feminicídio. Hoje, a violência contra a mulher grassa em todos os recantos deste País. Apesar de os movimentos em defesa da mulher terem crescido muito nos Parlamentos e através das instituições da organização civil, nós temos observado, através de dados estatísticos, que tem aumentado sobremaneira a violência contra a mulher – e, em muitas delas, resultando no feminicídio, conforme V. Exª externou daqui, desta tribuna. Então, eu me associo a V. Exª com essa preocupação. Sou testemunho da luta que V. Exª tem liderado em nosso Estado em defesa da integridade da mulher piauiense.

    Eram esses, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, os registros que queríamos fazer na tarde de hoje.

    A SRª PRESIDENTE (Regina Sousa. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PI) – Obrigada, Senador Elmano, pelas informações sobre o Estado. Eu não pude ir, porque estava numa outra agenda. Eu fiquei aqui em Brasília ainda com a agenda e não dava conta de ir lá, porque, quinta-feira, normalmente, tenho agenda aqui ainda por causa da Comissão de Direitos Humanos.

    Muito boa a programação do nosso Governador, com toda a comitiva e com o senhor.

    O SR. ELMANO FÉRRER (PMDB - PI) – Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2017 - Página 24