Discurso durante a 175ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração do centenário de existência do 25º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro.

Autor
Elmano Férrer (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Comemoração do centenário de existência do 25º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro.
Publicação
Publicação no DSF de 21/11/2017 - Página 16
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, BATALHÃO, CAÇADOR, EXERCITO, ELOGIO, ORGÃO.

    O SR. ELMANO FÉRRER (PMDB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Minha estimada Senadora Regina Sousa, que preside esta sessão e que também engrandece o Piauí aqui, nesta Casa, Srªs e Srs. Senadores, venho hoje a esta tribuna prestar uma homenagem ao 25° Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, instituição militar cujo nome está marcado na história do Estado do Piauí.

    Há cem anos, precisamente em 17 de novembro de 1917, por determinação de S. Exª o Ministro da Guerra José Caetano de Farias, nascia o 25° Batalhão de Caçadores no Estado do Piauí, sediado na cidade de Teresina, a partir de um efetivo oriundo do 48° Batalhão de Caçadores de São Luís, somado aos 135 voluntários do Piauí, sob o comando do Capitão Domingos Monteiro.

    Desde a sua criação, o batalhão desempenhou importante papel em nosso querido Piauí, em diversos recantos do Território nacional e no exterior. O 25º BC atuou no combate à Coluna Prestes, sendo responsável pela prisão de Juarez Távora, à época Coronel do Exército, um de seus principais líderes, em janeiro de 1926.

    Naqueles anos de intensa turbulência política nacional, também combateu a Revolução Paulista de 1924, que objetivava derrubar o Presidente Arthur Bernardes.

    Seis anos depois, minha estimada Senadora Regina Sousa, o 25º Batalhão de Caçadores do Piauí participou da Revolução de 1930, que culminou no golpe de Estado, deposição do Presidente Washington Luís, revogação da Constituição de 1891, fechamento do Congresso Nacional e ascensão de Getúlio Vargas, marco histórico do fim da República Velha e início da Era Vargas.

    O 25º Batalhão de Caçadores participou da Revolução Constitucionalista de 1932, movimento armado que buscava a deposição de Getúlio Vargas e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte, promessa não cumprida de Getúlio Vargas ao iniciar o Governo Provisório.

    Nos anos seguintes, Srªs e Srs. Senadores, o batalhão atuou, ainda, no resgate da ordem, em 1935, combatendo a Intentona Comunista e, em 1938, enfrentando o movimento Integralista.

    Minha Presidente Regina, Srªs e Srs. Senadores, a atuação do 25º Batalhão de Caçadores vai além das nossas fronteiras. Seus homens integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, enfrentando as forças do Eixo; fizeram parte do Batalhão Suez, atuando na Faixa de Gaza, na primeira missão de paz da ONU. Em 2008 e 2009, parte do efetivo piauiense foi selecionado para participar da missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti, fato que se repetiu em 2012, quando o país foi devastado por um terremoto de sete pontos na escala Richter.

    Diversos segmentos da sociedade usufruem dos préstimos rotineiros do 25º BC. Para a Justiça Eleitoral, por exemplo, ele atua como garantidor da segurança e da ordem nos períodos eleitorais. Na saúde pública, o batalhão realiza campanhas de vacinação, ações de combate ao Aedes aegypti, presta apoio ao Programa Mais Médicos. Realiza a segurança durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dá, ainda, apoio em operações de amplo espectro a diversos órgãos públicos, como Corpo de Bombeiros, DNIT e Defesa Civil. A grave crise de segurança pública que o Brasil atravessa provocou o envolvimento do 25º Batalhão de Caçadores nesta questão nos últimos anos. A greve da Polícia Militar do Estado de Pernambuco em 2016 e a crise do sistema prisional do Rio Grande do Norte, em 2017, fizeram com que tropas do batalhão fossem destacadas para garantir a segurança nas ruas do Recife e de Natal.

    Srª Presidente, meus senhores, minhas senhoras, não obstante esse rol de ações do 25º BC, um dos maiores símbolos da sua importância para a população é o seu envolvimento nas operações carros-pipa. Já se vão mais de 18 anos de atuação incansável na luta para combater os efeitos da seca. Hoje o 25º BC atua em 60 Municípios piauienses, levando água potável para mais de 200 mil habitantes da zona rural do Semiárido piauiense, sedentos de água e de justiça social. Dessa forma, Srª Presidente, o Exército chega onde os governos deveriam ser mais presentes e tenta aliviar um drama secular que há muito deveria estar equacionado e solucionado pelo setor público.

    Por isso, Srªs e Srs. Senadores, em nome do sofrido povo do nosso Sertão, faço questão de agradecer aqui ao Exército Brasileiro, por abrandar a sede destes cidadãos, destas vítimas do desinteresse histórico da nossa classe política em soluções definitivas para este drama, que, para nossa vergonha, atravessa os séculos sem a devida atenção.

    Anualmente, Srª Presidente, são gastos no Brasil cerca de R$1 bilhão com operações carros-pipa. Somente no Piauí, as cifras ultrapassam R$100 milhões a cada ano. É um imenso volume de recursos públicos indispensável para garantir a sobrevivência de milhares de vítimas da seca, mas que não passa de paliativo, pois o drama se repete e se agrava a cada período de estiagem.

    Srª Presidente Regina Sousa, minhas Srªs e Srs. Senadores, as questões hídricas são objeto de minha atenção constante no exercício parlamentar, e, nesse sentido, estamos desenvolvendo várias ações. Temos buscado recursos para sistemas de abastecimento de água em diversos Municípios do Piauí. Trabalhamos pela criação do Comitê Gestor da Bacia do Rio Parnaíba. Apresentamos projeto de lei de revitalização da bacia hidrográfica do Rio Parnaíba. Estamos fomentando a discussão sobre a transposição do Rio Tocantins para o Rio São Francisco. E temos lutado pelos estudos e projetos para implantação da Adutora do Sertão, uma obra que, caso se mostre viável, poderá levar água de excepcional qualidade do Aquífero Subterrâneo Cabeças, no Vale do Gurgueia, para até 600 mil pessoas em 51 Municípios do Semiárido piauiense, de modo sustentável e perene.

    Já conseguimos, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, junto ao Governo Federal a garantia dos recursos necessários para os projetos da adutora. E o edital de licitação, estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental já estão em elaboração pela Codevasf. É o ponto de partida para esta obra, que pode ser a solução definitiva para o secular problema da seca no Sertão piauiense.

    Srª Presidente Regina Sousa, minha estimada Senadora, companheira de Bancada, neste um século de existência, o 25º Batalhão de Caçadores encarnou com bravura e comprometimento o lema que representa o Exército Brasileiro: "Braço Forte – Mão Amiga".

    Faço minhas, meus senhores e minhas senhoras, as oportunas palavras do comandante do 25º Batalhão de Caçadores, Tenente-Coronel Francisco Nixon Lopes Frota: "Os cem anos do batalhão no Piauí evidenciaram esse lema. De um lado, a nobre missão de defender a Pátria, atividade fim de uma organização militar de infantaria; do outro, as ações subsidiárias de ajuda à população e às missões de paz que compõem a mão amiga."

    Parabéns, pois, aos bravos homens que fazem parte da história centenária do 25° Batalhão de Caçadores, e, em nome de todo o povo piauiense, quero agradecer por seus relevantes serviços prestados à Nação e ao nosso Estado.

    Eram essas, minha estimada Presidente, as palavras que tínhamos a pronunciar nesta tarde em relação ao centenário do 25º Batalhão de Caçadores, instalado em Teresina, capital do nosso querido Estado do Piauí.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/11/2017 - Página 16