Discurso durante a 135ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a importância do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Autor
Elmano Férrer (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Comentários sobre a importância do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.
Publicação
Publicação no DSF de 20/09/2017 - Página 40
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • COMENTARIO, APROVAÇÃO, SENADO, SEMANA, PREVENÇÃO, SUICIDIO, IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, CAMPANHA, SETEMBRO, NECESSIDADE, POLITICA PUBLICA, ASSISTENCIA PSICOLOGICA.

    O SR. ELMANO FÉRRER (PMDB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na última quinta-feira, aprovamos nesta Casa a criação da Semana Nacional de Prevenção ao Suicídio e de Valorização da Vida, evento que será realizado a cada ano na semana do dia 10 de setembro, que é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

    Neste ano, o Senado Federal, a exemplo de outras instituições públicas e privadas, oferece grande destaque, no período denominado Setembro Amarelo, à problemática do suicídio e à necessidade de adoção de ações de saúde na sua prevenção.

    Não por acaso, Sr. Presidente, prédios e monumentos simbólicos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o conjunto arquitetônico deste Congresso Nacional, aqui, em Brasília, e o Mirante da Ponte Estaiada, na minha Teresina, receberam iluminação de cor amarela neste mês de setembro para lembrar o combate a esses atos humanos de máximo desespero.

    Apoiamos totalmente a medida protetiva na certeza de que o esforço para se trazer à tona esse problema ajudará a romper o silêncio que cerca o suicídio.

    De fato, Srªs e Srs. Senadores, é de interesse de toda a sociedade que nossos semelhantes em situação limite e com risco de suicídio recebam atenção terapêutica e sejam alvo da dissuasão amorosa até que logrem revalorizar a fundo suas próprias vidas.

    Amigos e parentes dos que, lamentavelmente, deram cabo à sua própria vida, à sua própria existência, necessitam de apoio para assimilar, superar o evento traumático, do qual ninguém se recupera de todo, nem rapidamente.

    A discussão sobre o suicídio e as formas para sua prevenção também auxiliam o restante da sociedade porque traz em seu bojo questões relevantes da existência de todos nós, que lidamos, por toda a vida, com o desafio de imprimir sentido à própria vida.

    Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste exato momento do dia em que fazemos este pronunciamento sobre o Setembro Amarelo, é provável que algum dos nossos concidadãos dê fim à sua própria existência, uma vez que, no Brasil, nada menos que 32 pessoas se matam a cada dia, número que posiciona a causa mortis suicídio, em número de vítimas, à frente da aids e da maioria dos tipos de câncer.

    Os jovens merecem atenção especial, uma vez que, Sr. Presidente, entre 1980 e 2014, a taxa de suicídio de pessoas na faixa de 15 a 29 anos aumentou em 27,2% e hoje é a segunda principal causa de morte entre pessoas nessa faixa etária, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito.

    O dramático problema faz-se presente em todos os Estados da Federação. Entre 2010 e 2014, o Brasil suportou a taxa bruta média de 5,3 suicídios para cada 100 mil habitantes.

    No contexto mundial, nosso País ocupa, atualmente, a oitava posição em número de suicídios. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nada menos do que 800 mil pessoas no mundo se matam a cada ano, o que resulta no alarmante índice global de um suicídio a cada 45 segundos.

    Sr. Presidente, infelizmente, para nós, o Piauí contabilizou mais casos do que a média brasileira. Entre 2010 e 2014, atingiu 7,6 suicídios por cada 100 mil habitantes, quantidade que também supera a média nordestina de 4,3 suicídios para o mesmo grupo de 100 mil pessoas. Apenas em 2016, um total de 172 indivíduos suicidaram-se no Piauí, realidade que levou as autoridades a estabelecer um plano estadual de prevenção ao suicídio.

    A política pública em causa reúne um feixe de medidas nas instâncias municipais e estadual do Governo do Estado do Piauí e também junto à sociedade, em favor da drástica redução de casos no nosso Estado que representamos aqui nesta Casa. Além disso, a cidade de Teresina conta com um Centro de Valorização da Vida (CVV), uma instituição sem fins lucrativos, mantida pelos próprios voluntários, que desenvolvem trabalhos de apoio emocional por meio de contatos telefônicos, atendimento pessoal e também da Internet, no próprio site da entidade.

    Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a oportunidade que o Setembro Amarelo nos proporciona é de adensar a discussão e, sobretudo, compartilhar iniciativas bem­ sucedidas de proteção psicológica aos indivíduos em sofrimento circunstancial e com sintomas de desapego à própria existência.

    Importa, a propósito, ressaltar que é muito grande a perspectiva de bons resultados nas medidas protetivas. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, nada menos que 90% dos casos de potenciais suicídios têm como ser evitados, sobretudo porque ocorrem num contexto transitório, de transtornos mentais ou de depressão das vítimas.

    Sr. Presidente, neste mês em que relembramos a problemática do suicídio através do Setembro Amarelo, é nosso papel reiterar, aqui nesta Casa, que políticas públicas adequadas podem, com toda a certeza, diminuir em muito o número de pessoas que atentam contra a própria vida. Desmistificar o tema do suicídio, mediante o trabalho franco e cidadão, também servirá para que todos os que padecem com a partida de um ente possam exercer o autoperdão e auxiliar, a partir do seu próprio sofrimento, os que correm algum tipo de risco e cometem o suicídio.

    No Setembro Amarelo, Sr. Presidente, nós – e eu em particular – rogamos a Deus para que a vida familiar de cada um de nós adquira, no amor e no perdão, um sentido mais profundo.

    Era este, Sr. Presidente, o nosso pronunciamento...

(Soa a campainha.)

    O SR. ELMANO FÉRRER (PMDB - PI) – ... na tarde de hoje.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/09/2017 - Página 40